A Palavra

Para começar bem a semana: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo. Retendo a palavra da vida para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão”. (Filipenses 2:14-16)

 

Eles nas redes sociais

“Querido diário: hoje eu sugeri uma solução para um problema após 8 minutos de reunião. No minuto 58 um homem sugeriu a mesma coisa e a sugestão dele foi acolhida.”

@outrarosa, sobre uma situação mais comum do que se imagina vivida por mulheres no mercado de trabalho. Inadmissível.

***

“Eu odeio o setor de músicas aleatórias do meu cérebro, agora eu tô com a música NADA MAU, CURTIR O TERRASAMBA NÃO É NADA MAU e nada tira ela de mim”

@napaulices

 

AS MODELOS Juliana Kwak, Thainá Castro e Letícia Cesato em coquetel na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

 

 

 

 Jogo de empurra

Na BR-101, 12 novos radares operados pela Eco101 estão funcionando, enquanto oito estão sendo instalados. Outros 46 radares da rodovia, que eram operados pelo Dnit, foram passados para a Eco101, mas a concessionária diz que um parecer técnico a desobriga de operar os aparelhos. Por outro lado, o Dnit diz que todo o trecho concedido não é mais de sua responsabilidade e por isso não mantém mais equipamentos para a fiscalização. Enquanto isso, os usuários…

 

Educação para a mídia

Para combater as notícias falsas, o doutor em Ciências da Comunicação Sergio Denicoli acredita que as novas gerações precisam ser educadas para lidar com as redes sociais e a internet. “Há uma forte corrente que defende disciplinas de educação para a mídia, para ensinar crianças e adolescentes a consumir a mídia online”, avalia. A circulação de “fake news” é um dos maiores crimes sem punição que há. Contra o que circula sem controle nem compromisso com a verdade, é fundamental o trabalho competente do jornalismo responsável.

 

Mutirão da dívida

O Procon Estadual fará o primeiro mutirão de renegociação de dívidas de 2018 em Guarapari, entre os dias 14 e 18 de maio, no Sesc do município. Serão oferecidos atendimentos com duas mil senhas para que a população quite suas dívidas com nove empresas. Outros três mutirões já estão marcados em Colatina (16 a 20/07), Vitória (27 a 31/08) e Cariacica (24 a 28/09).

 

SÉRGIO Carone, Camila Carone Lopes e Gabriel Ceolin na BM Vitória
(Cloves Louzada)

 

Convivência é lei

O fim de um casamento afeta a todos que estão em volta do casal, principalmente os filhos, que muitas vezes perdem contato com um dos pais e até os avós. Além de ser prejudicial para a criança, tal prática é contra a lei, segundo o presidente do Sindicato dos Cartórios, Marcio Valory. “Crianças precisam desse contato com a família. O artigo 1.589 do Código Civil permite essa convivência, a não ser em caso de maus tratos”, afirmou.

 

Com uma senha

O Acesso Cidadão, recurso que permite adotar o login único para utilizar os serviços do governo do Estado disponíveis na internet, ultrapassou a marca de 500 mil usuários cadastrados. Desenvolvida pelo Prodest, a ferramenta possibilita que, com apenas uma senha, os capixabas acessem diferentes serviços digitais, como o aplicativo ES na Palma da Mão e os sistemas de inscrições para as seleções de Designação Temporária, cursos promovidos pela Sedu e o programa Jovens Valores, por exemplo.

 

Tartaruga

Das sete espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo – todas ameaçadas de extinção –, cinco podem ser encontradas no Espírito Santo, sendo três delas mais recorrentes no litoral capixaba: a tartaruga-gigante ou de couro, a tartaruga-cabeçuda e a tartaruga-verde. O Estado possui o único ponto de concentração de desovas da gigante e o segundo maior da cabeçuda, além de abrigar um dos sítios reprodutivos da verde, a Ilha de Trindade, a 1200 km de Vitória.

 

MONICA e Mariana Sardenberg em evento de noivas em Vila Velha
(Márcio Guimarães)


Burarama na tela

Cresce o interesse pela produção audiovisual em Burarama, Cachoeiro de Itapemirim, além da vocação turística ambiental. O distrito cachoeirense já foi cenário do filme de ficção “Teobaldo Morto, Romeu Exilado” e do documentário “O Que Bererico vai pensar”. Agora estão em andamento o curta-metragem “Abelha Rainha”, da Caju Produções, e o longa “Marraia”, da Global Village Creative.

CIRCUITO

 

ALERTA! Acompanhe no detalhe o extrato de sua conta bancária. Há cobranças diversas do tipo “se colar, colou”, como manutenção de conta ou outros itens sem explicação. Vigie e contate o gerente. Um pouquinho aqui, outro ali, é uma grana alta ao final de 12 meses!

 

ARIOSTO Santos, sua mulher, Shirley, e os filhos Arthur e Ariosto Neto curtem férias nos Estados Unidos.

 

DESENHOS animados japoneses como “Os Cavaleiros do Zodíaco”, “Digimon”, “Pokémon”, “Samurai X”, “A Viagem de Chihiro” e até os clássicos “Nacional Kid” e “Ultraman” são a trilha sonora do “Anime in Concert”, da Camerata Sesi-ES, sexta-feira, às 20h, no Teatro do Sesi de Jardim da Penha. Direção artística e regência de Guilherme Mannis, da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

 

O PRAIA Gourmet edição Confeitaria irá reunir personalidades como os apresentadores Bela Gil e Felipe Bronzi, além de chefs locais no comando de aulas-show e aulas especiais para crianças. O evento de gastronomia será de 3 a 13 de maio, em centro de compras na Praia da Costa.

 

CAMBURI, nossa belíssima praia de Vitória, começou a ganhar 200 novos coqueiros. São cerca de 10 ilhas a cada 500 metros para cobrir toda a orla, que já contava com 372 coqueiros.

 

CAMINHO do Imigrante. Rememorar os trajetos percorridos pelos primeiros imigrantes no Espírito Santo e desfrutar das paisagens que compõem a serra capixaba fazem parte do “Caminho do Imigrante”, que será realizado amanhã. O evento é organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado.

 

YES! Pesquisa realizada por uma universidade norte-americana apontou que a banana é a melhor substituição às bebidas energéticas, que geralmente são cheias de corantes e conservantes. “A fruta é nutritiva e tem poder anti-inflamatório, apesar de ter a desvantagem de criar inchaço abdominal em alguns casos”, disse o educador físico Felipe Carvalho.

 

O ARTISTA capixaba Rick Rodrigues está em cartaz com a exposição “Almofadinhas”, no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro.

 

MUITOS pais e mães não têm onde deixar os filhos para trabalhar, o que ocasiona abandono em casa ou em locais pouco adequados para crianças e adolescentes. A situação deveria ser tema de políticas públicas, e não ser encarada como questão de foro particular.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorROUPAS brancas têm tudo a ver com o frio
Próximo artigoColuna 01 de maio
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here