Eles nas redes sociais

“Sim, eu só penso em você… vacina pra Covid-19”

@porrafaelreis

***

“A sensação de alguém comer sua comida e gostar muito/elogiar é uma das melhores pra mim”

@izzonatalia

Em família! O casal Aryana e Valtair Torezani com o filho Lucas, de quarentena em sua casa de Pedra Azul, em compasso de espera do nascimento da filha Luísa

Audiência digital

O brasileiro nunca testou tantos serviços de compras quanto agora no período da quarentena. Serviços de deliveries de todo tipo cresceram e também aumentaram as vendas no formato “compre e retire”. Já a audiência online avançou como consequência do aumento de buscas sobre temas variados. Houve um forte crescimento de serviços públicos na internet, como o site da Caixa, e em sites de busca de empregos. “O que vemos hoje são hábitos que construirão o futuro”, disse Gleidys Salvanha, diretora de negócios para varejo do Google Brasil. E a praticidade é tudo! Sem volta essa!

Sem imposto

A plataforma de vendas e clube de assinatura de vinhos Wine zera até domingo os impostos de mais de 500 produtos. Na campanha Imposto Zero Day, os descontos chegam a 65% para sócios e 60% para não-sócios. “É uma forma de chamar a atenção para mostrar como a alta carga tributária encarece as mercadorias no Brasil”, diz Alexandre Magno, diretor de e-commerce da Wine. Ontem um gerente de uma rede de supermercados disse-nos que nem em datas fortes como Natal e Carnaval se vendeu tanto vinho quanto neste momento por aqui. O capixaba está cada dia mais chegado a um vinhozinho!

Antecipação de feriados

Para conter a disseminação do novo coronavírus na cidade de São Paulo, atual epicentro da Covid-19 no Brasil, o prefeito Bruno Covas, antecipou os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro). Por isso, hoje e amanhã não são dias úteis na maior cidade do Brasil, com um feriadão que começou ontem e vai até domingo. A ideia surgiu após a constatação de que as taxas de isolamento social costumam ser maiores nos finais de semana e feriados.

As irmãs Nilcéa e Gilcéa Prudêncio, preparadas para receber os clientes na loja multimarcas que elas comandam em Jardim da Penha (Denise Póvoa)

Frete rodoviário

A demanda por frete rodoviário caiu cerca de 30% no mês de abril frente a março, aponta levantamento de empresa de soluções de gestão, com base em mais de 500 mil operações. Os setores mais impactados foram os de transportes de grande magnitude, como o da construção civil. Há uma exceção: o agronegócio, que segue em alta e não deve sofrer o mesmo impacto, especialmente pelo momento da safra da soja.

Contação de histórias

Para incentivar a prática da leitura das crianças durante o isolamento, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória, lançou uma versão virtual da contação de histórias do projeto Viagem pela Literatura. A cada semana, três contadores publicarão uma narrativa para que os pais possam ouvir e interagir de forma lúdica com as crianças. Nesta primeira edição, são três histórias: “Kibungo”, “Joãozinho, o marinheiro azul” e “Severino faz chover”.

Feijão carioca

O feijão apresentou alta expressiva no mês de abril frente a março em todas as capitais pesquisadas pelo Dieese, indicando que o produto tem sido vendido por maior valor nos supermercados. O preço do feijão preto, apurado nos municípios do Sul, em Vitória e no Rio de Janeiro, subiu mais na capital capixaba (29,96%). A baixa oferta do grão com qualidade e a redução de área plantada devem manter a trajetória de elevação do preço do grão carioca.

A arquiteta Daniela Andrade posa no conforto de sua casa (Divulgação)

Selo de qualidade

Restaurantes, bares, hotéis e pousadas de Vila Velha serão reconhecidos pelo selo de qualidade “Estabelecimento Turístico Limpo e Seguro”. O objetivo é identificar os empreendimentos turísticos que asseguram os protocolos de higiene e limpeza. “Queremos que Vila Velha seja reconhecida nacionalmente como um destino turístico limpo e seguro aos turistas e visitantes”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Abreu de Almeida.

Internet

O Facebook anunciou que está construindo um cabo de proporções continentais em volta da África, com o objetivo de aumentar o acesso à internet no continente. O cabo terá extensão de 37 mil quilômetros e irá conectar 23 países, entre África, Europa e Ásia. A empresa afirma que, sozinho, o cabeamento será três vezes mais potente que todos os outros submarinos de internet que atendem à África hoje.

CIRCUITO

HOJE é Dia da Língua Nacional, Dia do Afilhado e Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Amanhã, Dia do Apicultor, Dia Internacional da Biodiversidade e Dia do Abraço. No sábado, Dia da Tartaruga e Dia da Juventude Constitucionalista. No domingo, Dia da Infantaria, do Datilógrafo, do Telegrafista, do Vestibulando, do Detento, Dia Nacional do Café e Dia Nacional do Cigano. O que ainda virá? Hein? Sugestões para o e-mail da coluna: emeprates@uol.com.br.

Aryana e Valtair Torezani estão à espera do segundo filho do casal: uma menina, que se chamará Luísa e deverá nascer nos próximos dez dias.

A LIVE Solidária com a Orquestra Sinfônica do Estado e o Clube Big Beatles Oficial arrecadou R$ 36.962,66 para o ES Solidário via PicPay e transferência bancária no Banestes. Esse dinheiro será convertido em cestas básicas e material de higiene, especialmente para circenses, quilombolas, indígenas e técnicos das artes que estão passando por dificuldades em decorrência da pandemia. Valeu, Edu Henning!

A VIVO continua contratando: já foram mais de 400 admissões até o momento e ainda existem 130 vagas abertas. As oportunidades são para analistas, consultores, especialistas e gerentes, a maioria para as áreas de tecnologia, cibersegurança e comercial (B2B). Se liga aí! A economia se mexe pra cima! Oba!

A escritora capixaba Lilian Menenguci está entre as selecionadas pela curadoria da Editora Off Flip, de Paraty, Rio de Janeiro, para compor a antologia de contos, poesias e crônicas que será publicada pelo selo ainda este ano.

O DEPARTAMENTO Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) lançou o serviço on-line de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite que o próprio condutor abra seu processo eletronicamente direto no site do órgão. Palmas!

EMPRESA capixaba de radiologia odontológica, a Odonto Scan está com uma campanha para reforçar a importância do exame digital em tempos de Covid-19. A empresária Marcia Gabriella Barros Mule diz que a prática foi adotada há anos por questões ambientais, já que a não impressão evita a produção de lixo, mas que com esse período essa ação foi intensificada, pois o exame impresso pode ser um risco de contaminação.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 20 de maio
Próximo artigoColuna 22 de maio
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here