PÉROLAS

“Queremos saber se a União abre mão de alguma receita na nova lei.”

Do governador Renato Casagrande sobre a proposta para que o governo federal abra mão de parte da fatia que recebe dos royalties do petróleo para redistribuir aos estados não produtores. Em alguns regimes, a União fica com mais de 50%! Quando a nova lei de redistribuição entrar em vigor, o Espírito Santo e municípios capixabas terão prejuízo de R$ 2,3 bilhões por ano.

“Nossas condições não são favoráveis. Então, a saída é trabalhar e ralar bastante, batalhar muito, mas sempre priorizando os estudos.”

Cirleide Santos, doméstica, que fez de tudo para que o filho Álvaro não parasse de estudar. Ele passou em Engenharia da Computação na Ufes.

“Empresas ligam oferecendo e muitos são iludidos. E fazem empréstimo sem precisar.”

Luiz Felippe Souza, advogado, sobre empréstimo consignado para aposentados do Estado.

“A projeção para o crescimento da indústria capixaba em 2020 é positiva, com a criação de mais de 5 mil postos de trabalho.”

Léo de Castro, presidente da Findes

CLAUDE Coimbra já no ritmo de Carnaval
(Cloves Louzada)

BOX

Eles nas redes sociais

“Do mesmo diretor de: ‘Se cobrar bagagem vai diminuir o preço da passagem’. Vem aí: ‘Sem a meia entrada o ingresso vai baratear’.”

@beruta

***

“Muitas pessoas tem uma visão errada sobre mim e eu não tenho a mínima vontade de esclarecer as coisas.”

@diferentonabr

NOSSA DICA

Batons Hermès

A Hermès lança no dia 4 de março sua primeira coleção de maquiagem, em mais de 180 anos de história. A Rouge Hermès terá 24 batons, sendo 14 acetinados e 10 mates, que chegam às lojas custando perto de R$ 330,00. A grife francesa também anunciou que terá edições limitadas duas vezes ao ano, com cores especiais. Segundo o diretor criativo da linha de beauté, Jérôme Touron, cada cor de batom foi escolhida dentro do impressionante acervo da marca, que tem mais de 900 tons de couro e 75 mil amostras de seda, base das criações de seus icônicos lenços e bolsas.

Mas não é só a cor que encanta. A perfumista da grife, Christine Nagel, criou um aroma especial e suave para os batons. As embalagens, desenhadas pelo diretor criativo de joias e sapatos da Hermès, Pierre Hardy, vêm em três cores e são sustentáveis: fabricadas sem qualquer plástico, também são refis. E o luxo se completa com acessórios como pincel de aplicação, um case de couro e um espelho que funciona como colar. Outra boa notícia é que a linha de batons será só o começo: nos próximos anos, a Hermès pretende chegar com blushes, sombras, bases e corretivos.

A COLEÇÃO Rouge Hermès chega em março com 24 batons
(Divulgação)

Inadimplência em queda

Tanto o endividamento quanto a inadimplência das famílias de Vitória abriram o ano de 2020 em um nível melhor que o registrado para o início de 2019, diz a Fecomércio/ES. Apresentando diferenças consideráveis em relação a janeiro do ano passado, o endividamento ficou 7,1 pontos percentuais menor e, a inadimplência, 19,6 pontos percentuais menor. E mais: o nível de inadimplência foi o menor registrado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice ficou em 29,5%. O cartão de crédito continua figurando como o principal tipo de dívida, sendo apontado por 79,7% das famílias endividadas.

Tartarugas mortas

Redes de pesca em locais proibidos causam a morte de 25 tartarugas por semana em Vitória. Somente neste ano, a capital já apreendeu quase 20 mil metros de redes em sete operações de combate à pesca ilegal do município, em parceria com órgãos ambientais. A área de proteção ambiental, chamada de Baía das Tartarugas, compreende o Porto de Tubarão até o Farol de Santa Luzia. “A quantidade de tartarugas que a gente encontra presas a essas redes é um volume gigantesco”, disse o ambientalista Rafael Braga.

Validade de laudo

Laudos e perícias que atestam a existência de autismo poderão ter validade de cinco anos no Estado, segundo o Projeto de Lei 983/2019, do deputado Torino Marques. O objetivo é facilitar a vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e sua busca por direitos e benefícios garantidos por lei. Hoje, a validade dos documentos varia de acordo com sua finalidade, e a espera por consultas e exames pelo SUS pode chegar a dois anos. “A lei irá diminuir a burocracia e os gastos das famílias de pacientes autistas”, ressalta o neurologista infantil Thiago Gusmão.

O EMPRESÁRIO Jefferson Valadares e Raquel Peixoto. Ele arrematou a joia doada pelo designer Gustavo Mansur em leilão de baile realizado na última quarta-feira na Ilha. O valor da peça foi integralmente destinado para a Associação Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes)
(Camilla Baptistin)

Jogo de empurra

Cliente de TV a cabo não consegue se cadastrar no aplicativo, necessário para acessar serviços como streaming de filmes e futebol – assinaturas pagas à parte. “Liguei para a central, me orientaram a ir a uma loja física fazer um cadastro biométrico para acessar o aplicativo. Não faz o menor sentido, mas fui. Na loja, me olharam como se eu fosse doida, porque o tal cadastro não existia! Liguei novamente na central e disseram que esse era o procedimento mesmo e a loja não devia estar orientada. Enquanto ninguém se entende, eu fico no prejuízo!”, reclama.

Depois das chuvas

Depois da destruição, o trauma. Muita gente que perdeu tudo com a tragédia das chuvas em janeiro, enfrentou risco de morte e momentos de tensão, pode passar por um trauma. Segundo a Gestalt terapeuta Lucélia de Paula, os principais sintomas são angústia profunda, sensação de estar preso, fobia, raiva, agressividade, insônia, pensamento obsessivo e sensação de medo. “Nosso organismo trabalha para se autorregular, mas em situação de trauma isso não é possível sozinho”, alerta. Procure ajuda especializada!

Além do diploma

Gigantes de tecnologia estão deixando de exigir diploma universitário na hora de contratar. A especialista em pessoas Cátia Horsts, da Rhopen, diz que essas empresas dão muito mais valor à experiência, história de vida e, principalmente, ao comportamento do candidato. “O profissional precisa ter competências e habilidades alinhadas com a cultura do local, além de autonomia, maturidade e autogestão do tempo. Muitas não cobram horário, mas são extremamente rígidas a cumprimento de metas e prazos”, disse-nos.

Dieta x reeducação

A dieta “Sirtfood” ganhou notoriedade após a cantora Adele ter emagrecido 45 kg, mas a nutricionista Fernanda Pignaton alerta para o risco dessa e de outras dietas restritivas que prometem perder muito peso em pouco tempo. “Ela se baseia no consumo de vegetais, frutas, oleaginosas e chocolate amargo, mas não levam em conta a individualidade. Mais perigoso ainda é o ‘egg day, consumo só de ovo ao longo do dia. Restrição pode gerar compulsão. O ideal é a reeducação alimentar para uma perda gradativa e de manutenção viável”, orienta. Converse sempre com seu nutricionista ou médico.

Artigo anteriorCarnaval de Vitória – fotos: Cloves Louzada
Próximo artigoColuna 17 de fevereiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here