A Palavra

Para começar bem a semana: “Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai”. (1 João 2:11-13)



Eles nas redes sociais

“Hoje não deu, mas amanhã sem falta eu vou tomar um rumo”

@lacerda

***

“Amiga, estou com uma dor na coluna hoje, deve ser de tanto carregar nossa amizade nas costas”

@luscas

Mariana Coelho (Cloves Louzada)

Mamão descartado

O setor de exportações de frutas frescas sofreu queda de até 77% nas vendas externas no mês de maio, em relação a igual período do ano anterior. Um dos motivos é a falta de aviões para o transporte da mercadoria. Muitos deixaram de circular por causa da pandemia. Jarbas Alexandre Nicoli, produtor de mamão papaia de Jaguaré, Norte do Estado, teve de se desfazer de 300 toneladas de mamão que não foram comercializadas, em apenas um mês. Pior foi a situação de alguns vizinhos, que foram obrigados a descartar até 1.500 toneladas da fruta.

Vai dar samba?

Com otimismo e molejo no pé, as escolas de samba capixabas programam os lançamentos dos seus enredos para o próximo Carnaval. A Andaraí, que vai desfilar no grupo especial em 2021, apresenta o seu no dia 5 de julho, a partir das 12h30, por meio da live “Andaraí Em Casa” em seu canal no YouTube. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Edvaldo Teixeira, diz que a tendência é que outras escolas também apresentem seu samba assim, como já foi feito pela MUG.

Omissão

Existe aquele velho ditado que diz “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”… Então, isso não é certo! Aliás, é criminoso não meter a colher! De acordo com o advogado criminalista Flávio Fabiano, o Código Penal é muito claro com relação a isso. “Se uma pessoa pede socorro durante um crime, quem está negando ou ignorando ajuda comete crime de omissão de socorro, e isso pode resultar em pena de até seis meses. É nossa obrigação como cidadão chamar a polícia, auxiliar a quem precisa de ajuda”, disse.

Marco Aurélio Buzzi e Katcha, Cyntia e Anníbal Rezende Lima, antes da Covid-19 (Cloves Louzada)

Autorização

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) e as empresas de cursos estão autorizados a retomarem as aulas presenciais no Estado. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) definiu procedimentos a serem cumpridos para que os processos sejam mais eficientes, ágeis e sustentáveis, incluindo o distanciamento mínimo de 2,40 metros quadrados entre os alunos nas salas utilizadas para a formação teórica e o uso obrigatório de máscaras. O Detran vai fazer o videomonitoramento das atividades para garantir o cumprimento das medidas. O que ainda virá?

Zika

Um estudo inédito que teve a participação de 30 pesquisadores brasileiros e publicado na revista Science indica que algumas alterações no DNA, em neurotransmissores e em proteínas podem explicar o porquê de algumas mães que tiveram zika darem à luz bebês com microcefalia. A pesquisa, realizada com tecnologia 100% nacional, é um grande passo para conseguir um medicamento que ajude a tratar a síndrome congênita do zika.

Proteção hospitalar

Se a captação de recursos em uma instituição filantrópica é essencial durante todo o ano, o que dirá em uma pandemia! Além da alta na demanda, houve um aumento absurdo nos preços de insumos como luvas, óculos, aventais, máscaras, álcool e demais itens de proteção. Recentemente, o Sindifisco/ES doou 85 mil luvas ao Hospital Evangélico de Vila Velha, que está utilizando, por mês, cerca de 250 mil luvas e 20 mil máscaras cirúrgicas. Qualquer ajuda é bem-vinda. Informações pelo telefone (27) 3016-4070 ou pelo celular 99727-7723.

Lorena Baldotto em uma live sobre fertilidade (Divulgação)

Prejuízo no futebol

A paralisação do futebol e a falta de torcedores nos estádios devem resultar em uma queda de receita entre R$ 1,3 bilhão e R$ 1,9 bilhão nos grandes clubes brasileiros, segundo estudo da EY Consultoria. Isso representa uma redução entre 22% e 32% em relação à renda do ano passado, acentuando ainda mais o abismo entre times organizados e os que possuem finanças comprometidas.

CIRCUITO

DATA. Hoje é Dia de Cachoeiro, nossa amada Princesa do Sul! Aos conterrâneos, amigos e nossos familiares, aquele abraço!

O HAPPY HOUR migrou para as casas dos capixabas. É em família, e com a presença online de amigos, que essa forma de entretenimento vem se consolidando e fez aumentar as demandas do delivery das cervejas artesanais. Leonardo Leal, empresário do setor, explica que a nova maneira de consumir álcool potencializou os negócios.

Catarina Cecin Gazele, procuradora da Justiça, é a convidada especial do Webinar de Direito da Faesa Cariacica, que acontece hoje, às 19h. O evento irá discutir a teoria e história da Lei Maria da Penha. A professora Aline Vasconcellos do Vale intermediará a palestra virtual, que irá contar com a participação de alunos do curso e também é aberta ao público em geral. Inscrições no https://bit.ly/webinar-cariacica.

As festas juninas, tão tradicionais nesta época do ano, mudaram de formato. Agora, elas acontecem em casa mesmo, com direito a decoração especial e comidas típicas, que são preparadas pelas próprias famílias ou adquiridas via delivery. Inclusive, atualmente, na Grande Vitória, há muitos bufês oferecendo o serviço. E as bombinhas e os fogos?

A ÚLTIMA edição da contação de histórias online do Viagem pela Literatura traz a magia das histórias do escritor Monteiro Lobato, famoso pelo Sítio do Picapau Amarelo. Os vídeos estão disponíveis no YouTube da Prefeitura de Vitória.

Uma pesquisa será realizada para coletar informações sobre o impacto da Covid-19 nos setores cultural e criativo em todo o País. O trabalho é fruto de uma articulação entre pesquisadores, sociedade civil e instituições parceiras, incluindo a Secretaria da Cultura (Secult), e vai ouvir artistas, técnicos, empresários e membros de grupos tradicionais por meio de um questionário online. A ideia é disponibilizar boletins com resultados parciais periodicamente.

O NOVO LIVRO da italiana Elena Ferrante, “A vida mentirosa dos adultos”, será lançado no Brasil no dia 1º de setembro. A trama narra os conflitos da adolescência de Giovanna. Ferrante é famosa por “A Amiga Genial”, que deu origem a uma série de livros sobre as amigas Lenu e Lila, adaptada pela HBO recentemente.

A revogação da portaria que exige o prazo de 90 dias para que um funcionário demitido possa ser recontratado está sendo estudada pelo governo federal. A ideia é reduzir o prazo, enquanto durar a pandemia, permitindo a recontratação imediata.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorO livro da autora Kiera Cass que será adaptado em um filme
Próximo artigoDesfile das escolas de samba capixabas está mantido em 2021
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here