Eles nas redes sociais

“Não compre ouro. Não compre dólar. Bitcoin nem pensar. Compre castanha de caju. Cada vez que olho, subiu 100 reais a unidade. Castanha de caju é o dinheiro do futuro.”

@terra30

***

“Você. Você aí. Você mesma. Você mulher na dúvida sobre seu cabelo sem saber o que fazer pra mudar… Você, você que precisa de um aumento, você que brigou com sua amiga, você mulher guerreira cansada, você… Não corte sua franja.”

@brvnks

JÁ É Carnaval! Andressa Hirle numa foto que fala
(Cloves Louzada)

É Carnaval!

O Carnaval de Vitória já começou e o Sambão do Povo segue disputado para os desfiles dos grupos A, hoje, e Especial, amanhã. Ainda há ingressos para as noites de folia! “Os desfiles serão surpreendentes, pois as fantasias e alegorias que vi estão belíssimas”, antecipa o presidente da Liesge, Edvaldo Teixeira. Hoje desfilam Pega no Samba, Chega Mais, Andaraí, Rosas de Ouro, Chegou O Que Faltava, Barreiros e Mocidade da Praia. Amanhã será a vez de Piedade, Jucutuquara, MUG, Boa Vista, Novo Império, Imperatriz do Forte e São Torquato. No sábado estaremos lá, no Camarote da Tribuna.

Bebida ao volante

No Brasil, 100 mil pessoas morrem por ano de acidentes de carro provocados pela ingestão de bebida alcoólica, ocorrência que aumenta no feriado de Carnaval. O advogado criminalista Flávio Fabiano diz que a quantidade mínima de álcool no organismo não é mais condição fundamental para a caracterização da infração penal, mas apenas uma das formas de comprovação da sua ocorrência. “Se o resultado do etilômetro for igual ou superior a 0,34 mg, o motorista será conduzido à delegacia já preso em flagrante delito”, pontua.

Amarelou

O “Night Shift”, um modo do celular que faz com que, à medida que anoitece, a tela do celular vai ficando amarelada, pode ser armadilha à qualidade do sono. O médico Sérgio Barros diz que a emissão de luz mais amarela à noite é prejudicial pois, quando se tenta desviar apenas a atenção para a cor da luz, há uma tentativa de desviar o foco. “O raio luminoso é o grande problema na ressincronização do ritmo circadiano”, disse-nos.

A “INFLUENCER” Carol Marchezi entre Laiza Lins e Dudu Altoé
(Wanderson Lopes)

Zap de negócios

O aplicativo WhatsApp se tornou um dos mais baixados e usados pelos brasileiros. Mas o que muitos não sabem é que ele tem uma versão própria para negócios: o WhatsApp Business. “Se usado de forma correta, pode trazer ótimos resultados”, afirma a especialista em treinamento Juliana Costa.

Festa da Uva

São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, sedia a 56ª edição da Festa da Uva e do Vinho, amanhã e domingo, a partir das 13h. A programação conta com desfile da Rainha da Uva, 1ª Corrida Rústica da Uva e do Vinho, Caminhada Ecocultural, Bênção da Uva, missa, moda de viola e apresentações musicais. Será proibido o acesso de carros de som particulares.

Dieta x reeducação

A dieta “Sirtfood” ganhou notoriedade após a cantora Adele ter emagrecido 45 kg, mas a nutricionista Fernanda Pignaton alerta para o risco dessa e de outras dietas restritivas que prometem perder muito peso em pouco tempo. “Ela se baseia no consumo de vegetais, frutas, oleaginosas e chocolate amargo, mas não levam em conta a individualidade. Mais perigoso ainda é o ‘egg day, consumo de ovo ao longo do dia. Restrição pode gerar compulsão. O ideal é a reeducação alimentar para uma perda gradativa e de manutenção viável”, orienta.

EM SÃO Paulo, Geisha Sily de Assis brindando à vida com a amiga Lea Destéfani e a nora Mariela Fontenelle Sily de Assis, que faz doutorado na Fundação Getúlio Vargas, no ótimo show no “Família Mancini” 

Dom de cantar

Destaque na nova geração de sambistas em atividade no Espírito Santo, o cantor e compositor Fábio Pinel lança seu primeiro álbum autoral, “O Dom de Cantar”, disponível em CD e nas plataformas digitais. Fábio aprendeu a amar o ritmo com o pai, Aladim Pinel, que o levava para as rodas de samba e lhe presenteou com um cavaquinho quando ele tinha apenas seis anos. O CD traz oito faixas, de partido-alto a marchinhas.

Sistema de gestão

O digital segue transformando hábitos e modelos de negócio. Agora, a atualização dos tradicionais ERP, que se traduz no sistema de dados utilizados pelas empresas, traz uma revolução ao mercado de gestão. “Já existe um sistema que conecta diversas tecnologias disponíveis, como machine learning, internet das coisas, big data e muitos outros recursos para oferecer um serviço completo, focado no usuário, com soluções inteligentes e interativas”, destaca o especialista em sistemas de gestão de negócios Renato Willian.

CIRCUITO

A DEGUSTAÇÃO vertical, feita com várias safras de um mesmo vinho, permite conhecer a evolução da bebida. Enófilos dizem que o interessante é ver a diferença entre essas safras, que recebem diversas influências externas durante o cultivo da uva, como o fenômeno El Niño. Aham! Então tá!

OS INTERVALOS dos desfiles das escolas capixabas serão animados pelo SambAdm, hoje, e Arnaldo Jr, da banda Melanina Carioca, amanhã, no Camarote 10 do Sambão do Povo. O espaço, projetado pela arquiteta Lívia Cassani, terá palco suspenso e conceito de sustentabilidade, com o uso de mais de 2 mil garrafas pet na decoração dos três pavimentos.

A PARTIR de agosto, a marca de celulares BlackBerry, que esteve “em alta” em meados dos anos 2000, será extinta. Quem diria!

“FAMA Volat”, de Francisco Grijó, teve versão lançada em inglês, à venda para Kindle por meio da Amazon. Na obra literária situada em Vitória, o autor percorre o mundo das artes num suspense que envolve crime, morte e os grandes comerciantes desta área.

OS EMPRESÁRIOS Thiago Sirtoli, Livia Giacomin, André Pretti e Renan Machado comemoram o aquecimento do mercado imobiliário no início de 2020. As vendas de seu empreendimento em Jardim da Penha surpreenderam em janeiro, indicando uma retomada forte do setor para o ano. Na torcida!

NÓS nunca sujamos tanto este planeta com carbono, diz a Microsoft, que tem o plano ambicioso de zerar a emissão de carbono em 2030. A gigante diz também que, em 2050, quer zerar tudo o que já emitiu em toda a história da companhia. Exemplo.

O BLOCO “Pela Donas do Centro” desfila no próximo dia 19, das 17h às 21h, passando pela Rua 7, Praça Ubaldo Ramalhete, ruas Coutinho Mascarenhas, Coronel Azambuja, Gama Rosa, avenida 13 de Maio e Praça Costa Pereira. No dia 21, a região recebe o “Maluco Beleza”, das 18h às 21h.

O ESCRITOR capixaba Maxwell dos Santos lança dia 21, às 19h, seu nono e-book infanto-juvenil: “Um Prato de Ódio”, sobre racismo estrutural e trabalho infantil. A obra é baseada em um fato ocorrido em 2018 e conta a história de um garoto de 11 anos que vende balas e é convidado por uma mulher para almoçar em um restaurante, mas é constrangido pelo segurança a se retirar. O livro estará disponível para download em http://bit.ly/umpratodeodiopdf.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 13 de fevereiro
Próximo artigoCarnaval de Vitória – fotos: Cloves Louzada
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here