Eles nas redes sociais

“Eu não vou me deixar afetar por pessoas rasas”

@ei__frases

***

“Não adianta insistir na beleza de alguém que é vazio de sentimentos. Bonito mesmo é alguém que te arranca sorrisos, não suas esperanças”

@reescreveroamor

Luisa Stein em um dia de sol na praia, antes da pandemia (Ana Stein/divulgação)

Fé!

Em tempos de incertezas, a religiosidade traz tranquilidade ao coração e à alma. E hoje é tempo de fazer orações especiais a Santa Rita de Cássia, intercessora das causas impossíveis. Os devotos podem fazer suas preces acompanhando a programação virtual preparada pela paróquia Santa Rita de Cássia, da Praia do Canto. Haverá missa ao vivo às 9h e às 18h30, além de missa em favor dos enfermos às 15h, com frei Ademildo. Às 12h, há súplica com frei Agostinho. Toda a transmissão será pelo YouTube (@paroquiasantaritavix). Amém!

Essa é ótima!

Dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios apontam a abertura de 3.030 empresas no Espírito Santo entre janeiro e abril deste ano. O mês de março registrou o maior número de solicitações, com 989 novos empreendimentos. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, os números são resultado dos esforços e iniciativas do Governo do Estado para a desburocratização de processos e consequente melhoria no ambiente de negócios. Vamos trabalhar! E fé no Pai!

Na ponta

O Espírito Santo conquistou o primeiro lugar no ranking da transparência ao fazer contratações emergenciais durante a pandemia da Covid-19, disse o governador Renato Casagrande à coluna. O levantamento foi realizado pela Transparência Internacional, que analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais. Distrito Federal e Goiás ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. “É com trabalho que superaremos sempre a mentira”, afirmou Casagrande.  

A escritora Lilian Menenguci que participa de antologia de contos, poesias e crônicas que será publicada pela editora  Off Flip, de Paraty (Gi Pedrolo/divulgação)

Alongamento

Alguns minutos por dia e muitos benefícios. Para quem não costuma fazer alongamento, a dica é aderir ao hábito o mais rápido possível. Além de aliviar as tensões musculares e evitar dores, ele também serve para melhorar a postura e até a autoestima. “O alongamento aumenta a flexibilidade do corpo, facilitando a realização de tarefas do dia a dia, ativa a circulação, ajuda a prevenir lesões e ainda alivia o estresse. Vantagens suficientes para que se torne um hábito diário”, indica o médico ortopedista Marcos Robson Alves.

MP 966

A MP 966, que prevê que agentes públicos envolvidos na resposta à pandemia da Covid-19 e aos danos por ela causados na economia só serão punidos se agirem ou se omitirem com dolo (propositalmente) ou por erro grosseiro, é inconstitucional, na opinião do advogado Wilson Márcio Depes. “Essencialmente em razão do uso do conceito de ‘erro grosseiro’. A MP contraria a Constituição, ao limitar a ação do Estado na responsabilização e sanção de agentes públicos, nas esferas administrativa, cível e penal”, afirma Depes.

Internet

O Facebook anunciou que está construindo um cabo de proporções continentais em volta da África, com o objetivo de aumentar o acesso à internet no continente. O cabo terá extensão de 37 mil quilômetros e irá conectar 23 países, entre África, Europa e Ásia. A empresa afirma que, sozinho, o cabeamento será três vezes mais potente que todos os outros submarinos de internet que atendem à África hoje.

Ivana Almeida Caldeira Mourão entre o filho Ivan Machado e a nora Thais Katsilis (Roas Fotografia)

Areia de Camburi

Estão em andamento as obras de ampliação da faixa de areia na praia de Camburi, 24h por dia, durante toda a semana, inclusive nos finais de semana, no trecho entre a Ilha do Socó e o píer de Iemanjá, numa extensão de 1.180 metros restaurados. A largura da praia, após a conclusão do trabalho, será de 59,1 metros. Eita!

Flores

O mercado de flores brasileiro é mais um que tem sofrido com a pandemia do novo coronavírus. Cerca de 40 milhões de flores viraram adubo ou foram para o lixo desde o início da pandemia do novo coronavírus, causando um prejuízo de R$ 300 milhões na produção. O setor foi um dos mais atingidos com o fechamento do comércio e o cancelamento de eventos. O faturamento da cooperativa Veiling Holambra, por exemplo, um dos principais centros comerciais de flores do país, caiu 90%.

Crescimento

No consolidado de 2019, o e-commerce ultrapassou a marca de R$ 60 bilhões em faturamento e atingiu 148 milhões de pedidos. E de 1º de janeiro até 30 de abril de 2020, já foi atingido 32% do resultado de todo o ano anterior. Os dados integram a 41ª edição do Webshoppers, relatório sobre e-commerce elaborado pela EbitNielsen. Para o especialista em sistemas de gestão Renato William, a pesquisa reflete uma realidade imposta pela necessidade e que só deve crescer. “A tecnologia se mostrou uma grande aliada das empresas durante a pandemia e os negócios digitais continuarão crescendo, pois os consumidores estão cada vez mais acostumados a comprar online. Nos mais diversos segmentos, melhorar a infraestrutura de tecnologia das empresas será uma grande tendência pós-pandemia”, destaca.

CIRCUITO

A TÃO ESPERADA reforma do Mercado Capixaba, em Vitória, teve seu projeto complementar apresentado pela empresa ML Projetos Eireli e aceito pela Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória e Secretaria Municipal de Cultura. A empresa deverá entregar os projetos executivos até 27 de julho, possibilitando a abertura da licitação para a obra, que ainda não tem data para ser iniciada.

PORQUE hoje é sexta-feira, confira a agenda de shows ao vivo nas redes sociais: Inácio Rios, 16h (YouTube); Israel e Rodolffo, 17h (YouTube); Anavitória, 19h (YouTube); Luiza e Maurílio, 19h (YouTube); Maisa, 19h (YouTube); Ava Rocha, 19h (YouTube); Pabllo Vittar, 20h (YouTube); Chitãozinho & Xororó, 20h (YouTube); Atitude 67, 20h (YouTube); Gusttavo Lima, 21h.

O DEPARTAMENTO Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) lançou o serviço on-line de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite que o próprio condutor abra seu processo eletronicamente direto no site do órgão. Palmas!

COM MAIS PESSOAS passando mais tempo dentro de casa, o lixo orgânico tem sido um desafio para os condomínios residenciais. “O resíduo orgânico, composto por restos de alimentos, representa em média 50% do resíduo domiciliar urbano, que poderia ser transformado em adubo, mas ainda é destinado a aterros sanitários”, diz o especialista em sustentabilidade Fernando Beltrame.

A DICA de leitura para o fim de semana é a obra “Um lugar bem longe daqui”, de Delia Owens (ed. Intrínseca), que mostra a história da menina Kya Clark, que enfrenta anos de rejeição, em uma trajetória muito sensível. Emocionante.

TEMPO para o coração. A Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) e a Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages) convidaram o padre Gudilace Oliveira e o pastor Usiel Carneiro para a live “Um tempo para o coração”, que acontece segunda-feira, às 17h, por meio da plataforma Teams, com mediação da magistrada Marianne Judice.

EDUARDA Buaiz comemora o Dia Nacional do Café, celebrado no domingo, com novidades. “Produzimos um café totalmente capixaba que nos representa no mercado, com diferentes versões, todas produzidas com grãos selecionados e certificados com o selo de controle de pureza e qualidade da Abic”, disse ela, que aproveita a data para também celebrar o Dia do Barista, profissional especializado em cafés de alta qualidade.

O CURSO de Pedagogia da faculdade Estácio Vitória e Vila Velha realiza a Semana da Pedagogia com palestras virtuais gratuitas e abertas ao público com profissionais da área. Hoje acontece o encerramento com os coordenadores Fábio Amorim e Sandra Raimundo. As palestras são transmitidas pela plataforma Teams pelo link http://encurtador.com.br/JPU01.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 21 de maio
Próximo artigoColuna 23 de maio
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here