Parabéns!

Bom dia aos aniversariantes da próxima semana: Carmem Dolores Souto, Gisela Chervet e Sandra Pavan, amanhã; Herlon Ribeiro, Marinere Tristão, Rafael Gualandi e Samia Creimer, dia 25; Martha Paiva, José Sales Filho, Júnior Torezani, Márcia Celga, Serjão Magalhães e Luciana Roberty, 26; Alexandre Paulinelli, Aída Pimentel, Idalberto Moro, Maria Helena Sandoval e Terezinha Calixte, 27; Miguel Sarkis Filho, José Carlos Vilar, Duba Andrade e Rose Duarte, 28; Kika Guzzo de Rezende, Raigna Nascimento, Maria Júlia Littig, Marcos Madureira, Doriene Moraes e Renato Ferraz Martins, 29; Cristina Gomes, Luciane Serrano, Kler Ferraz, Mitzi Mendonça, Heliane Duarte, Ingrid Moreira Mendonça e Flávia Mignone, 30.

Eles nas redes sociais

“Quanto mais eu penso em Deus, mais gratidão eu sinto. Tô aqui, tô com vida, tô cheia de fé e força pra nunca desistir. Deus é bom. Deus é maravilhoso”

@palavraseverdades

***

“Para viver novas relações você precisa primeiramente se limpar por dentro das antigas!”

@silencio.divino

A maquiadora Gleyci Sassi, em Cabo de San Lucas, no México, onde participou de evento dando palestra sobre makes no início deste ano

Autoestima nas redes sociais

Quase metade dos sul-americanos tem a sensação de que a sua vida não é tão boa ou interessante como a das outras pessoas que estão nas redes sociais. Esse é o resultado de um estudo realizado pela Getty Images e pela empresa de pesquisa YouGov, que teve mais de 10 mil entrevistados. Pior: o percentual aumenta nas gerações mais jovens. Enquanto 30% dos baby boomers sentem que as próprias vidas não são tão boas, na geração X, esse número sobe para 40%, nos millennials para 55% e na geração Z para 63%. Nítido que é falta do que fazer! 

Leão

Menos da metade (46,2%) dos contribuintes acertou as contas com o Leão em quase três meses de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. O tributarista Alexandre Lamberti diz que, mesmo com o prazo prorrogado para 30 de junho, devido à pandemia, muitos estão deixando para a última hora.

***

Ele cita como novidades a antecipação no cronograma de restituição, cujo pagamento começará no fim de maio e terminará no fim de setembro; o fim da dedução da contribuição para o INSS dos trabalhadores domésticos; declaração dos bens dos dependentes; e doação, diretamente na declaração, de até 3% do imposto devido para fundos de direito dos idosos.

***

A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado, o equivalente a R$ 2.196,90 por mês, incluído o décimo terceiro. “Não declarar trava toda a vida cadastral da pessoa. A certificação digital é que vai ser a pedra no sapato de muita gente”, afirma.

Simone Rios em clima descontraído com Rafael Balla, nas montanhas capixabas (Bruno Afro)

Papete 

As últimas temporadas de moda foram tomadas por itens que resgatam a moda dos anos 90, como por exemplo a papete. A sandália já conquistou os pés das fashionistas, em especial da cantora Manu Gavassi, mas ainda divide opinião entre as consumidoras comuns. “É um estilo de calçado que proporciona conforto. As plataformas e os fechos com velcro dão um toque ainda mais esportivo e moderno para as produções”, afirma a consultora de imagem e estilo Lorrayne Maia.

Causa ambiental

A causa ambiental, que entrou na vida da atriz Jane Fonda aos 82 anos, será tema do seu próximo livro “O Que Eu Posso Fazer?”. A dedicação da ativista e a paixão pelo assunto são tantas que ela chegou a mudar de estado. Hoje vive em Washington DC, exatamente para ficar mais perto da Casa Branca. Jane ganhou as manchetes do mundo depois que, inspirada por Greta Thunberg, criou o movimento “Fire Drill Friday’s”: série de protestos que ela decidiu fazer todas as sextas-feiras em frente ao Capitólio, o Congresso americano, para exigir ações de líderes políticos para solucionar a emergência climática.

Leite materno

A Semana Mundial de Doação de Leite Humano acontece até segunda-feira com ações coletivas virtuais, realizadas pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Br), com todos os estados do País. Este ano, entre os meses de janeiro a abril, o Espírito Santo contou com 1.037 doadoras, coletando 2.861,3 litros de leite humano e atendendo 671 recém-nascidos internados na Utin. No mesmo período de 2019, o Estado tinha 1.245 mães doadoras, 2.287,6 litros de leite e 746 bebês alimentados com leite doado.


O médico especialista em dor crônica André Félix (Marcos Paulo)

Cuidados com a alimentação

Naira Fraga explica que é fundamental ter uma alimentação saudável e balanceada para manter o sistema imunológico fortalecido. “O consumo de pelo menos cinco porções de frutas por dia, verduras, legumes, carnes magras, sementes e oleaginosas, como semente de abóbora e castanha do Pará, e alimentos ricos em ômega 3, fornece nutrientes indispensáveis para uma boa resposta imunológica. Além disso, é importante praticar exercícios físicos em casa e cuidar da saúde do sono”, explica a nutricionista da Medquimheo.

Na ponta

O Espírito Santo conquistou o primeiro lugar no ranking da transparência ao fazer contratações emergenciais durante a pandemia da Covid-19, disse o governador Renato Casagrande à coluna. O levantamento foi realizado pela Transparência Internacional, que analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais. Distrito Federal e Goiás ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. “É com trabalho que superaremos sempre a mentira”, afirmou Casagrande.  

Desmatamento

O Brasil perdeu o equivalente a uma cidade de Porto Alegre de floresta amazônica no mês de abril, segundo informações divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Imazon. O total desmatado no mês é o maior dos últimos 10 anos, devastando também terras indígenas. O desmatamento atingiu 529 km², um aumento de 171% em comparação com abril do ano passado.

Acesso à internet

No Brasil, 4,8 milhões de estudantes ente 9 e 17 anos não têm acesso à internet em casa. O dado faz parte de uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que será lançada na íntegra em junho. Com o levantamento, a organização irá medir quantas crianças e adolescentes estão sem acesso a aulas online e outros conteúdos de internet que garantam a continuidade do aprendizado, já que a maioria das escolas segue fechada.

CIRCUITO

E TOCA A VIDA! Cada novo ano merece orações, chamegos em família e principalmente o “Obrigado Senhor!”. Feliz com meu aniversário hoje!

O ESPETÁCULO “Os Saltimbancos” é a próxima atração do Diversão em Cena ArcelorMittal Online, amanhã, às 16h, pelo Instagram (@diversaoemcena), Facebook (Facebook.com/DiversaoEmCena) e YouTube (@diversaoemcenaonline).

Nossos sentimentos aos familiares do inesquecível amigo Amim Abiguinem, falecido ontem. Que Deus o tenha!!!

No último dia 6, foi aprovada, em sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), a designação de juízes eleitorais para o pleito municipal de 2020. O magistrado José Luiz Altafim, com sua ampla experiência, foi designado para cargo de juiz Eleitoral de Vitória.

UMA DICA de filme para o fim de semana é “Sergio”, produção original da Netflix. Wagner Moura interpreta o diplomata Sergio Vieira de Mello, durante os dias de missão da ONU no Iraque.

No último fim de semana, 112 estabelecimentos comerciais foram notificados e tiveram de fechar as portas na Serra. Detalhe: um dos locais é uma casa de shows, em Jacaraípe, que estava anunciando a realização de um show, desobedecendo aos decretos municipal e estadual. Durante a fiscalização da prefeitura, os equipamentos que seriam utilizados no show foram apreendidos.

CELEBRADO há 25 anos na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio, que propõe reduzir o sedentarismo em todo o mundo, acontece na próxima quarta-feira de forma virtual, devido ao isolamento. Para participar, basta praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. Vale dançar, correr, pular, fazer alongamento, entre outras. Agendei! Estarei total nessa!

O Projeto Máscara Solidária, uma iniciativa de docentes do Centro de Ciências da Saúde da Ufes, já entregou 3.530 máscaras de tecido para 10 instituições ou coletivos que desenvolvem trabalho social. No total, já foram confeccionadas 7.500 máscaras.

Márcio Mendes Mello e Roberta Mello comemoram mais um reconhecimento nacional da Pharmapele, maior rede de farmácia de manipulação do Brasil, no qual eles são franqueados no Espírito Santo com a loja Pharmapele Vila Velha. A rede recebeu mais um selo de excelência, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

ALUNOS do 5º ano da Escola Monteiro, ao realizarem uma atividade sobre patrimônio cultural capixaba, acabaram criando uma animação no Jamboard, uma plataforma do Google que funciona como uma lousa interativa, com recursos alternativos e que permitiram interação entre a turma, disse Jackeline Gusman.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 22 de maio
Próximo artigoColuna 24 de maio
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here