PÉROLAS

“O óleo não deve chegar ao Espírito Santo, ou, no pior dos cenários, não chegará em grande quantidade no litoral capixaba.”

Do professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Agnaldo Martins, sobre as manchas de óleo que atingem o litoral nordestino desde o dia 30 de agosto e que chegaram ao sul da Bahia no último dia 19. Mas é necessário – para ontem! – tomar providências para segurar essa onde pesada!

“As pessoas devem se atualizar, se reciclar, caso contrário serão excluídas do mercado de trabalho.”

Eliana Machado da Silva Toniato, analista de Recursos Humanos.

“É crime deixar os filhos fora da escola. Os pais estão perdendo a autoridade.”

Jéssika da Luz, promotora de Justiça.

AS MODELOS Sabrina Tavares e Mariana Barbosa, que participaram do recente evento Top Models Future edição Espírito Santo
(Cloves Louzada)

Eles nas redes sociais

“Oii amiga quanto tempo que não nos falamos!!! Nossa!!! Não pude deixar de reparar que você tem piscina em casa né??? Que saudades de você…”

@LwithP

***

“Eu amo o conceito de FILME DE AVIÃO. Aquele filme besta que você até queria ver, mas que não valia nenhum esforço, e que agora que você tá trancafiada no transporte aéreo sem porcaria nenhuma pra fazer te parece um programão”

@livbrandao

NOSSA DICA

Aroma marcante

Essa é para eles: o perfume masculino Stronger With You, da Emporio Armani, marca mais descolada de Giorgio Armani, é intenso e elegante. Tem nas notas de cabeça um acorde condimentado, com cardamomo, pimenta rosa e folhas de violeta. No coração da fragrância, traz notas frutadas de sálvia, melão, abacaxi, lavanda e canela. De fundo, é composto por baunilha, castanha cristalizada, cedro, madeira de âmbar e madeira guaiac.

Pode ser encontrado no Brasil em frascos de 30ml, por R$ 249,00, ou 100ml, a partir de R$ 469,00, em e-commerces como a Sephora e Netshoes.

Visto para Europa I

Criado para aumentar a segurança das fronteiras, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias) é definido como um visto não tradicional, e a partir de 2021 todos os cidadãos provenientes de países já isentos de visto para viajar pela Europa, incluindo o Brasil, precisarão providenciá-lo antes de sair de casa. Fernando Machado Júnior, da Luxe Travel, diz que o processo aparentemente é simples, porém é preciso tomar cuidado para não cometer erros comuns ao preencher e submeter o formulário on-line, evitando assim ter problemas na imigração.

Visto para Europa II

Segundo Junior, é importante responder as perguntas com sinceridade, e não conforme os agentes imigratórios gostariam, principalmente com os dados de hospedagem e período de estadia. “É preciso preencher o formulário em, no máximo, 20 minutos, caso contrário as informações não estarão salvas no sistema. No pagamento, utilize um cartão de crédito aceito na União Europeia com fundos suficientes para a transação. E, por último, evite se envolver em problemas legais nos dias antecedentes à sua viagem”, orienta.

Desfile rosa

Em comemoração aos 10 anos do Outubro Rosa no Espírito Santo, a tradicional Caminhada da Afecc, hoje, terá 11 alas temáticas, dentre elas a ala das mulheres que venceram a doença, a dos voluntários, da diretoria e a dos pets, onde os animais de estimação irão vestidos de rosa. O desfile terá concentração às 8h30 na praia de Camburi, em frente ao Píer de Iemanjá. De lá, seguirá até a entrada da Av. Adalberto Simão Nader, na Mata da Praia.

Festival de pipas

O céu estará colorido no Bairro da Penha, em Vitória, hoje, quando será realizado o I Festival de Pipas na Pedra, um evento que busca debater direitos das crianças e adolescentes na região a partir dessa brincadeira tão presente no cotidiano. As atividades terão início às 14h, com distribuição de pipas. A iniciativa é do Coletivo Beco, criado por jovens do bairro, em projeto patrocinado pela EDP por meio do Fundo Bem Maior.

AS IRMÃS e anfitriãs do evento da Fit, Bruna e Maira Sponfeldner, ladeando a consultora de moda Bia Paes de Barros, que falou sobre “Arte da Combinação”, na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

Martelo japonês

Criada por samurais no século XV para recuperar guerreiros, a técnica de massagem Sei Tai (Sei = alinhar /Tai = corpo) começou a ser aplicada em Vitória. A fisioterapeuta Bernadete Bayerl explica que os martelos utilizados para cada parte do corpo, ao contrário do que muitos pensam, dão sensação de pleno relaxamento e vigor durante e após o procedimento. “Alivia dores e realinha toda a estrutura óssea, atingindo a parte neural e as cadeias musculares. Trabalha integração do corpo como um todo. Os resultados são fantásticos”, afirma.

Toneladas de papel

O governo do Estado já reduziu em 15 toneladas o uso de papel, a partir da implantação do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs). Até o momento, o software atingiu a marca de um milhão de documentos públicos capturados. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), o sistema funciona desde agosto de 2018 para ajustes em contratos e convênios, requisições e contratações de serviços, cadastros de fornecedores, editais etc. Boa!

Tendência invisível na cozinha

A cozinha ganhou status de lugar para interação e lazer, apostando em bancadas que ajudam na organização e integração com os demais espaços da casa. A novidade é usar os equipamentos embutidos sob a bancada, recurso aplicado no Lounge Sunset, assinado por Cyane Zoboli na Casa Cor ES, com equipamentos do espaço de Paulo Gottardi. “A coifa fica embutida, para não atrapalhar a vista da ilha, e sobe verticalmente. A gaveta de freezer também fica invisível, sem uma torre de equipamento exposta”, disse.

Empreendedoras

Mais de 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil, segundo dados da Rede Mulher Empreendedora. “Há muito tempo o empreendedorismo deixou de ser uma atividade tipicamente masculina. Apesar dos desafios de conciliar a vida profissional e pessoal, as mulheres têm uma visão diferenciada do mundo e conquistaram o seu espaço no mercado”, comentou a CEO da Rede Mulheres de Negócios, Elayne Borel.

Homero Massena

No Diário Oficial, a Secretaria Municipal de Obras de Vila Velha anunciou licitação para execução das obras de reforma, restauração e ampliação do museu Homero Massena, localizado no centro da cidade, interditado pela Defesa Civil em agosto de 2018. As propostas serão recebidas no dia 12 de novembro deste ano. O espaço, hoje deteriorado e com riscos na edificação, é riquíssimo para a cultura capixaba e tem pinturas nas paredes que o próprio Homero fez.

Artigo anteriorColuna 26 de outubro
Próximo artigoSTRONGER With You, fragrância da Empório Armani
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here