Eles nas redes sociais

“Desculpa a gente não pode voltar a ser amigo já falei mal de você pra minha mãe”

@httpkonoha

***

“Um vírus invisível a olho nu causando um estrago mundial. E ainda tem gente que se acha grande coisa. Somos insignificantes perante a grandeza do universo. Na dor, ninguém é melhor do que ninguém. O que nos iguala é o amor. Aprendam.”

@profmarcelcamargo

AS IRMÃS Flávia Firmino e Joelma Peterle, responsáveis pelo Noivas do ES
(Cloves Louzada)

E-commerce

O comércio on-line está em alto crescimento, ganhando destaque neste momento em que a orientação é ficar em casa. Muitos estabelecimentos criaram essa modalidade para sobreviver neste período, outros ampliaram muito sua estrutura de entrega e voltaram suas ações para oferecer frete grátis, por exemplo. A economia se mexe!

Cuidado extra no pós-operatório

O cirurgião plástico Humberto Pinto ressalta que os pacientes que passaram recentemente por uma cirurgia e estão na fase do pós-operatório devem tomar cuidados extras para fortalecer a imunidade e se proteger da Covid-19. “Além de todos os cuidados normais depois de uma cirurgia, estou recomendando aos meus pacientes que se alimentem bem, façam uma hidratação oral generosa, tomem corretamente todas as medicações e evitem a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios”, alerta.

Representatividade

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) completou 48 anos no último dia 23. O aniversário da entidade não terá comemorações presenciais, mas sem deixar de celebrar sua trajetória. “Com compromisso e seriedade, fomos ganhando o reconhecimento do setor de supermercados e de muitos outros segmentos. É uma trajetória que nos orgulha porque existe um empenho em atuar na defesa dos interesses da classe e no desenvolvimento de ações que colaborem para que os associados atinjam a excelência em seus serviços”, afirma o superintendente Hélio Schneider.

JULES White com suas lindas filhas, Cindy e Vickie, que trilham o mesmo caminho do pai na medicina
(Syd Lucas Studio)

Mulheres da literatura

Primeira capixaba a publicar um livro, em 1914, Guilly Furtado Bandeira recebeu homenagem póstuma da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL). O pioneirismo da autora de “Esmaltes e Camafeus” foi ressaltado pela presidente da academia, Renata Bomfim: “Foi a segunda mulher do Brasil a entrar em uma academia de letras, no Pará, em 1913”, conta. Guilly completaria 130 anos em 2020.

Imóvel online

Empresas do mercado imobiliário planejam fazer lançamentos digitais de empreendimentos, adotando novas práticas para vendas das unidades em tempos de isolamento social. Uma construtora lançou uma plataforma de venda 100% digital, disponibilizando o envio de documentação, análise de crédito e assinatura eletrônica do contrato de forma digital e simplificada, sem precisar ir até os estandes de venda. Além disso, há a possibilidade de fazer tour virtual, fotos, plantas e informações sobre as unidades pela rede.

De costas para a costa

A cadeia produtiva de pesca representa 7% do PIB capixaba, reunindo 16,5 mil pescadores na atividade, que passa por pesca, fabricação e comércio dos produtos usados na atividade, como rede, equipamentos, fabricação do gelo, supermercados, peixarias etc. Braz Clarindo Filho, representante do Sindicato dos Pescadores do Estado, diz que nesta época de Quaresma a procura por pescado triplica. “Mas o pescador continua sem o trabalho reconhecido. O Estado está de costas para a costa”, lamenta.

AS AMIGAS Teresa Bedran e Dapaz Romano em evento antes da quarentena
(Cloves Louzada)

Anticrime

Desde que o Pacote Anticrime entrou em vigor, em janeiro, 1.043 acordos de não persecução penal (ANPPs) foram firmados pelo Ministério Público Federal em todo o País. Eles se referem, em sua maioria, a crimes de contrabando (498), estelionato majorado (376), uso de documento falso (238), moeda falsa (142) e crimes contra o meio ambiente (84). O estado onde houve o maior número de acordos foi o Paraná (616), seguido de São Paulo (335), Minas Gerais (327) e Espírito Santo (145). A medida contribui para a desburocratização do processo penal.

Sucatas nas ruas

Desde o início do ano, o Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal de Vila Velha já recolheu cerca de 40 veículos em estado de abandono nas ruas da cidade. Esse número chega a mais de 90 carros quando são computados os meses de outubro a dezembro de 2019. Segundo estimativas, há ainda mais de 300 veículos espalhados pelo município, sem condições de trafegar pelas vias. Os bairros da região da Grande Cobilândia concentram os locais com maior incidência das sucatas.

CIRCUITO

ALGUNS alimentos são capazes de promover melhorias no humor e são ótimas opções para inserir no cardápio. As nutricionistas indicam o consumo de cacau – pode estar na forma de chocolate amargo, cacau em pó ou nibs de cacau –, banana, castanhas, nozes, amêndoas, pistache e grão-de-bico.

EMAR Batalha tem feito depoimentos bastante esclarecedores sobre o coronavírus. Ela e o marido, Sérgio D’Ávila, foram infectados, sendo que ele teve que ser internado em sistema semi-intensivo no Albert Einstein, em São Paulo, por conta de uma pneumonia. Como ela disse, é muito sério e o que se tem que fazer é ficar no isolamento. Nada de sair de casa. Nosso abraço e orações pela recuperação de vocês, Emar!

NO ÚLTIMO dia 20, Luisa Meirelles e Victor Bessière se casaram no civil. Parabéns!

AS “LIVES” no Instagram seguem bombando nesta quarentena. Paulo Balbino continua colocando suas alunas para suar as camisetas. Marcelo Ribeiro fez show ao vivo pela rede social, no último sábado, enquanto DJs capixabas faziam a festa online no Toro.

HOJE é Dia do Cacau e Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. Amanhã, Dia do Circo e Dia Mundial do Teatro. No sábado, Dia do Diagramador, Dia do Revisor e Hora do Planeta.

A ESCOLA Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages), seguindo as recomendações para conter o avanço do coronavírus, suspendeu as aulas do curso preparatório para a carreira da magistratura por tempo indeterminado.

EM DOMINGOS Martins, os idosos estão sendo vacinados contra a gripe em suas casas. E a equipe só vai dentro da residência se a pessoa for acamada – caso contrário, a vacina é aplicada na área externa e ventilada, como varanda ou quintal. Excelente medida para evitar aglomerações no posto de saúde.

ESTÃO abertas as inscrições para o 27º Festival de Cinema de Vitória. Até o dia 23 de maio, os interessados podem conferir o regulamento e preencher a ficha de inscrição no festivaldevitoria.com.br.

A FUNDAÇÃO de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Incaper, está desenvolvendo um robô para ajudar nas plantações capixabas de café, principalmente no controle de ervas daninhas. A perspectiva é que o robô esteja pronto para ser utilizado a partir de agosto deste ano.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 25 de março
Próximo artigoColuna 27 de março
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here