Eles nas redes sociais

“Ser pai/mãe é ser coadjuvante na sua própria vida, é inegável. Em compensação, bate um otimismo que você não extrai de qualquer lugar.”

@marvio

***

“Por que só cachorro de porte grande recebe nome de deus mitológico? Eu nunca vi um pinscher chamado thor ou zeus”

@vomitinho

QUINZE anos. A beleza de Taís Bandeira
(Cloves Louzada)

Carteira do autista

Familiares e amigos de autistas debatem hoje, às 14h, na Assembleia Legislativa, projeto de lei do deputado estadual Fabricio Gandini que propõe criar a Carteira de Identificação do Autista, garantindo o acesso gratuito ao transporte intermunicipal e o atendimento prioritário em serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Essa carteira vai permitir que alguns constrangimentos e retaliações sejam amenizados”, comenta Denys Rangel Moraes, voluntário da Amaes e pai de autista.

Enfrentamento ao racismo

Para enfrentar o racismo, a desigualdade e a violência contra a população negra, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, preparou uma agenda de debates e ações para este Mês da Consciência Negra. “As atividades irão tratar de temas como raça, gênero e diversidade, além de debates e cursos de formação sobre racismo estrutural e institucional, sem esquecer dos adolescentes que estão em medida de internação”, destacou a secretária da pasta, Nara Borgo. A programação começa hoje, com um seminário no Palácio da Fonte Grande, centro de Vitória.

Empreendedorismo sem aventura

O Sebrae/ES tem atuação de suma importância na vida de milhares de capixabas que seguem o caminho do empreendedorismo – especialmente nesse momento do Brasil em que muitas pessoas têm na montagem de seus próprios negócios a única alternativa de sobrevivência. Com formação, orientação, seminários, cartilhas, cursos e palestras, funciona como um guia valioso na hora de empreender sem que isso signifique uma aventura. É possível planejar, organizar e minimizar riscos, independente do tamanho ou tipo do negócio.

A CAPIXABA Stéphanie Rizk em recente Congresso Internacional de Cardio-Oncologia em São Paulo, onde reside e atende no Sírio-Libanês, InCor, Albert Einstein e Rede Américas, além do seu consultório na Vila Nova Conceição

Tecnologia e menopausa

A menopausa pode chegar em idades diferentes para cada mulher. O que existe de comum nessa fase é o baixo nível de estrogênio. A dermatologista Karina Mazzini ressalta que a diminuição desse hormônio no organismo tende a provocar mudanças na pele, resultando em ressecamento, flacidez e enfraquecimento dos cabelos e unhas. “Lasers que estimulam a produção de colágeno costumam ser aliados nesse período. O laser fracionado e a radiofrequência, por exemplo, podem, inclusive, ser usados para tratar as queixas comuns na região íntima”, aponta.

Turismo rural

A Ruraltur, feira nacional de turismo rural, será realizada este ano no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, em Venda Nova do Imigrante, entre os próximos dias 20 e 24. A programação inclui palestras, talk show, roteiros de experiência na região de montanhas, além da comercialização de produtos, vivências culturais e gastronômicas.

Valores éticos

Os 36 vetos do presidente Jair Bolsonaro na Lei de Abuso de Autoridade ainda não têm data para serem votados pelo Congresso. Ao analisar o tema, o presidente da Associação de Procuradores do Espírito Santo (Apes), Leonardo Pastore, é enfático ao reforçar a importância da ética no serviço público. “Independentemente do destino que se reserva ao tratamento legal do abuso de autoridade, espera-se que o famoso ‘você sabe com quem está falando?’ torne-se, a cada dia, um longínquo registro dos tropeços da formação de nossos valores constitucionais e republicanos”, disse.

NO COQUETEL da nova Todeschini na Ilha, a arquiteta Ana Vazquez, que assina os projetos dos espaços da marca, e o diretor comercial Nereu Conzatti ladeando a anfitriã do evento, Gabriela Iamonde
(Cloves Louzada)

Onça-pintada

O Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano, abriu para visitação os primeiros filhotes de onças-pintadas nascidas em cativeiro do Espírito Santo. Rudá e Porã são crias de Tupã e Negão, mas que não chegaram a conhecer o pai, que morreu antes de seus nascimentos. Outras espécies já se reproduziram por lá, como o guará-vermelho, considerado uma das mais belas aves brasileiras. O cisne negro e a jaguatirica também chamam muito a atenção dos turistas.

CIRCUITO

SEMANA de importantes acontecimentos para a economia brasileira: anúncio do IPCA de outubro, entrega do pacotão de reformas pós-previdência e leilão do pré-sal, no qual o governo está depositando esperança financeira e “psicológica”.

HOJE é Dia do Radialista. Amanhã, Dia do Radiologista e Dia Mundial do Urbanismo.

OTACÍLIO Coser, destacado empresário capixaba, faleceu terça-feira última, em São Paulo, aos 92 anos. Nossos sentimentos à sua mulher, Marília, filhos e netos.

PEQUENOS escritores. A Crescer Phd realizou uma noite de autógrafos para seus alunos do pré e do 1º ano do ensino fundamental, que escreveram seus próprios livros após um ano de contato com a literatura. Os pequenos do pré criaram uma história coletiva, a partir da contação de histórias. Já as crianças do 1º ano produziram enredos baseados em fatos marcantes da própria história de vida. Palmas!

GUARAPARI recebe o Festival de Flores, de hoje até o próximo dia 17, no Extracenter. São mais de 5 mil opções de flores e plantas ornamentais em exposição e à venda, com preços a partir de R$ 2,99. Destaque para as variedades de orquídeas, calandivas, rosas, violetas, girassóis e lírios.

SIMONI Balarini e Alê Nunes convidam para conferir a nova coleção de Emar Batalha, Way, que já está na Praia do Canto. As peças trazem a elegância atemporal do ouro amarelo e a sofisticação do ouro rosa. A sensação do momento são os brincos no modelo bottom, como um botão de roupa, agarrado à orelha.

A DUPLA sertaneja Higino e Gabriel comemora 15 anos de carreira com show amanhã, na Woods, dividindo o palco com convidados como o cantor capixaba Kevin Fiorani.

GASTRONOMIA e cervejaria artesanal em Vila Velha. O Festival Canela Verde 360º começa hoje e vai até domingo, no Parque da Prainha, com oito atrações musicais, apresentações de congo, feira de artesanato e espaço para as crianças.

O INSTITUTO Histórico e Geográfico do Espírito Santo promove em sua sede a mesa-redonda “30 anos sem Guilherme Santos Neves”, dia 13, às 17h. O encontro terá a participação de Bernadette Lyra e Fernando Achiamé, com mediação de Getúlio Neves. Aberto ao público.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 06 de novembro
Próximo artigoColuna 08 de novembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here