A Palavra

Para começar bem a semana: “Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo”. (2 Coríntios 4:7-10)

Eles nas redes sociais

“Nunca tive tanta vontade de sentar numa cadeira de plástico, bater na mesa e gritar ‘aí é que tá’ em toda minha vida”

@Sukitabr

***

“Prestes a abandonar minha forma física e existir só como um conceito”

@gsdenadai

O fotógrafo Ciro Trigo com a gatinha Mel, na comemoração do aniversário de sua noiva, Rafaela Natulini, antes da pandemia

Corpus Christi

A recomendação de dom Dario Campos para a festa de Corpus Christi é acompanhar a procissão de casa e ornamentar as fachadas com flores, toalhas, velas… Segundo ele, não será possível confeccionar tapetes para evitar a aglomeração de pessoas. O arcebispo orienta também a organizar a procissão sem povo, apenas com veículos. A Missa Crismal ou dos Santos óleos, que acontece normalmente na quinta-feira, será realizada na Arquidiocese de Vitória no dia 11 de junho, a portas fechadas.

Criatividade

Os países vão, aos poucos, permitindo a reabertura do comércio. E haja criatividade para manter o funcionamento tendo de adotar todas as medidas preventivas necessárias de enfrentamento ao coronavírus. Em Amsterdã, um estabelecimento testa acomodar os clientes em espécies de estufas, e, na Suécia, um casal abriu restaurante com uma única mesa, onde não há garçons e a comida é levada em uma cesta da janela do restaurante por meio de um sistema de roldanas.

#UmPorTodosETodosPorUm

O empresário Raimundo Nonato, responsável pelo evento gastronômico Roda de Boteco, que começou dia 15 e acontecerá até o dia 30, disse que a edição deste ano está acontecendo principalmente para apoiar os bares, pois esse é um setor que está sofrendo muito com a pandemia. “Estamos fazendo a nossa parte, investimos cerca de R$ 100 mil do próprio bolso para que o evento acontecesse. O setor é muito importante para a economia e emprega, em média, 90 mil pessoas no Estado. É hora de ser solidário e prestigiar o seu boteco de coração”, disse.

Mariângela e sua filha Luiza Moura, que inaugurou espaço de roupas femininas na Praia do Canto, pensadas para a mulher real com os mais variados tipos físicos

Maio Amarelo

De acordo com um recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morre todos os anos, vítimas de acidentes no trânsito. O Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Para o Diretor da Contauto, Apolo Figueiredo Rizk, é muito importante que o tema seja amplamente discutido, pois muitas vidas são perdidas no trânsito e os principais fatores são embriaguez ao volante, uso de tecnologia e também a falta de manutenção do veículo.

Diagnóstico precoce

Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos, liderados pelo Centro Oncológico Kimmel da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, demonstrou ser possível utilizar um exame de sangue para detectar tumores em pessoas assintomáticas e que nunca tiveram o câncer diagnosticado anteriormente. O estudo, publicado pela revista Science, teve início em 2016 e acompanhou 9.900 mulheres. Os exames de sangue permitiriam a detecção de tumores como os de cólon, de mama, de ovário, de apêndice e os linfomas. 

Lives de chefs

Chefs estrelados têm preparado sessões virtuais de gastronomia, com o objetivo de entreter e de ensinar receitas a quem não sabe cozinhar. O italiano Massimo Bottura, por exemplo, criou o programa “Kitchen quarantine”, com transmissão no Instagram para mais de um milhão de seguidores que já acompanhavam o dia a dia do dono de três estrelas Michelin por seu restaurante Osteria Francescana, em Modena, na Itália. Por aqui, os chefs Bela Gil, Rita Lobo e Pedro de Artagão e o churrasqueiro uruguaio Alejandro Nuñez são alguns dos profissionais da cozinha que aderiram à moda.

Di Fassarella, sempre atenta a sua proteção e a dos outros, escolheu máscara com estampa de onça
 

Máscaras temáticas

A obrigatoriedade do uso de máscaras faciais abriu um nicho de mercado para os empreendedores ou para quem sabe costurar: a oportunidade de faturar com a produção de máscaras infantis temáticas. Tem gente garantindo a renda fabricando máscaras de princesas, super-heróis e outros personagens. Algumas peças são tão elaboradas que poderão continuar a ser usadas como fantasias depois que a pandemia acabar.

CIRCUITO

HOJE é Dia da Indústria, Dia do Massagista, Dia da Toalha, Dia Nacional da Adoção, Dia do Trabalhador Rural, Dia Internacional do Sapateado, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, Dia da Costureira, Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e Dia Internacional da Tireoide. Amanhã, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e Dia do Revendedor Lotérico.

AS LIVES nas redes sociais estão ganhando muitos adeptos. Para participar de uma transmissão ao vivo, é preciso tomar cuidados com o enquadramento da câmera, com a linguagem e com a voz. Uma das principais dicas é “falar com entusiasmo”, segundo especialistas.

Comerciantes e empreendedores que aguardam a entrega de encomendas nas lojas físicas, mas que estão com os estabelecimentos temporariamente fechados, devido à quarentena, podem ir até uma unidade dos Correios para fazer a retirada do objeto. A tentativa de entrega nesses locais, na maioria das vezes, não está alcançando êxito.

Cerca de 200 veículos removidos e apreendidos em depósitos serão leiloados pelo Detran/ES na próxima quarta-feira, às 15h. As informações estão disponíveis no site do órgão na área de editais de leilão. Também será realizado leilão eletrônico de 500 toneladas de sucata inservível de veículos apreendidos pela Polícia Civil, sob a guarda departamento de trânsito, amanhã, às 15h. Existem, ao todo, mil toneladas de ferro-velho por lá!

O AEROPORTO de Vitória VIX recebeu a certificação de “Aeródromos Sustentáveis”, que reconhece os aeroportos comprometidos com o desenvolvimento sustentável do setor aéreo. A premiação é desenvolvida pela ANAC, que implementou o programa no final do último ano.

Beatriz Torezani Sacramento, aluna de Engenharia Sanitária e Ambiental do Ifes Vitória, participou do LaPassion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network). Nos últimos dois meses, a estudante esteve imersa em plataformas virtuais, em cooperações com outros estudantes, elaborando um projeto de modelo de rua junto com ponto de ônibus acessível.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here