Eles nas redes sociais

“Gente qual a DIFICULDADE que as pessoas têm de APENAS se colocar no lugar do outro?”

@rafauccman

***

“Se todo mundo concordar que esse ano foi perdido, a gente combina de esquecer ele e ano que vem a gente faz aniversário com a idade que faria esse ano e assim sucessivamente…”

@vitor_tose

A modelo Amanda Loyola produzida pelo expert em makes Ricardo Silveira

Guerra x crime

Quando assumiu a pasta, em abril, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel da Polícia Militar Alexandre Ramalho, disse que o desafio era o de reduzir o número de homicídios no Espírito Santo, que havia atingido 140 vítimas em março. Ele diz que a curva foi achatada para 94 mortes em abril, caindo em maio para o registro de 76 homicídios, a menor marca histórica do mês desde o ano de 1996. “Temos como meta terminar 2020 com uma redução de 2% (em relação a 2019) nos índices de violência”, avisa.

Menos comarcas

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) decidiu reduzir o número de comarcas no Espírito Santo. Ao todo, 28 municípios vão perder suas unidades judiciárias e deverão ser atendidos em municípios vizinhos. Os moradores do interior serão os mais prejudicados com a medida, que vai dificultar o acesso à Justiça. Na cidade de Rio Bananal, por exemplo, o cidadão terá que se deslocar cerca de 45 quilômetros até Linhares para conseguir atendimento da justiça estadual.

Eclipse de morango

O mês de junho começa com fenômenos raros e eventos astrológicos importantes. Amanhã, será possível ver um eclipse lunar, entre 17 e 21h, que acontece a cada 50 anos e é conhecido como “lua de morango”. Segundo a Nasa, a Lua, nesta época do ano, recebe um tom mais avermelhado e o nome (strawberry moon) faz referência à temporada de colheita de morangos no hemisfério norte. Já no dia 21 acontece o eclipse solar, que poderá ser visto na África, Ásia e no sudeste da Europa.

Kátia Laranja, Lílian Nogueira e Júnia Perenzin antes da pandemia (Cloves Louzada)

Crianças

As crianças em casa tendem a estar o tempo todo inventando formas diferentes de se divertir. É aí que o risco de acidentes aumenta. Os pais precisam ficar atentos, para evitá-los. “Prevenir é, sem dúvida, a melhor forma de preservar os pequenos, afinal, com essa crise sanitária, ir até um hospital em busca de atendimento também se tornou arriscado. Isso deve ser feito em último caso. É mais aconselhável tentar um horário para ir até o consultório de um médico especialista, adotando todas as medidas de proteção contra o coronavírus”, orienta o médico ortopedista Marcos Robson Alves.

Transformação digital

Um acordo entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a empresa internacional de tecnologia Cisco, com foco na transformação digital, vai envolver projetos em diversas áreas, como infraestrutura de informação e comunicação, qualificação de trabalhadores em novas tecnologias e inovação e melhoria de serviços digitais de instituições públicas. Outra ação prevista é a implantação de um programa de educação em cibersegurança com meta de qualificar sete mil jovens.

Aglomeração em tempo real

Como a recomendação é evitar lugares onde há muita gente, uma startup paulista criou um sistema para monitorar em tempo real a aglomeração em estabelecimentos. A ferramenta, que já existia para ônibus, foi adaptada com o intuito de fazer com as pessoas se sintam mais seguras ao saírem de casa. O dispositivo identifica o número de pessoas dentro de um raio de 15 metros por meio de códigos emitidos pelo celular do cliente. Após pesquisar o estabelecimento, o usuário terá informações em tempo real sobre a métrica de aglomeração, a data e o horário.

Funcionalidade

Pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, o cidadão conta com várias funcionalidades que auxiliam no cumprimento da declaração e facilitam o trabalho dos profissionais de contabilidade em eventuais pendências. Uma de interesse especial, segundo o auditor fiscal Gelson Guarçoni, é a que informa sobre a retenção ou liberação da declaração na malha fina e o pagamento da restituição do IR, bem como a emissão das quotas mensais do imposto já acrescidas de juros e mesmo de multa por atraso, se for o caso.

Cannes sem vencedores

Como forma de apoiar o cinema em tempos de crise, o Festival de Cannes vai revelar na próxima quarta-feira, dia 3 de junho, a seleção oficial de filmes que deveriam competir na edição deste ano, cancelada por causa do novo coronavírus. A seleção deverá contar com cerca de 50 filmes, sem diferenciá-los por categorias e sem apontar vencedores ou perdedores. Apesar de nenhuma obra ganhar a Palma de Ouro, a organização do evento decidiu que os filmes poderão usar o prestigiado logotipo de Cannes.

CIRCUITO

“O VERDADEIRO empreendedor tem a habilidade de acertar o alvo que ninguém vê e não aquele que todos enxergam”. Brian L. Roberts, empresário bilionário americano e presidente da Comcast, uma empresa que fornece produtos e serviços a cabo, entretenimento e comunicações, fundada por seu pai, Ralph J. Roberts. Bom dia!

NOSSOS sentimentos aos familiares do médico capixaba Rafael Mussiello, falecido ontem.

O PARQUE Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, completa 30 anos amanhã, quando também é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para registro da data, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realiza um calendário de lives no perfil oficial @meioambientees, até o próximo sábado.

Felipe Bertrand, juiz de direito, que é filho dos nossos amigos Márcia e Luiz Moulin, decidiu formar uma banda e está divulgando sua primeira composição, chamada “Tudo vai dar certo”.

O Núcleo de Línguas da Ufes está retomando as atividades de forma remota a partir desta semana. A decisão foi tomada após uma pesquisa com os alunos, a fim de avaliar as condições de acesso à internet e a possibilidade de implementar atividades online.

A FACULDADE PIO XII realiza até amanhã o 1º Encontro Virtual de Biomedicina, por meio de lives no Instagram da instituição. Entre os convidados está o biólogo Alexandre Bittencourt, que coordena um hospital em Minas Gerais. Serão dez palestras ao todo.

NOVO golpe na praça. Desconhecidos, utilizando mecanismos fraudulentos, estão conseguindo efetivar empréstimos consignados em nome de servidores, principalmente aposentados, junto a instituições bancárias, sem o conhecimento da potencial vítima.

A PORTOCEL celebra a Semana do Meio Ambiente com seus colaboradores e familiares. Dentre as ações, os funcionários vão receber em suas residências sementes de hortaliças e orientações para o cultivo. Já os filhos participam do concurso de desenho, cujo tema é biodiversidade.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorBodas de prata de Andrea e Wilson Richa – Fotos: Cloves Louzada
Próximo artigoColuna 05 de junho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here