Eles nas redes sociais

“Prefiro ser rejeitado por quem realmente sou a ser admirado por quem não sou”

@CARPINEJAR

***

“Nada é em vão, tudo vem pra ensinar…”

@FavelavenceuOFC

Rafael Gualandi e Maria Liandra comemorando o primeiro aninho do baby Anthoni, em Marataízes

Alimentos naturais

As escolas públicas do País vão aumentar a oferta de alimentos naturais em relação a produtos processados no cardápio dos alunos da educação básica. Entre as novidades estão uma inserção maior de frutas e hortaliças, e a obrigatoriedade de inclusão de alimentos ricos em ferro como carnes, vísceras, aves e peixes, no mínimo quatro vezes por semana. As novas exigências estão em uma resolução que acaba ser publicada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Consumo

Os produtos lácteos ganharam espaço dentro dos lares brasileiros com a pandemia. Um levantamento do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa apontou crescimento no consumo de queijos (17%), manteiga (16%), leite condensado (14%), creme de leite (13%) e leite longa vida (11%) entre as famílias. “Alguns produtos começaram a ser mais consumidos neste período, seja porque as pessoas estão ficando dentro de casa, seja por causa do estresse provocado pela quarentena”, explica a pesquisadora da Embrapa Kennya Siqueira.

Reflexões do papa

A editora oficial do Vaticano acaba de lançar um livro com reflexões do papa Francisco. A obra “Vida após a pandemia” reúne oito mensagens do líder católico, com foco no nascimento de um novo mundo após a crise sanitária, baseado nas relações interpessoais e na solidariedade. O livro está disponível para download gratuito em inglês, francês e espanhol e, em breve, ganhará uma versão em português.

Fora de shoppings

Marcas de vestuários com décadas de atuação no Brasil como MOB, Jogê, TNG e SideWalk ensaiam fechar as unidades que possuem em shoppings. Segundo os empresários, os custos com aluguel e condomínio ficaram inviáveis com a pandemia e a tendência será investir em lojas de rua. A Jogê, por exemplo, já entregou quatro lojas das 38 que possuía em shoppings até então.

Liseta Fonseca com a filha Sandra e a neta Manuela em momento festivo, antes da quarentena

Entulho

Quase 30 mil toneladas de entulho foram retiradas no município de Serra no primeiro trimestre deste ano. No período, o valor médio gasto por conta do descarte irregular de lixo foi de cerca de R$ 33 mil por dia, resultando em um prejuízo de cerca de R$ 3 milhões para a cidade. Segundo o secretário adjunto de Serviços do município, Igor Elson de Almeida, são recursos que poderiam ter sido empregados para ajudar no combate ao novo coronavírus.

Alta demanda

Os profissionais que trabalham com transportadoras e entregas de encomendas contam que o fluxo de trabalho está muito grande, um dos reflexos do aumento das compras via internet neste período de pandemia. Há entregas sendo realizadas aos sábados e domingos. O representante de uma transportadora explicou que a demanda tem sido muito alta: “a gente entrega nos fins de semana, dia útil, não tem mais folga”, disse.

Sem preparo

Enquanto várias instituições de ensino buscam oferecer atividades a distância para seus alunos não serem prejudicados em meio à quarentena, pesquisa do Instituto Península revela que 8 em cada 10 educadores afirmam que não estão preparados para a modalidade EAD, e não se sentem aptos a lecionar online. Quase 90% dos docentes informaram na pesquisa que nunca tinham tido qualquer experiência com ensino a distância.

A vida voltando ao normal: no Domino Park, no Brooklyn, Nova Iorque, as pessoas puderam aproveitar o domingo de sol respeitando o distanciamento social, em círculos feitos na grama, onde o uso da máscara não é obrigatório

Turismo

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou o investimento de 18 bilhões de euros para resgatar o turismo no país, fortemente abalado pela pandemia da covid-19. O plano inclui 1,3 bilhão de euros em investimentos públicos diretos, além de empréstimos garantidos pelo governo e a ampliação do acesso a um “fundo de solidariedade”. Com a doença, 95% dos hotéis da França estão fechados desde meados de março.

CIRCUITO

TRANSMISSÃO de receitas de culinária ao vivo pela internet é uma boa pedida para os dias de isolamento. Perfis no Instagram como “Destemperados”, “Fartura Brasil” e “Food Forum” são algumas indicações. 

Aline Eisenlohr comanda hoje, às 16h, uma live com a médica Marcia Rocha, sobre equilíbrio hormonal e emagrecimento. A transmissão será no Instagram @mulherativa.

A Semana do MEI, evento do Sebrae/ES voltado para os microempreendedores individuais, acontece até o dia 29, de forma virtual, com oficinas, palestras, webinar e encontro de crédito. Os microempreendedores podem ainda participar da Maratona do Empreendedorismo, de 25 a 29 deste mês.

O PROJETO literário “Livros por Lívia”, da jornalista e escritora Lívia Corbellari, acaba de chegar ao YouTube. Por meio de vídeos, ela busca incentivar e divulgar a literatura produzida no Brasil, com foco para o Espírito Santo.

No Dia do Pedagogo, comemorado amanhã, a Faesa traz um debate importante com a professora Suely Melo de Castro Menezes, que irá falar sobre o papel do pedagogo diante dos desafios impostos pela pandemia. O evento é online, transmitido pelo Instagram @faesa_oficial, a partir 19h.

FOTOS dos alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, deram origem à exposição virtual “Ensaio de Quarentena”. A instrutora Ariane Piñero reuniu os registros, feitos pelos 16 participantes isolados em suas residências, em um vídeo.

TRABALHAR remotamente não foi um problema para a BRQ Digital Solutions, empresa que ajuda outras companhias a se digitalizarem e que já fazia home office antes da pandemia. Segundo pesquisa interna da empresa, 72% dos funcionários falaram que a qualidade de vida melhorou e 50% acreditam que estão mais produtivos no home office.

O Senac-ES está abrindo inscrições para cinco novos cursos de graduação com foco no conhecimento digital: Tecnologia em Banco de Dados, Tecnologia em Defesa Cibernética, Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Inscrições por meio do site www.ead.senac.br.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 18 de maio
Próximo artigoColuna 20 de maio
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here