A Palavra

Para começar bem a semana: “Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco”. 2 Coríntios 1:11-12



Eles nas redes sociais

“O primeiro ano da quarentena é o mais difícil”

@niihillab

***

“Se você acha que tudo cheira mal é prudente checar o próprio nariz”

@beruta

As lindas amigas Rita Bumachar, Brisa Clem e Mariana Araújo em aniversário na Praia do Canto (Cloves Louzada)

Retomada

Empresários do ramo de alimentação esperam retorno lento dos clientes aos estabelecimentos. Em pesquisa nacional do Sebrae, em parceria com a Abrasel, 71% dos empresários avaliaram que menos da metade da clientela vai retornar aos estabelecimentos de alimentação nos 30 primeiros dias posteriores à reabertura. O levantamento ainda mostrou que 54% dos negócios do segmento perderam mais de 75% do faturamento desde o início da pandemia. Para sobreviver, muitos passaram a vender seus produtos via delivery.

Duas rodas

Enquanto as competições internacionais de moto skill – habilidade sob duas rodas – não são retomadas, os capixabas Glaycon Ferreira e Lucimar Cardozo, também membros do HOG Vitória Chapter, voltam a ministrar o curso Discover I, seguindo todos os protocolos de segurança. Em três anos, já foram certificados mais de 480 motociclistas, que passaram a pilotar de forma inteligente e segura no dia a dia. A próxima edição está prevista para daqui um mês.

Operação restinga

Equipes de Meio Ambiente da capital trabalham em parceria com a Associação de Moradores da Ilha do Boi, o Instituto Ecomaris e o Projeto Pegada para a recuperação da faixa de restinga da Praia Grande (a chamada “praia da esquerda”), na Ilha do Boi. Entre as mudas que estão sendo plantadas na área de restinga da região, estão pitangueiras, aroeiras, feijão da praia, vagem da praia e ipomeia. O objetivo é restabelecer o solo, que havia sofrido erosão com a ausência da proteção natural da vegetação.

  Renata Godio, DJ JØRD e os irmãos Josiana Zucarato Peres e Leonardo Zucarato, durante a live Classic Sunset na orla da Praia da Costa (Bruno Castro)
 

Banda lerda

As reclamações sobre banda larga fixa dispararam no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados divulgados pela Anatel. Em todos os seguimentos, houve crescimento nas contestações. Na banda larga residencial houve aumento de 40%. A operadora Claro é a que mais está enfrentando problemas, com alta de 90%, na comparação com o segundo semestre de 2019. Aumentaram também as zangas referentes ao telefone e TV a cabo. Quem trabalha em sistema home office sabe do que estamos falando.

Desperdício

O novo marco legal de saneamento básico determina que haja redução de perdas na distribuição de água. Hoje, o desperdício é de quase 40% antes mesmo de chegar ao consumidor. Quarenta por cento!!!! Sem palavras para tachar esse descaso! Quase 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada e mais de 100 milhões não têm coleta de esgoto. Além disso, apenas 46% dos esgotos gerados no país são tratados.

Focada

A ginasta capixaba Natália Gaudio viajará com a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica para um centro de treinamento em Portugal, onde intensificará a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021. Para manter o isolamento social, Natália adaptou toda a rotina de treinos nos últimos meses, com equipamentos próprios, em sua casa. A maior dificuldade foi a falta de espaço físico. A partir de agora, a preparação se intensificará focando nas Olimpíadas e nas competições preparatórias.

Judicialização aérea

Eu, hein?  Não pode! Em 2019, empresas norte-americanas que operam voos entre Brasil e Estados Unidos foram acionadas na Justiça brasileira 11.225 vezes, sendo que elas operaram, em média, cinco voos diários no país. Essas mesmas empresas foram acionadas apenas 342 vezes no mesmo período nos EUA, onde operam 5 mil voos por dia. “Parece ser leviandade atribuir a causa da crescente judicialização no setor exclusivamente a uma pretensa má qualidade do serviço prestado”, comenta o consultor Marcos Diegues.

Tiago Hasselmann, com o gerador de ionização negativa recém-chegado do Japão

CIRCUITO

HOJE é Dia Internacional do Biodiesel. Amanhã, Dia da Televisão, Dia do Advogado, Dia Internacional da Logosofia, Dia do Estudante, Dia do Garçom, Dia de Santa Clara de Assis e Dia do Magistrado. Na quarta, Dia Internacional da Juventude, Dia Nacional das Artes e Dia Nacional dos Direitos Humanos.

A HAIRSTYLIST Ana Paula Leite recebe em seu espaço de beleza, na Praia do Canto, o cabeleireiro Lázaro Oliveira, diretamente de Belo Horizonte, amanhã e quarta-feira. Atuando há mais de dez anos na área capilar, o especialista em mechas, coloração e corte fez estágio com profissionais renomados como Romeu Felipe, que já assinou os cabelos de várias famosas.

A GRANDE Vitória ganha amanhã mais um cinema drive-in, dessa vez no estacionamento do aeroporto de Vitória. O espaço tem capacidade para 65 carros em cada uma das três sessões diárias. A programação dará prioridade aos longas recém lançados, que estavam em cartaz no período de fechamento, e aos clássicos modernos. Há também expectativa de estreias.

NÃO fumar, ter uma alimentação adequada, evitar o sedentarismo, boas noites de sono e enfrentar as emoções são os cinco pilares que determinam um estilo de vida bom, na opinião do educador físico Marcio Atalla.

A ANTIGA rivalidade entre Johnny Lawrence (William Zabka) e Daniel LaRusso (Ralph Macchio), personagens do filme “Karate Kid” (1984), está de volta na série “Cobra Kai”, sucesso do YouTube que desembarca na Netflix no próximo dia 28. Serão disponibilizadas as duas primeiras temporadas, sendo que a terceira deve estrear nos próximos meses.

A SECRETARIA de Estado da Cultura publicou a reabertura de dois editais de Chamamento Público para entidades que promovem o ensino musical. Os objetivos são fortalecer e ampliar as bandas civis do Estado, tornando mais abrangente o acesso ao aprendizado musical, por meio de aulas gratuitas.

OS PARALAMAS do Sucesso farão seu primeiro show durante o período de pandemia, uma apresentação com os sucessos da banda, com direito a surpresas. A transmissão ao vivo será no dia 29 de agosto, às 20h, no canal oficial da banda no YouTube. Em maio, o trio havia feito uma live para celebrar os 25 anos do disco “Vamo batê lata”.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 09 de agosto
Próximo artigoColuna 11 de agosto
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here