BOX

Eles nas redes sociais

“Amar sozinho também é amor”

@rodpocket

***

“Todo dia a mesma dúvida: é rinite ou corona?”

@luscas

A modelo Erica Redling (One Up)
 

Clubinho liberado

Condomínios da Grande Vitória já estão liberando o acesso aos espaços de lazer, incluindo piscina, academia e salão de jogos. A flexibilização fica nas mãos dos síndicos, que têm sido pressionados por moradores confinados e ávidos por usar as áreas comuns, até então fechadas. Especialistas alertam, no entanto, que a reabertura destes espaços só pode acontecer se “seguir um tripé de segurança, formado por medidas de distanciamento social, uso de máscaras de proteção e higienização frequente”. A dica é fazer uma pesquisa ou assembleia virtual junto aos moradores.

Leilão de imóveis

Uma cobertura duplex e mais 19 apartamentos no Edifício Port Soleil Residence, no centro de Guarapari, estão entre os itens de um leilão que o Banestes realiza com um total de 93 imóveis, no próximo dia 22, às 15h. Há ainda propriedades rurais, casas, apartamentos, coberturas residenciais e terrenos. Por conta da pandemia do novo coronavírus, os lances poderão ser feitos e acompanhados somente pela internet. Este será o primeiro leilão de imóveis do ano.

Comprometimento social

Segundo o relatório Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, publicado em 2019 pelo IBGE, embora 55% dos brasileiros sejam negros, os pretos e pardos, eles ocupam apenas 30% dos cargos de gestão nas empresas. A psicóloga e diretora da Psico Store, Martha Zouain, explica que é preciso transformar essa realidade. “É preciso reconhecer que o racismo existe e está presente em todas as esferas da sociedade. A partir disso, empresas precisam estar comprometidas com a inclusão de pessoas no mercado em todos os cargos, fazer uma análise interna e traçar políticas e planos para que isso aconteça”.

Caio Simonetta, graduando da Cresskill High School, em New Jersey, Estados Unidos, comemorando com seus pais, Erik e Cynthia Simonetta

Oficina online

Prática tão antiga quanto a humanidade, a contação de histórias vem se reinventando desde o início dos tempos. Diante de tantos avanços no mundo virtual, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim realiza na próxima sexta, às 16h, uma oficina online gratuita de ferramentas digitais para contadores. O curso será ministrado por Elijance Marques via Google Meet. As inscrições vão até a próxima quinta. A ação faz parte do projeto Viagem pela Literatura.

Recuperação empresarial

O Poder Judiciário capixaba acaba de instituir o Projeto Especial de Recuperação Empresarial (PERE) – Covid-19. Marcio Gonçalves, especialista em Direito Empresarial Societário e Recuperação Judicial, diz que a medida é uma alternativa eficiente e sem custos com processos judiciais. “A única observação é que o projeto não estabelece um período de moratória, que seria um prazo de suspensão das dívidas, previsto por lei, que representa uma verdadeira salvação para o negócio”, avalia.

Iluminação

Nunca foi tão urgente a adaptação de espaços privados para ambientes de trabalho. Os arquitetos capixabas Kássio Fontoura e Marcela Grasselli ensinam como montar um escritório em casa. “O primeiro passo para criar um home office é escolher um ambiente onde se sinta confortável e que proporcione capacidade de concentração”, diz Marcela. “Uma dica é escolher um espaço com boa iluminação natural, posicionando a bancada de trabalho lateralmente à essa abertura para que não haja sombreamento da superfície de trabalho”, completa Kássio.

O novo normal de Cássia Rodrigues: a psicóloga e psicanalista segue nos atendimentos online

Consciência corporal

O médico do esporte e fisiatra Fabrício Buzatto observa uma busca específica de pais que levam seus filhos ao especialista. “Muitos já procuram desde cedo investir num melhor rendimento físico das crianças, pensando em um futuro no esporte e também na educação deles, como atletas, conquistando uma bolsa de estudos. Dentre as modalidades que mais investem neste auxílio para os pequenos, estão futebol, tênis e natação”, destaca. O especialista comenta que este tipo de orientação pode ser feito em qualquer idade.

Mutirão

Uma semana após a retomada do mutirão de castração de cães e gatos na capital, foram realizadas 173 intervenções. Todos os tutores chamados para este primeiro ciclo e aqueles que já tinham agendado a castração de seus animais durante a quarentena estão recebendo ligações da equipe para informar dia e horário da operação dos seus pets. O cadastro permite até três animais por residência. O mutirão atende apenas animais de 5 meses a 7 anos, com peso de até 25kg.

CIRCUITO

ACADEMIA de Jardim da Penha avisou que vai retomar as aulas de hidroginástica, mas os alunos que são de grupo de risco da Covid-19 não poderão participar. “Acho que ninguém vai mais malhar”, contou à coluna uma aluna da academia, que também está no grupo de risco… A piscina vai ter que esperar.

A médica capixaba Jordana Jantorno está de volta à Ilha após um período de dez anos morando no Rio de Janeiro, com atendimentos na área de nutrologia, estética e psiquiatria.

REGRAS contra fake news valem para todos, diz o diretor do Facebook Brasil, Conrado Leister. A avaliação segue normas técnicas, mesmo se a postagem for do presidente da República. Segundo ele, a decisão passa por várias pessoas.

LIANE Destefani, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), informa que o atendimento da entidade segue exclusivamente via telefone, WhatsApp e e-mail até 31 de julho. “Essa medida visa preservar a saúde dos servidores da autarquia, bem como dos conselheiros e arquitetos registrados”, explica.

UMA DICA de série para a semana é “Little Fires Everywhere” (Amazon Prime), com as atrizes Reese Witherspoon (“Big Little Lies”) e Kerry Washington (“Scandal”). As vidas das duas protagonistas se cruzam quando a jornalista Elena (Reese Witherspoon) aluga uma casa para Mia (Kerry Washington).

A JORNALISTA Andreia Salles acaba de lançar o livro “A Gôndola Vermelha”. Em seu romance de estreia, ela conta a história de Isabelle, a mulher mais bonita de Veneza, em 1590, que chegou à região para casar-se com um aristocrata riquíssimo, mas descobriu o verdadeiro amor com Giovanni, um gondoleiro.

RELATÓRIO do Ming-Chi Kuo, importante analista do setor de telecomunicações, aponta que a Apple deve lançar o iPhone 12 neste ano sem os itens que tradicionalmente acompanham o telefone na caixa. A fabricante não se pronunciou sobre o caso. Será o fim dos carregadores e fones de ouvido tradicionais?!

CÁSSIA Rodrigues, psicóloga e psicanalista, comemora aumento de inscritos nas suas redes sociais. No canal do YouTube são 173 mil pessoas e no Instagram são quase 30 mil. A capixaba já conquistou o Prêmio Prata para criadores de conteúdo, título para canais que atingem a marca de 100 mil inscritos.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorMarcas mais vendidas de uísque
Próximo artigoColuna 15 de julho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here