Eles nas redes sociais

“Eu esqueceria de comer se morasse sozinho”

@samirsalimjr

***

“Não acumularás louça na pia!”

@cacilhas01

Valdeir Nunes e seus filhos, Vania, Filipe, Talita e Tainá no Dia dos Pais, no Hotel Fazenda China Park

Moda

O Sebrae/ES e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) iniciaram uma pesquisa com o objetivo conhecer o perfil dos pequenos negócios da indústria da moda capixaba, identificar seus segmentos de mercado, modelo de negócios de comercialização e seu desempenho. Com o mapeamento das empresas e as principais dificuldades enfrentadas por elas, será possível identificar desafios e oportunidades visando maior competitividade do setor.

Confiança e consumo

No mês de junho, o índice do mercado de trabalho apresentou um saldo negativo entre admissões e demissões em 216 postos de trabalho com carteira assinada no Espírito Santo. Já os setores de Comércio e Serviços registraram um saldo entre admissões e demissões negativo em 940 empregos no acumulado do primeiro semestre do ano. Entretanto, mesmo com os resultados negativos, foi o melhor resultado para um mês de junho no Estado desde 2008, diz a Fecomércio-ES, sinalizando retorno gradativo da confiança e do consumo.

Ensino médio

Tendência em outros países, a flexibilização curricular do ensino médio empaca na falta de recursos por aqui. O Estado de São Paulo anunciou mudanças que concedem maior autonomia ao estudante, visando diminuir a evasão escolar. Outros 14 estados também já elaboraram novos currículos, previstos após reforma do ensino médio.

A artista plástica Iara Pinheiro e a estudante de Medicina Alice Vervloet no ensaio fotográfico “Noivas”, para o novo espaço de beleza de Fernando Zucolotto e Ricardo Silveira

Inacreditável

O novo marco legal de saneamento básico determina que haja redução de perdas na distribuição de água. Hoje, o desperdício é de quase 40% antes mesmo de chegar ao consumidor. Quarenta por cento!!!! Sem palavras para tachar esse descaso! Quase 35 milhões de brasileiros não tem acesso à água tratada e mais de 100 milhões não têm coleta de esgoto. Além disso, apenas 46% dos esgotos gerados no país são tratados.

Focada

A ginasta capixaba Natália Gaudio está seguindo com a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica para um centro de treinamento em Portugal, onde intensificará a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021. Para manter o isolamento social, Natália adaptou toda a rotina de treinos nos últimos meses, com equipamentos próprios, em sua casa. A partir de agora, a preparação se intensificará focando nas Olimpíadas e nas competições preparatórias.

Segurança

Com a flexibilização das regras para a volta ao trabalho, uma pesquisa indica que pouco mais de um terço das organizações está em dia com o protocolo de saúde. Segundo o levantamento realizado pela Vendrame Consultores, somente 35% das empresas no Brasil buscaram produtos e serviços voltados para a biossegurança dos colaboradores em meio a pandemia. “É extremamente importante respeitar o protocolo de segurança e zelar pela saúde dos colaboradores”, recomenda a psicóloga e diretora da Psico Store Martha Zouain.

Wesley Telles na produção de “Amor de Pai”, na abertura da 12ª edição do Circuito Cultural Unimed Vitória, no Convento da Penha (Adessandro Reis)

Varizes

Um tratamento muito utilizado para varizes é a aplicação de espuma para eliminá-las, mas ele não é indicado para todas as pessoas. “Pacientes que possuem forame oval patente sintomático por exemplo, doença em que a estrutura anatômica tem uma abertura que permite a comunicação entre os lados direito e esquerdo do coração, não podem. É por isso que aplicações devem ser feitas por médico especialista e após um estudo prévio do perfil do paciente”, explicou o angiologista e cirurgião vascular Andre Campana.

Micropigmentação

A micropigmentação evoluiu muito nos últimos anos, teve a técnica aprimorada, assim como pigmentos, aparelhos e protocolos, levando o procedimento a um novo patamar de excelência, em que o resultado natural é o objetivo. A micropigmentadora Vanessa Cabral explica que, muito além das sobrancelhas, o procedimento é usado para diversas finalidades. “Hoje usamos a micropigmentação para destacar os lábios, delinear os olhos, preencher falhas no couro cabeludo, disfarçar manchas e cicatrizes”, revela a especialista.

CIRCUITO

HOJE É dia da live “A epidemia invisível: sociedade e saúde na era da Covid-19”, que a coluna Maurício Prates promove às 19h30, no Instagram (MauricioPrates15). Participam da conversa a psicóloga Bianca Martins, a psicóloga e professora universitária Fabiana Davel e a psicóloga Arielle Nascimento, mestre em Psicologia Institucional pela Ufes.

A JUÍZA Trícia Navarro Xavier Cabral, titular da 1ª Vara Cível de Vitória, assume o cargo de juíza auxiliar do ministro Luiz Fux no dia 11 de setembro, em Brasília.

A DISPARADA do petróleo e do minério de ferro empurra crescimento da Ibovespa. Alta foi sustentada pelas ações da Petrobras, que acompanharam a subida do petróleo, no maior nível em cinco meses. Os papéis da Vale também subiram de acordo com os recordes do minério de ferro.

Liane Destefani, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), convida entidades sem fins lucrativos a participar de edital de patrocínio institucional para projeto de melhoria habitacional para família residente em zonas de vulnerabilidade social. Inscrições até 17 de agosto pelo e-mail patrocinio@caues.gov.br.

INVESTIDORES temem a votação no Senado, esta semana, de um projeto que visa limitar os juros do cartão de crédito e do cheque especial em 30% ao ano durante a pandemia. O economista Luiz Gustavo Medina diz que a proposta de “tabelar” juros é um erro. “Uma lei nesse sentido geraria quebra de contratos e prejudicaria o ambiente de negócios”, avalia.

Luiza Scardua está recebendo doações de roupas, brinquedos e cestas básicas em suas farmácias de manipulação de Jardim Camburi e Praia do Suá em benefício do coletivo Bem 027, formado por um grupo de amigos que destina as arrecadações para instituições de caridade.

COM a proibição do acesso de menores de 12 anos de idade a shoppings da Grande Vitória, tem pais (?) deixando seus filhos aguardando na porta, sozinhos, disse segurança de um complexo de compras. Vale lembrar que abandono de menor é crime!

O BAIRRO Horto, na capital, está ficando mais verde com o plantio de 85 novas mudas de árvores. Elas se juntam aos quase 21 mil exemplares plantados em 39 bairros de Vitória durante todo este ano.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 10 de agosto
Próximo artigoColuna 12 de agosto
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here