Eles nas redes sociais

“Não tem NENHUMA comida que não melhore com farofa”

@babi

***

“Um xixizinho num banheiro público é um ato revolucionário para a mulher: é preciso equilibrar a bolsa no pescoço, cuidar para a roupa não arrastar no chão, estar afiada nos agachamentos para não sentar no vaso, boa mira e ainda segurar a porta – quase sempre com o fecho quebrado”

@thicico

A BELA Fernanda Passon, madrinha de bateria da Escola Novo Império, no ensaio técnico do Carnaval de Vitória
(José Augusto Tovar)

Preço da gasolina

A composição do preço do combustível é responsabilidade do governo federal, por meio da Petrobras. Entretanto, o governador Renato Casagrande afirmou que o Espírito Santo está à disposição da União para discutir e construir, de forma técnica, equilibrada e responsável com as contas públicas, medidas que possam reduzir o preço nas bombas. “O governo federal arrecada mais de 60% dos tributos do País e tem muitos instrumentos para interferir no preço dos combustíveis. Mas o governo do Estado está à disposição para um debate, para que a gente possa atender o consumidor”, disse.

Exame de laboratório

Médico endocrinologista de Vitória diz que muitos pacientes estão tendo que refazer exames de sangue para confirmar resultados. São diversos os casos em que a glicose aparece muito acima do normal em pessoas que aparentam estar saudáveis e sem sinais de diabetes, por exemplo. Um deles foi de uma senhora que ficou surpresa com a glicose superior a 200 mg/dL e, quando refez o exame em outro laboratório, constatou um número inferior a 100 mg/dL. Na dúvida…

Novo ensino médio

O Sesi-ES está capacitando todos os seus professores e profissionais das equipes pedagógicas na Formação por Área de Conhecimento para o Novo Ensino Médio, que permitirá que o estudante opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. A entidade é pioneira na adoção do novo sistema, implementado em 2018 no Centro Integrado Sesi Senai Civit, na Serra. Este ano, o novo ensino médio será ampliado para outras sete unidades, antecipando a obrigatoriedade de implementação em todas as escolas do País em 2021.

GABRIEL Filipe dos Santos com sua mulher, Solana Marianelli, e o casal Ítalla Monti e Igor Arantes Schimer em noite de inauguração de espaço esportivo no Shopping Vitória
(Cloves Louzada)

Clima de extremos

Fenômenos raros estão se tornando cada vez mais frequentes devido ao aquecimento global. O meteorologista e climatologista José Marengo diz que os governos não estão se preparando para a nova realidade. “Os extremos de chuva estão aumentando e essa é uma tendência também para o futuro; a chuva que era para cair em um mês, está caindo em um ou dois dias. Os bueiros estão entupidos com lixo, os governos são mais reativos que proativos e prevenção é muito raro nas comunidades”, alerta. E vem mais chuva por aí!

Carteira lesada

Amiga da coluna contou que perdeu dinheiro ao esquecer a carteira em um cartório da Grande Vitória. “Saí do local, minutos depois percebi que estava sem a carteira e voltei para tentar recuperá-la. Me entregaram no estabelecimento, mas percebi que tiraram quase a metade do dinheiro que estava dentro. Não dava para saber quem fez isso, mas pelo menos recuperei os documentos”, desabafou.

Yoga na empresa

É uma tendência global a prática do yoga nas instituições de diversos segmentos usando a meditação, posturas, exercícios respiratórios e relaxamento para trazer o bem-estar para seus colaboradores. A professora de yoga laboral Ana Simas, que já deu aulas em bancos, startups, e-commerce e pequenas empresas, diz que a modalidade melhora a qualidade de vida das equipes, promovendo saúde física e mental. “Diminui o efeito do estresse no trabalho e aumenta a motivação e o comprometimento”, afirma.

EM FESTA na Aldeia, o casal Sérgio Rogério e Annamaria de Castro
(Cloves Louzada)

Pela janela

Mais um condomínio do centro de Vitória foi notificado por jogar objetos pelas janelas, na Avenida Presidente Florentino Avidos, atingido veículos na via e pessoas no ponto de ônibus. O síndico alerta que esse tipo de atitude irresponsável e criminosa pode causar grave acidente na frente do prédio. As ocorrências já se transformaram em caso de polícia.

CIRCUITO

MÉDICOS alertam para informações falsas e distorcidas que estão sendo divulgadas sobre o coronavírus nas redes. Se você receber uma mensagem dessas, desconfie: o consumo de alimentos não previne o contágio; o uso de máscaras não é totalmente eficiente para a proteção; e informações sobre uma “pandemia” são enganosas. Consulte fontes seguras.

RAPHAEL Câmara, que concluiu recentemente seu doutorado na Ufes, se prepara para lançar ainda no primeiro semestre um livro que tem como tema o Direito Penal à luz da escravidão no Espírito Santo. A obra reúne a análise de 22 autos criminais da época do Império ao longo de 38 anos.

O CIRURGIÃO Antelmo Sasso Fin é um dos médicos de um seleto grupo de especialistas que irão realizar uma cirurgia laparoscópica por um robô, no Meridional, em março. Ele comandará o Da Vinci XI, que é o segundo robô cirúrgico no Espírito Santo. “Ele está entre os melhores do Brasil. A cirurgia se torna ainda mais precisa e, para o paciente, a recuperação é mais rápida”, explica.

MÁRCIA Chagas estrela o show “Grito de Alerta”, um tributo a Maria Bethânia, na noite de sábado do 244 Club, Praia do Canto. No palco, ela será acompanhada por Roger Bezerra (direção musical e piano), Douglas Vidal (baixo), Rafael Pinheiro (bateria) e Sérgio Rouver (sax e flauta), com produção de Eliane Gonzaga.

A DESIGNER de interiores Bruna Guio, de Cachoeiro de Itapemirim, mobilizou comerciantes do município e também de regiões vizinhas, atingidas pelas chuvas de janeiro, para a realização de um Bazar Solidário. A ação tem produtos a preços mais acessíveis e segue até amanhã, no Pavilhão da Luz, na Capital Secreta.

O CARDÁPIO do delivery japonês de luxo do sushi chef Danilo Faria ganhou o incremento das unis, que são ovas de ouriço. A iguaria é altamente apreciada no Japão e promete agradar os paladares mais sofisticados. “Elas têm sabor suave, mas intenso, e são saboreadas cruas e o mais frescas possível”, explica o chef.

O CANTOR e compositor Raphael Morais apresenta amanhã, às 19h, na praia de Camburi próximo ao píer de Iemanjá, o show “Asas para Musicar”, com músicas autorais. Entrada gratuita.

FABIANO Cabral Dias acaba de ser nomeado presidente da Comissão de Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil – Espírito Santo (OAB-ES).

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 06 de fevereiro
Próximo artigoColuna 08 de fevereiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here