Eles nas redes sociais

“Que o dia de vocês seja lindo, cheio de metas concluídas, positividade, bênçãos, produtividade e momentos bons.”

@maisa

***

“A vida vai afastar silenciosamente quem não está na mesma sintonia que você (e essa escolha não vai ser sua).”

@entreparabrisa

MYLENA Tresmann em produção de Carnaval elaborada por Thici Tibério
(Rafael Teixeira)

Doutor Google

O Google é um ótimo prestador de serviço, mas quem não sabe usar entra em desespero em vários casos relacionados à pesquisa sobre saúde. O ginecologista Justino Mameri cita o exemplo de uma paciente juíza, que chegou em uma segunda-feira em seu consultório com os olhos inchados de tanto chorar, após ter lido o resultado de um exame e buscado na internet. “Ela interpretou ser câncer, quando na verdade se tratava de um processo natural de cicatrização. Existe muita automedicação e sofrimento por antecipação”, afirma o médico.

Empreendedorismo digital

Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora do mundo, o índice de empreendedorismo no Brasil atingiu, em março de 2019, 38% na Taxa de Empreendedorismo Total. Isso significa que cerca de 52 milhões de brasileiros têm um negócio próprio. De acordo com Débora Guerra, empresária da área de tecnologia e inovação, nesse contexto o empreendedorismo digital surge como forte tendência. “O espaço virtual oferece cada vez mais recursos para que qualquer negócio possa ser bem executado no meio on-line”, explica.

Férias e idosos

Sair da rotina, adquirir novas experiências e conhecer novas culturas é importante em todas as fases da vida. Segundo o psicólogo Gustavo Souza, de residência assistida, engana-se quem acha que viajar é algo exclusivo para os jovens. “Os idosos também necessitam de novas histórias para contar e momentos para vivenciar. O ato de explorar novas cidades e sair da rotina estimula tanto a saúde mental quanto a emocional do idoso e também contribui para reduzir o risco de isolamento social e doenças como a depressão”, afirma.

LUANA entre os pais, Thiara Perim e Jean Oliveira, na festa de seus 10 anos

Conta de água

A presença de ar nas tubulações de água pode gerar encarecimento artificial da conta, já que os hidrômetros são sensíveis à passagem de ar e, portanto, o consumidor é cobrado por isso. Um projeto de lei estadual de agosto de 2019 pretende obrigar que a Cesan instale bloqueadores de ar nas residências de capixabas que fizerem a solicitação, sem custo adicional para o consumidor. Uma moradora diz que a tarifa de água caiu 50% ao mês depois que instalou o equipamento, passando de R$ 130,00 para R$ 60,00.

Gravidez na adolescência

Vitória superou a meta e reduziu o índice de gravidez na adolescência. Em 2017, a Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com o Unicef e desenvolveu um Plano de Metas para reduzir esses números de 12,96%, em 2016, para 11,46%, em 2020. Em 2019, foi além da redução pactuada e o percentual foi de 9,89%. Ações de educação voltadas para adolescentes e jovens de 10 a 19 anos contribuem para esse resultado.

Escola militar

Está em fase final a construção da escola militar de Viana, no bairro Vila Bethânia. Serão 400 vagas abertas para alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. O edital de abertura de matrículas será publicado no próximo dia 17. As aulas, porém, só iniciarão no final do mês de março. A prioridade de acesso às vagas será para os alunos já matriculados na rede municipal de educação que moram na região. As vagas que sobrarem serão sorteadas.

A DESEMBARGADORA Janete Vargas Simões, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro e o presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo, Daniel Peçanha Moreira, na aula magna inaugural da Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages)

Legalizado no exterior

O Apostilamento de Haia é um certificado de autenticidade emitido por países signatários da Convenção de Haia, colocado em um documento público para atestar sua origem, seja uma assinatura, cargo de agente público, selo ou carimbo de instituição. “Deve ser considerado público no país em que foi emitido, mas a Apostila deve-se exclusivamente para uso do documento no exterior”, explica o presidente do Sinoreg-ES, Marcio Valory.

CIRCUITO

É GRANDE a lista de capixabas que desistiram de voar para o exterior no Carnaval. Tudo por conta do coronavírus. Na lista, há 12 países com mais de 30 mil pessoas infectadas ao redor do mundo. Melhor curtir o descanso no Carnaval do Brasil. Eu, hein?

DESTAQUE internacional para o Estado: hoje, às 18h, será realizada a cerimônia de abertura da Vitória Stone Fair Marmomac Latin America, no Pavilhão de Carapina, Serra. Quem convida é o Sindicato das Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo. Estaremos lá!

RACHEL Pires criou uma coleção divertida de bodies para o Carnaval, com versos de pagodes e axés clássicos e estampas que fazem sucesso na temporada, como sereia e frutas.

A MÉDICA pneumologista Jéssica Polese será novamente destaque no carro abre-alas da Boa Vista no Carnaval de Vitória. Seu marido, Humberto Pinto, que é cirurgião plástico, vai sair na harmonia da escola. Este ano, a agremiação leva para o Sambão do Povo a história da música capixaba.

PAULA Ronchi
(Cloves Louzada)

IDALBERTO Moro, presidente do Sincades, comemora a capacitação do setor atacadista em 2019. No total, foram mais de 2,5 mil colaboradores de empresas atacadistas e distribuidoras capixabas capacitadas em cursos e eventos nas áreas comercial, de logística e marketing.

O BLOCO Du Oi, que sai no sábado de Carnaval em Marataízes, com concentração às 19h, está em seu quarto ano consecutivo de campanha social. Este ano, Penha Poubel, responsável pelo bloco, conta que serão recolhidas doações de produtos de limpeza e alimentos não perecíveis para as vítimas das chuvas no Estado.

RENATA Malenza recebe convidados em seu espaço na Vitória Stone Fair, quinta-feira, com um show culinário preparado pelo arquiteto Kiko Sobrino e o paisagista Gilberto Elkis. O estande, projetado por Vivian Coser, prioriza a integração entre as áreas verdes e construídas.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 10 de fevereiro
Próximo artigoColuna 12 de fevereiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here