Eles nas redes sociais

“No carnaval da vida, não vem interferir no meu bloco se você só quer ficar na janela. Ou samba, ou some.”

Hanna Estevam

***

“Comprei um presente tão lindo pra minha amiga que talvez eu o intercepte e pegue pra mim”

@daniminu

TODA a beleza da musa da MUG, Juliana Ribeiro, sábado último, no Sambão do Povo, como as demais fotos de hoje
(Cloves Louzada)

Tudo mineiro

Está mais do que comprovado: a maioria dos turistas de Guarapari vem de Minas Gerais. Mais precisamente, 67,8% das 200 pessoas entrevistadas por pesquisa da Secretaria de Estado do Turismo na Praia do Morro eram de Minas Gerais. Do total, 65% afirmam ter escolhido a cidade como destino em razão do Réveillon e 67% chegaram ao município de carro. Além disso, o Gasto Médio Diário Individual (GMDI) é de R$ 139,86, o que foi avaliado por autoridades como “um bom valor”.

Validade de laudo

Laudos e perícias que atestam a existência de autismo poderão ter validade de cinco anos no Estado, segundo o Projeto de Lei 983/2019, do deputado Torino Marques. O objetivo é facilitar a vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e sua busca por direitos e benefícios garantidos por lei. Hoje, a validade dos documentos varia de acordo com sua finalidade, e a espera por consultas e exames pelo SUS pode chegar a dois anos. “A lei irá diminuir a burocracia e os gastos das famílias de pacientes autistas”, ressalta o neurologista infantil Thiago Gusmão.

Repactuação

O Bandes está aberto para a repactuação de parcelas de contratos de clientes que foram afetados pelas chuvas nos municípios do Espírito Santo em que foi decretado estado de calamidade ou emergência. Essa iniciativa visa a dar tempo e incentivo aos empreendedores atingidos para que eles possam se reestruturar. “O banco está alinhado ao cenário atual, por isso oferece alternativas que facilitem o processo de recuperação da atividade econômica local”, informou a instituição em nota.

O CASAL Ricardo Uchôa de Matos, diretor comercial da Rede Tribuna, e Ana Keley curtindo do camarote os desfiles das escolas capixabas

Dieta x reeducação

A dieta “Sirtfood” ganhou notoriedade após a cantora Adele ter emagrecido 45 kg, mas a nutricionista Fernanda Pignaton alerta para o risco dessa e de outras dietas restritivas que prometem perder muito peso em pouco tempo. “Ela se baseia no consumo de vegetais, frutas, oleaginosas e chocolate amargo, mas não leva em conta a individualidade. Mais perigoso ainda é o ‘egg day’, consumo só de ovo ao longo do dia. Restrição pode gerar compulsão. O ideal é a reeducação alimentar para uma perda gradativa e de manutenção viável”, orienta. Converse sempre com seu nutricionista ou médico.

Ano novo, casa nova

Início de ano é a melhor época para renovar o décor da casa. É quando as lojas de decoração promovem descontos de seus melhores produtos, com o objetivo de renovar o estoque para as novas coleções que se aproximam. Uma grife de estofados italianos, por exemplo, tem liquidação de verão até o final deste mês, com peças até pela metade do preço. Entre elas está o sofá Leggiardo, uma das estrelas do ambiente assinado por Cintia Chieppe e Marcia Paoliello na Casa Cor 2019, com o sistema “zero wall”, que ativa a função reclinável.

Cinto no ônibus

Que o uso do cinto de segurança em viagens de ônibus nas rodovias brasileiras é obrigatório, todo mundo sabe. No entanto, pesquisa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) diz que apenas 2% dos passageiros afivelam o cinto. Jerson Picoli, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Espírito Santo (Setpes), explica que é muito comum que os passageiros utilizem o cinto de segurança apenas no início da viagem, pois, após algum tempo na rodovia, os viajantes querem se sentir mais à vontade para descansar. “Experimente afrouxar o cinto em vez de soltá-lo”, sugere.

MARCELO e Luciana Marques no camarote da Tribuna

Bandeja de shopping

A educação pode ser medida na praça de alimentação de shoppings, com a polêmica de levar ou não a bandeja para os balcões depois de comer. Para muitas pessoas, quando essa devolução é praticada, estão fazendo caridade. Elas argumentam que existem funcionários contratados exatamente para recolher as bandejas e manter as mesas limpas. Por outro lado, há quem diga que não dá trabalho nenhum e ainda deixa as mesas disponíveis com mais praticidade. Questão de empatia.

CIRCUITO

PESQUISA da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) indica que 48% dos brasileiros não adotam nenhum método para controlar as próprias finanças. Quem não controla o próprio orçamento tem propensão natural ao endividamento.

CAROLINE Bittencourt e Carlinhos Lafayette farão um tour por Amsterdã, Paris, Londres e Bruges no período de Carnaval.

HOJE é Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e Dia Internacional da Síndrome de Asperger. Amanhã, Dia do Esportista e Dia de São Conrado. Na quinta, Dia Mundial da Justiça Social e Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. Na sexta, Dia Nacional do Imigrante Italiano e Dia Internacional da Língua Materna.

O FILME Parasita, do sul-coreano Joon-ho Bong, vencedor de quatro Oscars (Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original e Filme Internacional), estava em cartaz somente no Cine Jardins, em apenas uma sessão, mas após a premiação surgiu em mais opções de telonas. Agora pode ser visto em sete salas da Grande Vitória, com 14 sessões diárias.

NATHALIA Lopes

PENHA Poubel convida para o Bloco du Oi, que sai em Marataízes no sábado de Carnaval e pelo quarto ano consecutivo terá uma ação social. Dessa vez, os organizadores pedem produtos de limpeza e alimentos não perecíveis para doar às vítimas das enchentes no Sul do Estado. A concentração será às 19h, no campo de futebol atrás da Cia do Peixe.

A ANATEL enfim avança nos trâmites para o leilão das redes 5G. O início das operações no Brasil é previsto para a primeira metade de 2021.

UMA MELODIA é mais eficiente do que um alarme para despertarmos, apontam pesquisadores australianos da Universidade RIMT. Segundo eles, ser acordado com música deixa a gente menos “grogue”.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorCarnaval com Anitta, Ludmilla e DJs em Guarapari
Próximo artigoColuna 19 de fevereiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here