Eles nas redes sociais

“A dor ensina pela prova. O amor ensina na hora do recreio”

@apalavrei

***

“O Facebook me mostra lembranças de anos atrás e eu percebo que uso as mesmas roupas como se fossem novas”.

Hanna Estevam

A bonita design de joias Karla Bautz, em um ensaio especial (Claude Coimbra)

Sem internet

A necessidade da realização das atividades de trabalho em casa tornou a internet um serviço essencial, conforme decreto 10.282/20, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Desta forma, as falhas de conexão transcenderam o lado pessoal. Especialistas em Direito do Consumidor orientam que todas as tentativas de solução do problema com as provedoras de internet sejam registradas. Tem operadora que alega até problemas com o vento para justificar a falha… Hein?

Recuperação judicial

A recuperação judicial de empresas é tema de webinar gratuito, que será realizado hoje, às 17h, em uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento com a Findes. A videoconferência vai apresentar detalhes do Projeto de Lei (PL) 1.397/2020, em tramitação no Congresso, que cria regras transitórias para empresas em recuperação e também para tentar evitar que outras empresas em dificuldades cheguem a esse ponto, antecedente à falência. O palestrante será o juiz de Direito da Vara de Falências e Recuperações de São Paulo, Daniel Carnio Costa. A mediação é do advogado Bruno Finamore Simoni.

Aluguel atrasado

Com a redução na renda e o aumento do desemprego, muitos moradores estão atrasando o pagamento do aluguel durante a pandemia. Em meio à crise econômica, muitos perguntam se podem suspender ou adiar o pagamento do aluguel. O especialista em condomínios Marcio Rachkorsky explica que isso não é possível, mas recomenda que inquilinos negociem um desconto com os proprietários. “O acordo precisa ser formalizado para evitar problemas futuros”, orienta.


O advogado Flávio Fabiano faz parte de uma corrente do bem que arrecada e doa alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social (Divulgação)

Escala de cores

Para organizar as tarefas domésticas durante a pandemia, muitas pessoas lançaram mão de criatividade. Uma amiga da coluna contou que passou a fazer uma escala monocromática, para facilitar na lavação de roupa da família. Funciona assim: todo mundo da família usa uma determinada cor naquela semana, para poder bater todas as peças juntas na máquina. Já teve a semana da cor branca, da cor vermelha… todos os familiares aderiram e aprovaram.

Viagens adiadas

Um casal de norte-americanos teve de parar a viagem que fazia por várias partes do mundo por conta da pandemia. Debbie, de 64 anos, e Michael Campbell, 74, iniciaram a aventura em 2013 e já passaram por mais de 80 países, incluindo o Brasil. Porém, há mais de três meses estão em um apartamento alugado no interior do México. No início da pandemia, os dois pensaram em retornar ao país de origem, mas simplesmente não têm onde ficar, já que venderam casa, carros e até um barco para realizarem o sonho de rodar o mundo.

Testes

O antiviral experimental remdesivir, primeiro tratamento promissor na luta contra o novo coronavírus, da farmacêutica americana Gilead Sciences, será atualizado e passará por uma nova bateria de testes. Em vez da versão intravenosa, dada atualmente aos pacientes, o novo remdesivir será absorvido pelo corpo humano por meio da inalação, o que pode acelerar o uso em pacientes da Covid-19 que não estão internados em hospitais.

As aniversariantes Renata e Teresa Bedran com Camila na comemoração em estilo home party (divulgação)

Beleza íntima

Os smartphones e a internet abriram um novo campo na paquera: os nudes. Com eles, a atenção à estética das partes íntimas. “A procura por cirurgias íntimas aumentou bastante nos últimos anos: de 2014 a 2018, o aumento foi de 25%. O ganho em autoestima e confiança após a cirurgia melhora a qualidade da vida sexual dos pacientes”, comenta Ariosto Santos, cirurgião plástico e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – regional ES.

Preferência

A XP Investimentos acaba de anunciar home office até dezembro e estuda trabalho remoto permanente. No futuro, intenção é transformar os escritórios atuais em escritórios-conceito, que servirão de apoio para demandas específicas. O executivo Guilherme Sant’Anna diz que a decisão não teve motivação financeira: vem da vontade dos funcionários que, por meio de pesquisas, demonstraram ter maior qualidade de vida e efetivamente preferir uma rotina com maior possibilidade de trabalhar de casa.

CIRCUITO

HOJE haverá sessão online gratuita do Cineclube Canaã, uma parceria do Ifes de Santa Teresa com o Festival de Cinema de Santa Teresa. Serão exibidas produções nacionais classificadas em 2019 na mostra “Livre, Frenética e Índio: Esplendor e Resistência”. Transmissão às 19h, no canal do festival no YouTube.

O NOVO LIVRO da italiana Elena Ferrante, “A vida mentirosa dos adultos”, será lançado no Brasil no dia 1º de setembro. A trama narra os conflitos da adolescência de Giovanna. Ferrante é famosa por “A Amiga Genial”, que deu origem a uma série de livros sobre as amigas Lenu e Lila, adaptada pela HBO recentemente.

A revogação da portaria que exige o prazo de 90 dias para que um funcionário demitido possa ser recontratado está sendo estudada pelo governo federal. A ideia é reduzir o prazo, enquanto durar a pandemia, permitindo a recontratação imediata.

O ÍNDICE de Confiança do Consumidor (ICC) teve alta de 9 pontos de maio para junho deste ano. Com essa, que foi a segunda alta consecutiva do indicador, o ICC chegou a 71,1 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. “As expectativas em relação à economia parecem influenciadas por uma esperança de que a flexibilização das medidas de isolamento social leve a uma melhora das condições do mercado de trabalho”, avalia a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt.

Ana Gabriela lança, na próxima sexta-feira, seu primeiro álbum, chamado “Ana”, com 13 faixas. O disco traz participações do grupo Melim e Francisco Gil. Produção de Rafael Ramos.

LEITORA da capital foi parar em hospital público após ingerir alimento passado, apresentando disenteria e febre. A médica que a atendeu tratou os sintomas como sendo de Covid-19, prescrevendo antibióticos e gripais. Após uma semana, testou negativo e descobriu que estava é com gastroenterite. Por pouco não sofreu desidratação…  

A HISTÓRIA de Lucinha Turnbull, referência no rock nacional, acaba de ganhar um documentário que integra a série “MOV.doc”, do UOL. O filme reúne imagens da TV Cultura e de outros acervos, depoimentos de nomes como Lee Marcucci, Luiz Chagas, Edgard Scandurra, Guilherme Arantes, Alzira e Tulipa Ruiz, além de relatos da própria artista.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorCapixaba na Artefato RJ
Próximo artigoVitória ganha Circuito Cine Drive-In
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here