PÉROLAS

“Tocada por aquilo a que não se sabe que outro nome dar, senão o de amor”

Clarice Lispector (1920-1977), escritora que completaria 100 anos em 2020.

***

“Deve-se viver um dia de cada vez”

Martha Zouain, psicóloga, sobre preocupações excessivas.

***

“Fizemos o que tinha que ser feito para garantir total segurança aos visitantes. Sabemos que a volta será lenta e gradual”

Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, sobre a reabertura do espaço ainda neste mês

***

“O casal também tem de identificar o que dá leveza ao relacionamento. É bom que cada um tenha um tempo para si”

Lorena Baldotto, ginecologista e sexóloga

A bonita modelo Michelle Rodrigues, em um ensaio no centro de Vitória (Cloves Louzada / La Persona)

Eles nas redes sociais

“É possível ver o lado positivo de todas as coisas sem negar a realidade, é possível amar, sem negar as sombras. Ter uma atitude mental positiva não é viver um positivismo tóxico, cego e ilusório, mas escolher diariamente se conectar com a energia da gratidão”

Luana Aguiar

***

“O sentido da vida é a expansão de consciência”

@parasermais

==

NOSSA DICA

Calça lipo

Esgotada nas grandes lojas, a calça modeladora “chapa barriga e empina bumbum”‎ é o novo hit da moda feminina – ainda mais com a balança subindo! A calça vem no modelo skinny super lipo, confeccionada em tecido jeans escuro com stretch. Com cintura alta, a novidade é que ela já vem com uma cinta modeladora em elástico com fechamento por colchetes na parte interna, modelando a cintura e comprimindo as gordurinhas. 

A calça que emagrece (Divulgação)

Fechado

O Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, está com todos os acessos fechados por barreiras físicas, inclusive o acesso à praia. A medida é para prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus. O gestor do parque, Tarciley Gonçalves de São José, informa que os quiosques de praia estão impedidos de funcionar. “Paralelamente, a comunidade vem discutindo junto às autoridades locais medidas mais restritivas para proteção durante a pandemia”, explicou.

Obras

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro da capital, passará por obras emergenciais de contenção estrutural, drenagem e outros serviços para conservação e acessibilidade, segundo edital de licitação publicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan). Há risco de desabamento do muro da escadaria de acesso à igreja. O custo será de R$ 350 mil. Construída a partir de 1765, a igreja mantém as características originais da fachada colonial e o frontão barroco, além do cemitério e dos ossários em seus corredores.

Sem estresse

Para quem quer relaxar e aproveitar o fim de semana, a coluna selecionou dicas preciosas de documentários antiestresse que estão disponíveis nos serviços de streaming. Servem  para ajudar a acalmar a ansiedade: “Liberando o stress” (Amazon Prime), “Maris – cura pela Ioga” (Netflix), “Heal – o poder da mente” (Netflix), “Caminhe Comigo” (Netflix), “On Yoga: arquitetura da paz” (Google Play) e “Hermógenes, professor e poeta do Yoga” (Amazon Prime). Anotei todos!

A modelo Ana Elisa Lopes entre as amigas Gabryelle Alves e Isabella Gomes, em um editorial fashion e divertido com produção de Humberto Alves e Rammys Teixeira (Octávio Lucas /  Duniteen e Marla Shoes)

Doação de figurinos

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi recebeu uma doação de 200 figurinos da Escola Espaço da Dança, feita pelas sócias Liliani Cunha e Alessandra Cunha. “A arte está sendo imprescindível para todos de alguma forma, e somos agradecidos a Deus por ocupar um lugar na arte que nos transforma a cada dia. Graças a Deus e à arte, seguimos com a certeza de que dias melhores virão”, afirmaram as sócias.

Tecnologia

A utilização de tecnologias da informação e comunicação já alcança percentuais expressivos no país, mas o emprego dessas soluções técnicas ainda é desigual, dependendo do tipo e do porte das empresas. A conclusão é da pesquisa TIC Empresas 2019, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. “Os resultados são animadores, com 57% operando em comércio eletrônico e 54% das empresas com websites, mas ainda há muito a percorrer, pois a tecnologia é o futuro dos negócios”, comenta o especialista em sistemas de gestão de negócio, Renato William.

Som é tudo

O desenvolvedor de sistemas Daniel Herkenhoff dá uma dica de ouro para quem deseja aderir às lives: usar um microfone/fone de ouvido. “As pessoas acham que a imagem é o mais importante e acabam se esquecendo do áudio: se o áudio tiver uma qualidade melhor, seus espectadores terão uma sensação muito mais agradável e tendem a ficar mais tempo assistindo”, sugere. Questionado sobre qual modelo de celular é o ideal, Daniel diz que todos os atuais atendem bem para lives. “A internet faz mais diferença do que a câmera”, afirma.

Paralisado

Com a pandemia, os treinos de remo foram interrompidos. “Temos embarcações formadas por um, dois, quatro, nove atletas. Enquanto estamos afastados dos treinos, todos foram orientados a fazerem atividades físicas utilizando devidamente a máscara, obedecendo as regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias, como correr, pedalar e praticar circuitos corporais sem uso de acessórios”, explica o educador físico e treinador da Federação de Remo do Espírito Santo (Feares), João Luiz do Nascimento.

Oficina online

Prática tão antiga quanto a humanidade, a contação de histórias vem se reinventando desde o início dos tempos. Diante de tantos avanços no mundo virtual, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim realiza na próxima sexta, às 16h, uma oficina online gratuita de ferramentas digitais para contadores. O curso será ministrado por Elijance Marques via Google Meet. As inscrições vão até a próxima quinta. A ação faz parte do projeto Viagem pela Literatura.

Artigo anteriorColuna 11 de julho
Próximo artigoColuna 13 de julho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here