A Palavra

Para começar bem a semana: “À meia-noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos. Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos. A terra, ó Senhor, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos. Fizeste bem ao teu servo, Senhor, segundo a tua palavra. Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos. Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra”. Salmos 119:62-67



Eles nas redes sociais

“Mais um dia deitada fingindo que eu tenho o controle da minha vida”

@lacerda

***

“Tão bom ter amigos que sonham a vida junto com você”

@pedromalta_


O dublê de modelo e chef de cuisine Henrique Ferrari, em uma sessão fotográfica para a coleção de inverno de Ivan Aguilar

Desigualdade

Enquanto muitos alunos da rede pública seguem sem acesso ao ensino à distância, pela falta de equipamentos, estrutura e internet, a rede de escolas particulares faz pressão pela retomada das atividades. A situação deixa desigualdades evidentes. É preciso encontrar caminhos para que todos avancem juntos.

Trombose

No final de junho, Anitta, de 27 anos, foi surpreendida pelo diagnóstico de uma trombose na perna direita. A cirurgiã vascular e angiologista Moriane Lorenzoni alerta para alguns fatores de risco da doença, que são ficar sentado ou deitado muito tempo, tão comum neste período de quarentena. “Há outras situações que levam a um quadro de trombose, como uso de anticoncepcionais, hereditariedade, gravidez, presença de varizes, idade avançada, insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade, distúrbios de hipercoagulabilidade e tabagismo”. Atento!

Novo normal

“Qual o novo normal do rolê?”, “Quem é você na fila do pão? Um papo sobre marketing de percepção”, “Vamos falar de empreendedorismo feminino” e “Seu copo está meio cheio ou meio vazio?” são os temas de uma série de lives sobre empreendedorismo para jovens. Em todas as segundas-feiras deste julho, às 19h, no Instagram da ONG JA Espírito Santo (@jaespiritosanto), uma organização sem fins lucrativos.

Os irmãos e advogados de Cachoeiro, Luana Gasparini e Afonso Maia, em reunião de trabalho em Vitória (MVianna)

Cine Ema

As inscrições para a 6ª edição do Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine Ema, acontecem até o próximo dia 15. A “Edição Reserva Águia Branca” traz o tema “A natureza sou eu” e contemplará ações inéditas nas áreas de cinema, meio ambiente e educação ambiental. O festival deste ano será realizado online, nos meses de setembro e outubro, com premiações e cachês em dinheiro. Os filmes devem ter duração de até 26 minutos, com classificação livre.

Aulas não presenciais

Segundo o advogado Carlos Alessandro Santos Silva, especialista em Direito Educacional, uma recente decisão da 17ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, reconhecendo que a aula não presencial não se trata de quebra e/ou descumprimento de contrato, pode abrir precedentes para futuras decisões. “Não há dúvidas que a adoção das medidas ofertadas pelas instituições de ensino privadas está mantendo e assegurando a atividade educacional a todos os seus alunos, mantendo os estudantes ativos no que diz respeito aos conteúdos pedagógicos”, explica.

No leito

Os pacientes que estão internados para tratamento na Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim, passaram a participar de sessões de cinema nos leitos. “Queremos que o período de hospitalização ocorra de forma mais leve, criando condições para que o doente que está lúcido e se recuperando da doença fique mais tranquilo e menos angustiado com o isolamento”, afirma o diretor-presidente da cooperativa, Leandro Baptista, que é pneumologista e também atua na linha de frente passando visita na enfermaria aos casos do novo coronavírus.


Nelson Abreu recebeu o capixaba Tiago Hasselmann no Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, em Brasília.

Depoimento especial

Experiência inédita no Espírito Santo. Durante o Regime de Plantão Extraordinário, a 3ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim realizou uma Audiência de Depoimento Especial Online, para ouvir um adolescente de 11 anos, que teria sido vítima de abuso sexual por parte do tio-avô. A audiência foi realizada pela ferramenta de videoconferência Zoom e presidida pelo Juiz de Direito Miguel Maira Balazs, com a participação da promotora de justiça, do advogado de defesa e da mãe do menino.

CIRCUITO

UMA DAS maiores forças da economia brasileira, o agronegócio é um dos setores produtivos que mais necessitam de boas práticas de gestão. O webinar da Faesa Cariacica, “Pensamento Lean no Agronegócio”, traz uma discussão sobre o assunto na próxima quarta-feira, com Octaciano Neto e o professor e agrônomo Geraldo Ferreguetti. Transmissão às 19h.

HOJE é Dia da criação do IBGE. Amanhã, Dia Mundial do Chocolate. Na quarta, Dia do Panificador e Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador. Na quinta, Dia da Revolução Constitucionalista.

APÓS RELATAR dificuldades financeiras neste período de pandemia, a cantora Angela Ro Ro fará sua primeira live. A apresentação está marcada para o próximo sábado, às 21h30. A transmissão será pelo Instagram (Cultura em Casa), Facebook (Cultura em Casa), YouTube (Cultura em Casa) e no site culturaemcasa.com.br.

Para garantir a segurança dos moradores e turistas, a cidade de Santa Teresa recebeu R$ 1,4 milhão em obras de contenção de encostas. Por lá, o governo do Estado realiza ainda importantes investimentos na Rua do Lazer, na Ladeira Fortunato, em ponte rural, na reforma da delegacia e em sinalização.

OS PASSEIOS de carro para espairecer e o trajeto de quem não pode deixar de ir ao trabalho durante a pandemia ficam, com certeza, mais agradáveis, ao admirar as paisagens de Vitória. Os profissionais que fazem a manutenção de áreas verdes na cidade estão de parabéns!

O GLOSS é produto versátil, diz a maquiadora Urssula Agnes. “Além de usar na boca, da forma tradicional, pode também ser usado nas pálpebras e bochechas. Sem falar nos efeitos que ele é capaz de proporcionar: aumentar lábios, intensificar a cor do batom e usar como iluminador”, ensina.

JORGE ELIAS Neto acaba de lançar, pela Editora Mondrongo, o livro “Sonetos em crise”, em que se propõe a traduzir a crise do homem do Século XXI. O autor inicia a obra com uma epígrafe dedicada a Augusto dos Anjos (1884-1914).

CASEY MCQUISTON, Rainbow Rowell, Felipe Castilho, Raphael Montes e João Doederlein são alguns dos nomes confirmados da Flipop, festival de literatura focado nos jovens leitores, que acontece totalmente online de 9 a 12 de julho, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorO altar
Próximo artigoSaudades do Poeta
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here