PÉROLAS

“Cuidem dos idosos. É hora de filho e filha cuidarem dos pais.”

Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, em recomendação sobre cuidados com o coronavírus.

“Não adianta ter um nariz bonito sem conseguir respirar direito.”

Ariosto Santos, cirurgião plástico, sobre os cuidados com a rinoplastia.

“Cada novo passo, um outro novo passo a dar. É tempo de sorrir para a vida.”

Leonardo Rosa, ator de 36 anos, que teve diagnóstico de câncer nos testículos em 2017.

ROBERTA Ponzo
(Cloves Louzada)

Eles nas redes sociais

“Antes tava achando exagero lavar a mão cantando 2 vezes parabéns pra você. Hoje lavei a mão cantando faroeste caboclo #dia3quarentena”

@MiaMello

***

“A cultura não é o fim, é o caminho. Acredito na cultura. Uma cidade sem cultura não respira!”

@manoelgoes

NOSSA DICA

Bulgari mais rocker

A icônica coleção de joias B.Zero, da Bulgari, ganhou uma nova versão, a B.Zero1 Rock, com pegada mais rocker, transgressora e irreverente. A linha unissex, inspirada nas formas circulares do Coliseu, em Roma, agora tem tachas em um inesperado cravejado para incrementar as peças.

A reinterpretação dos clássicos, unindo audácia com elegância e classe, está presente em anéis, brincos, pulseira e colar com pingente. Pode ser encontrada em ouro amarelo com diamantes nas bordas ou em ouro rosa com cerâmica preta.

COLEÇÃO clássica da Bulgari ganhou linha com releitura em tom de rock, com cravejado em tachas
(Divulgação)

Isolamento social x físico

A orientação – que deve ser levada muito a sério e seguida à risca! – é para o isolamento das pessoas nesse momento de elevado risco de contaminação do Covid-19. Mas o que deve ser ressaltado é que isolamento físico não significa isolamento social. Fique distante fisicamente das pessoas queridas, especialmente se elas fazem parte do grupo de risco, e evite visitas presenciais, mas se aproxime ainda mais digitalmente. Abuse de ligações telefônicas, chamadas de vídeo e trocas de mensagens. Estar perto em espírito é fundamental para enfrentar os momentos de turbulência.

Praia acessível

O site Deficiente Ciente elegeu o projeto Praia Acessível de Vitória como uma das 15 praias mais inclusivas do País. Palmas! Foi feito um levantamento das iniciativas que tornam possível o acesso de pessoas com deficiência ao vasto litoral brasileiro, que tem mais de 7 mil km de linha costeira e 2 mil praias. A proposta foi mostrar quais praias estão preparadas para oferecer um banho de mar a esse público. O Praia Acessível é realizado aos domingos, das 8h às 13h, na Curva da Jurema.

Estímulo ao colágeno

Passado o momento da pandemia, as capixabas poderão usufruir de uma tecnologia de ponta para estimular a produção de colágeno. Segundo a dermatologista Karina Mazzini, um novo laser chegou em Vitória, capaz de promover o estímulo de forma indolor e sem lesionar a pele por fora. “A paciente pode ir trabalhar normalmente e não fica vermelha”, contou a médica.

JÚNIOR Torezani e Vítor Sarcinelli em recente evento na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

Vontade expressa

A expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,3 anos em 2019. E o testamento vital é uma ferramenta importante para fazer prevalecer a vontade do indivíduo ao final da vida. “É possível deixar registrado como a pessoa quer ser tratada quando não estiver plena de suas faculdades mentais e de saúde, abordando questões sobre tratamentos paliativos e quem da família ela quer que cuide dela. Também é possível definir o modo de despedida após a morte e orientar a família sobre doação de órgãos”, explica o especialista em Direito Sucessório Alexandre Dalla Bernardina.

Coronavírus x fertilidade

Em tempos de epidemia, a embriologista Mariana De Nadai diz que não existe nenhuma recomendação mundial até o momento para não engravidar. “Pacientes que estão em tratamento de reprodução assistida e apresentam algum sintoma como febre e tosse, ou tiveram contato com alguém contaminado com covid-19, é recomendado que realizem o exame para o coronavírus e prossiga o tratamento congelando óvulos, sêmen ou embriões. A transferência do embrião poderá ser realizada após a recuperação da doença”, explica.

Rubem Braga

Uma das políticas públicas de incentivo à cultura voltadas para a produção artística em Vitória, o Projeto Cultural Rubem Braga foi remodelado. Entre as principais mudanças estão o repasse de recurso direto ao empreendedor; a instituição de uma Comissão de Pareceristas, com a função de avaliar o mérito dos projetos submetidos à lei; a redução da comprovação do tempo de moradia em Vitória de cinco para dois anos; o aumento da quantidade de áreas contempladas de oito para 19, entre outras.

IRPF na prática

Ainda dá tempo de aprender tudo sobre Imposto de Renda e garantir uma renda extra ajudando a quem precisa realizar a entrega da declaração, que segue até 30 de abril. A contadora Rayane Ramos promove no próximo dia 4 o curso “IRPF 2020 na Prática”, voltado para contadores iniciantes, estudantes de contabilidade e administradores, na Praia do Canto, com regras de preenchimento, procedimentos importantes para não cair na malha fina e todas as mudanças adotadas pela Receita este ano.

Imóveis abandonados

Um movimento social conseguiu vitória parcial na justiça na luta por dar destino a imóveis abandonados na região do centro de Vitória. A prefeitura terá agora o prazo de 30 dias para iniciar a identificação dos edifícios em desuso e, se for o caso, notificar os proprietários para o cumprimento da função social da propriedade, que é prevista na Constituição. Moradores e colaboradores mapearam mais de 100 edificações sem utilidade na região. O comércio do Centro também exige intervenção.

Transmissão ocular

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, os olhos também são porta de entrada para vírus. O contágio pode acontecer quando a pessoa encosta as mãos infectadas junto ao globo ocular. “É muito comum que algumas viroses, como as gripes, sejam transmitidas dessa maneira. Também é possível contrair infecções respiratórias pelos olhos, e essa é uma forma comum de contágio, pois muitas pessoas, principalmente as alérgicas, costumam coçar os olhos”, disse o médico Renato Vieira Gomes.

Cerco inteligente Os serviços do Cerco Inteligente de Vitória, que incluem videomonitoramento e Botão do Pânico, estão revolucionando a segurança da cidade. Os casos de furtos e roubos de veículos caíram mais de 50%, bem como o seguro de automóveis e a criminalidade registraram quedas. Graças a ele, vários criminosos foram presos e a taxa de homicídios na capital foi a menor de todos os tempos nesses últimos dois meses no ano d

Artigo anteriorColuna 21 de março
Próximo artigoColuna 23 de março
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here