Eles nas redes sociais

“Se você quer fazer todo mundo feliz, não seja um líder. Venda Sorvetes. Steve Jobs”

@klebergrajave

***

“E lembrem-se, crianças, sobre fakenews: pelo sim, pelo não – > não / se não tem certeza, não compartilhe / se parece estranho, desconfie e pesquise / fique atento para a maldição das fakenews que diz que QUEM INVENTAR E DIVULGAR FAKENEWS MORRE EM 3 DIAS!”

@rosana

A EQUIPE feminina do filme “Abelha Rainha”. No chão: Paolla Melo e Lílian Casotti. Sentadas: Luanna Esteves, Yasmin Ferreira, Camila Sá, Thayla Fernandes, Cinthia Caetano e Suely Bispo. De pé: Roberta Portela, Tânia Silva e Dana Rodrigues
(Luana Laux)

 

 

Mulheres no cinema 

Mulheres negras, brancas, baianas, paraenses, capixabas, estreantes ou experientes no mercado audiovisual protagonizam “Abelha Rainha”, projeto de curta vencedor do Prêmio Carmen Santos, do Ministério da Cultura – único capixaba contemplado no edital que homenageia uma das primeiras mulheres a produzir para o cinema brasileiro. O filme, da Caju Produções, mostra a relação entre Isabel e Iraí, uma vendedora de mel do interior rural capixaba. Com equipe 90% feminina, incluindo produção executiva de Tânia Silva, será rodado este mês, em Burarama.

 


Totalmente imprópria

No feriado do dia 1º, muitas famílias se banhavam na praia de Camburi, que está totalmente imprópria para banho. Em Vitória, dos 26 pontos pesquisados, apenas quatro estão próprios. O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, credita a situação às chuvas recorrentes. “A praia recebe esgoto não só de Vitória, mas de municípios vizinhos. Hoje (ontem), depois de um ano, teremos uma mesa de negociações com a Cesan. Espero que essa novela tenha seu derradeiro capítulo”, disse.

 

 

 

Supermercado aberto

Nem tudo está perdido. Em Itapoã, Vila Velha, uma espécie de supermercado tem ficado aberto aos feriados e, inclusive, aos domingos, contrariando a convenção coletiva do sindicato. Na última terça, quando o comércio fechou as portas no Dia do Trabalho, estava lotado. Os moradores e turistas agradecem.

 

THIARLES Borges e Letícia Sewald em coquetel na Ilha
(Monica Zorzanelli)

 

Ufes em festa

No próximo sábado, a Ufes completa 64 anos. Hoje será realizada no Cine Metrópolis a conferência “Os desafios da educação superior pública no Brasil”, a partir das 8h30, com o assessor especial da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nelson Cardoso do Amaral, e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho. Aberta ao público.

 

Crítica às refinarias

Durante a oitava etapa da Volvo Ocean Race, sete barcos passaram pelas refinarias de petróleo e gás da costa brasileira, entre São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O barco da ONU aproveitou para criticar a maneira como se investe em combustível fóssil. Em vídeo, a capitã Dee Caffari denunciou uma nuvem de fumaça provocada pela queima de petróleo. “É muito frustrante ver isso”, disse.

 

Patrimônio capixaba

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que torna a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo patrimônio imaterial do Estado. Criada em 1977, inicialmente como filarmônica (mantida por colaboradores e mecenas), a orquestra dos capixabas se tornou sinfônica, ou seja, passou ao domínio do poder público a partir de 1986. Em seu quadro de pessoal foram abertas 125 vagas para músicos. Desde 1992 é regida pelo maestro Helder Trefzger.

 

HELIENE Del Esposti Paulo e Lúcia Bermudes em almoço na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

 

Golpe da panela

Capixaba foi abordada em Itapoã, Vila Velha, por um casal que dizia ser do Sul. “Vendiam panelas por um preço melhor pois havia sobrado de uma exposição e teriam que pagar excesso de peso na volta. A marca era Swiss House, de aço cirúrgico, por R$ 1.200,00, em até 12 vezes. Não comprei, mas depois fui pesquisar e vi notícia de um casal detido por aplicar um golpe com cobrança duplicada e clonagem do cartão”, conta. Há também relatos de que foram vistos na Ilha do Frade. Se é golpe ou coincidência, não se sabe, então olho aberto!

 

CIRCUITO

 

OS MAIS recentes noticiários nacionais têm dado destaque a assaltos em shoppings no Rio e São Paulo. Sugerimos um olhar mais apurado dos donos dos empreendimentos neste item nos shoppings da Grande Vitória. Melhor prevenir! Registrado!

 

HOJE aniversaria nossa neta amada, Clara. Que Nossa Senhora a abençoe todos os dias, Clarinha! Parabéns!

 

O CAPIXABA Gervasio Milaneze experimentou a lama do Mar Morto, na Jordânia, onde faz turismo.

MARIA Madureira, o marido, Diego Ribeiro, e a filha Luísa curtiram o feriadão no Chile.

 

ANE Zorzanelli lança hoje, às 16h, na Aleixo Neto, sua coleção Lakshmi, inspirada na deusa da riqueza e na cultura indiana.

 

MARIANA e Flávio Guimarães, que moram em Linhares, passaram dias de relax em Santa Teresa.

 

SANTA Maria de Jetibá vai ficar movimentada até domingo, com a 29ª Festa Pomerana – Pomerfest. As festividades, que lembram a tradição dos imigrantes pomeranos e seus descendentes, vão contar com muita dança, música, culinária típica e manifestações culturais.

 

EXPOSIÇÃO à luz antes de dormir impacta o sono das crianças, diz estudo da Universidade do Colorado. Quanto mais nova a criança, maior a dificuldade que ela tem para pegar no sono quando exposta a telas como de televisão ou tablet antes de dormir.

 

OPORTUNIDADE. O inverno faz aumentar em até 60% a procura por tratamentos estéticos. A menor exposição ao sol possibilita um cuidado mais adequado da pele após o tratamento.

 

A VILA Rubim, cuja revitalização foi prometida na campanha do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, está tomada por moradores de rua e usuários de drogas. É a “nova” cracolândia da capital.

 

O FACEBOOK revisou regras sobre nudez, violência e ódio. No entanto, seu “manual” ainda não é claro sobre nudez. O derrière de fora, por exemplo, é proibido, mas pode se for uma reprodução. Hein?!

 

A SECRETARIA de Estado da Educação (Sedu) publicou o edital para análise e seleção de 20 obras literárias de autores capixabas, que serão destinadas às escolas de educação infantil e de anos iniciais do ensino fundamental das redes estadual e municipais de ensino participantes do programa Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 02 de maio
Próximo artigoLaçamento da coleção Lakshmi de Ane Zorzanelli – Fotos: Cloves Louzada
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here