PÉROLAS

“Quando se tem força de vontade, vamos muito longe”

Marcos Rebuli da Rocha, sargento reformado da Polícia Militar do ES, que perdeu a mão direita em um acidente em 2018 e acaba de ganhar uma prótese de mão biônica. Palmas! Muitas palmas! Amém!

***

“São empresas com balanços frágeis e não conseguem boa interlocução com o banco”

José Carlos Bergamin, diretor da Fecomércio-ES, sobre dificuldade de empresários em conseguir empréstimos

***

“Campanha eleitoral tem de superar fake news”

Diogo Rais, professor de Direito Eleitoral, dizendo que é preciso rastrear e punir os responsáveis por campanhas de desinformação. Difícil! É como malhar em ferro frio!

A universitária Pérola Lynda num clique das lentes de Ana Stein (divulgação/Ana Stein)

Eles nas redes sociais

“Em cada situação negativa há algo bom escondido. E é nisso que eu foco”

@templodamente

***

“Intimidade não tem a ver com o tempo. Intimidade é energia”

@meditacaohooponopono

NOSSA DICA

Ajuda para as famílias

Com as medidas adotadas por causada pandemia da Covid-19, praticamente todas as escolas estão fechadas, ainda sem uma previsão de retorno. Por isso, muitos pais estão acompanhando os filhos nos estudos, uma rotina nova em muitas famílias. Assim como as escolas foram pegas de surpresa com a situação, alguns pais também estão perdidos, pois não possuem formação para dar esse suporte aos pequenos. Nossa dica é consultar o Guia para Pais da CulturedKids, que acaba de ser traduzido pela Holistica Foundation, sendo disponibilizado pela Associação Livros para a Vida (www.alpv.org.br, clicar em “artigos”). Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do homeschooling, que é a prática de ensinar os filhos em casa. É um ótimo recurso para este momento.

Filhos em casa? Guia para que você não enlouqueça (Divulgação)

Máscara com boca

A criatividade é realmente algo sem limites. A última agora são as máscaras faciais que possuem uma espécie de boca que abre e fecha para que as pessoas possam se alimentar sem que precisem retirar a proteção. A criação de inventores israelenses tem dois modelos: um com alavanca e uma opção mais moderna, permitindo que a abertura aconteça assim que o alimento se aproximar da boca.

Receita secreta

O cachoeirense Helio Bocão, famoso por seu restaurante na Capital Secreta, servia uma carne assada de comer de joelhos. A pedido da coluna, o chef Juarez Campos reproduziu a receita. Anote aí: 1,5kg de lagarto; bacon em tiras para rechear; vinha d’alho (cebola ralada, vinagre, vinho branco, alho amassado, noz moscada, salho ou pasta de sal com alho; pimenta do reino; louro. Para o molho: 1 cebola media picada; 2 tomates grandes sem pele e sementes; salsinha picadinha; meio pimentão verde picadinho (opcional); 1 colher (de chá) de extrato de tomates; 2 dentes de alho amassados.

***

Para o preparo, Juarez sugere limpar a carne (deixar a camada de gordura) e recheá-la com tiras de bacon. Amarrar a carne bem apertado com um barbante. Deixá-la na vinha d’alho por uma noite. Fritar a carne para dourar bem de todos os lados. Junte a cebola e o alho e deixe murchar bem, junte os tomates, o extrato de tomates, a salsa, o pimentão, a vinha d’alho e 1 copo de água. Deixe cozinhar lentamente até amaciar bem. Se precisar junte mais água, retire o barbante, fatie a carne contra as fibras e engrosse o molho. Acerte o tempero e cubra a carne com o molho. Sirva com batatas coradas.


Raigna Vasconcelos em seu dia a dia nessa pandemia. Fazendo lives para ajudar a população a se adaptar à nova rotina

Dos Namorados

A menos de um mês para o Dia dos Namorados, muitos casais buscam alternativas para não passar o 12 de junho em branco. A cerimonialista Stella Miranda vai dar uma ajudinha. Em parceria com decoradores e com a chef Claudia Moulin, vai criar kits para jantares mais do que românticos. “Levamos para a casa da pessoa que contrata o serviço todo o material, montamos a mesa, a comida… deixamos tudo pronto e saímos para poderem curtir a noite”, conta.

Barreira acústica

O barulho em excesso atrapalha o sono e aumenta o estresse. Para esse incômodo, a arquiteta Roberta Drummond indica a janela acústica de sobreposição. A construção em PVC, vidros especiais e sistema exclusivo de vedação garantem redução capaz de deixar a maioria dos ruídos do lado de fora. “A barreira extra é habilitada para aumentar significativamente o nível de atenuação acústica e proteção térmica de uma janela normal”, explica.

Presentão

Uma italiana sortuda foi a premiada da ação que rifou uma pintura de Pablo Picasso nesta semana. A obra “Nature morte”, avaliada em 1 milhão de euros, foi doada pelo colecionador bilionário David Nahmad para a campanha de arrecadação de dinheiro para projetos de abastecimento de água na África. Cada bilhete foi vendido por 100 euros. Um presentão!

Hábitos

Um levantamento realizado pela Kantar com mais de 25 mil consumidores na última semana do mês de abril apontou que, com mais tempo em casa, os brasileiros estão dormindo mais. Entre os entrevistados, 48% confessaram estar dorminhocos, enquanto 44% andam se dedicando mais à leitura, 43% focando no desenvolvimento pessoal e 36% evitando os noticiários. Quanto às expectativas para o fim da pandemia, 52% desejam encontrar os amigos e 49% querem rever a família.

Pijama social

Pensando em facilitar a vida dos profissionais que estão em home office, uma empresa japonesa inovou ao criar um pijama social. A camisa é metade pijama e metade roupa social, evitando a necessidade de trocar a vestimenta para que a pessoa participe de reuniões por vídeo. A única missão do profissional é ficar esperto para não deixar os colegas e o chefe verem o traje por completo.

Trabalho no condomínio

Com o trabalho remoto em alta, moradores questionam sua regularização nos prédios residenciais, pois na maioria deles a convenção não permite e não há legislação municipal para isso. O síndico terceirizado Luiz Castellar diz que, tanto as prefeituras quanto os condomínios vão precisar se adequar a essa nova realidade. “Desde que não haja atendimento, sou favorável ao home office legalizado com a possibilidade de alvará específico. Quando tiver uma empresa instalada em um endereço residencial, o IPTU vai se transformar em comércio-serviço. Ou seja, vai ficar mais caro”, avalia.

Artigo anteriorColuna 23 de maio
Próximo artigoColuna 25 de maio
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here