PÉROLAS

“No dia do Juízo, não seremos julgados por nossas ideias, mas pela compaixão que tivemos”

Papa Francisco, o sumo pontífice.

***

“As formas de estudar, trabalhar e até cumprimentar pessoas mudaram, e isso tudo requer cuidados”

Ricardo Uchôa, diretor comercial da Rede Tribuna.

***

“Alegria de viver me fez chegar aos 102 anos. Nunca fiquei doente”

Celina Sepulcri Nalin, que fez aniversário este mês

***

“Vimos muitos estados e até países com a rede pública colapsada. Aqui conseguimos, até o momento, estar um passo à frente”

Renato Casagrande, governador do Estado

***

“As empresas e as pessoas em geral precisam cuidar mais da segurança digital. A boa reputação não tem preço”

Eduardo Pinheiro, especialista em segurança digital

A médica Jordana Jantorno, que após dez anos retoma suas atividades no ES, passando a atender em agosto na Praia da Costa

Eles nas redes sociais

“Não conte a ninguém o que você está fazendo até que esteja pronto. Energia externa joga fora os objetivos”

@mentalidadeiluminada

***

“Passe 24 horas sem reclamar e veja como a vida começa a mudar”

@resiliencia_humana

NOSSA DICA

Cordinhas para as máscaras de proteção

Uma tendência tem agitado os fashionistas fora do Brasil, que são as cordinhas para máscaras de proteção, tal qual as cordinhas para óculos. Os modelos criados vão desde correntes em pérolas e ouro até as de pedras coloridas. Muito funcional, a cordinha é uma aliada em restaurantes, pois ao comer fora de casa muitas pessoas precisam de um lugar para guardar a máscara. O acessório está bombando no e-commerce Etsy e, em breve, também deve aparecer por aqui.

Há modelos estilosos, com muitas cores (Divulgação)

Sem medo de abalos

No último dia 2, os capixabas foram surpreendidos por um tremor de terra na Grande Vitória de magnitude 1,9 na escala Richter, segundo o registro do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a professora do Departamento de Geografia da Ufes e doutora em Geologia Luiza Bricalli, a ocorrência está relacionada a reativações de falhas geológicas, principalmente das falhas transversais presentes na Cadeia Meso-Atlântica que se prolongam para o continente.

***

Apesar do susto, os capixabas não precisam ter medo dos terremotos. “Outros terremotos podem ocorrer, mas com magnitudes baixas, que muitas vezes nem são sentidos pela população. Com uma profundidade rasa, não causam nenhum tipo de dano a grandes estruturas, além de ocorrerem, muitas vezes, longe de centros urbanos. O Espírito Santo está longe de um limite de placa tectônica onde ocorrem terremotos de alta magnitude”, explicou.

Os queridos Eliane Bianchi e Ivan Aguilar, em comemoração na Praia do Canto (Wanderson Lopes)

Coabitação

Como fica o formato das lives com a reabertura das salas de espetáculo? As transmissões ao vivo dos concertos dos artistas no palco e com público na plateia serão mantidas na internet? Haverá coabitação entre os dois formatos ou a live irá evoluir para um outro modelo? O produtor Rodrigo da Matta diz que o setor de eventos está tendo que se reinventar e não teme, na retomada dos shows presenciais, a concorrência da internet. “A coabitação é o que mais faz sentido no momento. Para o futuro, os eventos vão ter mais componentes online”, avalia.

Perfume cósmico

Que cheiro o Espaço tem? Segundo relatos de astronautas, o aroma vai de bife queimado até uma doce mistura de framboesa e rum. Uma receita secreta criada em 2008 pela Nasa vazou e, agora, a Eau de Space está lançando um perfume com cheiro do Espaço, como o próprio nome diz. Em busca de apoio, a iniciativa criou uma página no Kickstarter para arrecadar fundos para o empreendimento. Entre os nomes sugeridos para o produto, estão “Elon’s Musk” e “Space Scent Juice”.

Moana

A princesa aventureira, articulada e cheia de atitude é a protagonista do espetáculo “Moana, o musical” da Cyntilante Produções, atração de hoje do Diversão em Cena ArcelorMittal. A live será transmitida a partir das 16h, pelo Instagram (diversaoemcena), Facebook.com/DiversaoEmCena e youtube.com/c/FundacaoArcelorMittal. Para celebrar o Dia dos Avós, os participantes que postarem uma foto com seus avós, com a hashtag #eunodiversãoemcena, vão concorrer a uma videomensagem exclusiva da Cyntilante Produções.

Lipo segura

Em 2020 completam 40 anos desde a realização da primeira cirurgia de lipoaspiração no Brasil. O cirurgião plástico Ariosto Santos destaca que a evolução das técnicas de lipoaspiração não dispensa os cuidados com a segurança. “Mesmo sendo realizadas com anestesia local, as pequenas intervenções como a minilipo precisam acontecer no ambiente hospitalar, que é o local que possui todos os recursos necessários para prestar um atendimento apropriado ao paciente, é a recomendação”, ressalta.

Rei do arraiá

Protagonista das festas de São João, o milho é um carboidrato de boa qualidade, sendo fonte de energia e de fibras, auxiliando a saúde do intestino. A nutricionista Juliana Vieira diz que o milho também é rico em vitaminas e minerais, tem substâncias antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e abundante em betacaroteno, nutriente altamente benéfico para a saúde da pele. “O milho cozido em água é a forma mais comum de consumo, estando também entre as mais saudáveis, junto com assado e grelhado e cozido no vapor”, sugere.

Coleta delivery

Condomínios, empresas, escolas, sindicatos e até igrejas solicitaram a visita da equipe de Coleta Externa do Hemoes, que leva toda a estrutura necessária para o colhimento de sangue. A enfermeira responsável, Isabela Saiter, diz que essa facilidade está ajudando a manter o estoque de sangue, que hoje se encontra abaixo do ideal, no limite. “Dependendo da área disponibilizada, qualquer instituição pode solicitar”, afirma. Mais informações pelo telefone (27) 3636-7920 ou pelo hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br.

Turismo na gruta

Na capital, a Gruta da Onça está passando por obras de revitalização, que devem ser entregues até dezembro deste ano, prometendo maior segurança e conforto aos visitantes e moradores do entorno do parque. No projeto está prevista a instalação de escadas hidráulicas que vão reduzir possibilidades de deslizamento em caso de chuvas intensas. A obra contempla ainda a construção de um novo centro de visitação, com auditório, área de recreação e centro de educação ambiental.

Artigo anteriorColuna 25 de julho
Próximo artigoColuna 27 de julho
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here