PÉROLAS

“Estou há um ano esperando o telefone tocar”

Da universitária Bárbara Coitinho Nunes, 22 anos, que está na fila do transplante à espera de um novo coração.

***

“O prazer vem diretamente de Deus, não é católico, nem cristão, nem nada parecido, é simplesmente divino”

Do papa Francisco, sumo pontífice.

***

“Todo mundo sabe compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo”

Do escritor e dramaturgo irlandês Oscar Wilde (1854-1900).

***

“Tá todo mundo errado, só você tá certo”

Do humorista Whindersson Nunes, ao virar tema de comentário de vários internautas nesta semana, quando sua ex, a cantora Luísa Sonza, assumiu novo romance com o cantor Vitão.

A belíssima modelo capixaba Valentina Porto, atualmente morando e trabalhando em São Paulo, em clique em uma de nossas praias (Cloves Louzada)

Eles nas redes sociais

“Você pode ser religioso, mas não precisa tentar converter o outro. Você pode fazer dieta, mas não precisa tentar mudar o hábito do outro. Você pode ser maratonista, mas não precisa tentar fazer o outro correr também. Seja o que quiser, mas deixe o outro ser o que ele quiser”

@profmarcelcamargo

***

“Permaneça na essência, viva na essência. Para que as decisões importantes sejam tomadas pela sua identidade essencial. Quando estamos fora do eixo de nossa verdade, nossas escolhas não nos felicitam, pois estão a serviço dos que nos escravizam com suas expectativas”

@pefabiodemelo

NOSSA DICA

Bolsas sustentáveis

Uma novidade promete ajudar na organização das compras de frutas e verduras, mantendo os itens fresquinhos por mais tempo e eliminando o uso de sacolas plásticas. É a Veg’s Preserve Bag, que oferece a zig bag com capacidade de até 4kg e que dispensa as embalagens plásticas e a zig wallet para guardar as zig bags na ida ao supermercado ou à feira. O carro-chefe da empresa é a preserve bag, que pode ser guardada em qualquer lugar da geladeira, com isolamento térmico próprio que aumenta a durabilidade dos itens, evitando o desperdício de alimentos.

As bolsas prometem aumentar a durabilidade de frutas e verduras, reduzindo o desperdício (Divulgação)

Casais unidos

Nem só de divórcios vive a pandemia. Em outra ponta, muitos casais fortaleceram ainda mais a união. O psicanalista Pedro De Danti diz que a convivência extrema também fez desabrochar relacionamentos que estavam à espera de uma relação mais próxima. “Nós saímos de um esquema inercial do dia a dia para um momento totalmente novo e muito exigente. Muitos relacionamentos fortaleceram os seus vínculos. Gosto de provocar com a pergunta: ‘com quem você quer passar a próxima quarentena?’”.

Bloqueio telefônico

Mais de 712 mil pessoas solicitaram bloqueio telefônico por meio da plataforma Não me Perturbe para não receber ligações com ofertas de crédito consignado entre janeiro e julho deste ano. A ferramenta integra o Sistema de Autorregulação do Crédito Consignado, uma parceria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC). O sistema, que também monitora as reclamações de oferta inadequada do produto, advertiu 69 correspondentes bancários no período.

Destino de experiências

Tem tudo para alavancar! O Espírito Santo já possui cerca de 100 experiências turísticas cadastradas e a expectativa é que um total 46 estejam disponíveis para os visitantes neste mês de setembro. Dentre elas estão a confecção da panela de barro, a colheita da uva e do morango, e a produção do brote (pão pomerano), do socol (iguaria italiana), da moqueca capixaba, do queijo, da cachaça, café, entre outros. As apostas são o turismo rural, de natureza, de bem-estar, ecoturismo, de aventura e gastronômico, tudo o que temos de sobra!

Ana Luísa Azevedo em ensaio fotográfico especial celebrando o aniversário de 469 anos de Vitória, usando look leve e despojado, mas sem perder a elegância: a cara da nossa capital! (Marcela Bicalho)

Especialização gratuita

O Ifes está oferecendo 4.320 vagas em todo o país para o curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. O curso é gratuito e ofertado pelo Campus Colatina, na modalidade a distância. As inscrições vão até o próximo dia 24. O edital é resultado de parceria firmada entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação com o Ifes, para a organização de um projeto para Formação em Educação Profissional e Tecnológica.

Marte retrógrado

Desde a última quarta-feira, teve o início o período de Marte retrógrado em Áries, que representa uma redução da energia vital das pessoas, de uma forma geral. A dica de especialistas e astrólogos é que, neste período, todos busquem descansar, trabalhando a autoestima e o autocuidado, fazendo uma autoanálise para eliminar questões pendentes. Até o dia 13 de novembro, quando acaba a retrogradação de Marte, podem acontecer atritos políticos e mudanças abruptas. Aham, sei!

Unhas pintadas

Uma tendência está ganhando força entre o público masculino, sobretudo com os rapazes mais jovens, que é o uso de esmalte colorido nas unhas das mãos. Famosos como Harry Styles e Ansel Elgort, queridinhos das meninas, já posaram com as unhas pintadas, inclusive em tapetes vermelhos de premiações. Entre os veteranos, Johnny Depp e Brad Pitt são adeptos da tendência. Agora, a proposta está ganhando força entre os anônimos, com vários adolescentes adotando a prática de colorir as unhas das mãos.

Polêmicas com filme

O live-action de “Mulan”, nova versão da animação dos anos 90 que estreou no último dia 4 no serviço de streaming da Disney (ainda não disponível no Brasil), tem causado muitas polêmicas. Como o filme não chegou em todos os locais do mundo, grande parte do público tem assistido a versões pirata. Além disso, ativistas pró-democracia da Ásia estão realizando campanhas de boicote ao filme, apontando que a atriz Liu Yifei, que interpreta a protagonista, representa um “ícone do autoritarismo chinês”.

Junto e misturado

Aprender online pode não ser uma tarefa tão simples para todas as crianças, diz Megan O’Reilly Palevich, chefe da Laurel Springs School, uma escola particular online dos Estados Unidos. “Com muitos pais trabalhando remotamente e alunos aprendendo online, a ‘casa’ se transforma e vira um espaço de lazer, convivência, escritório e sala de aula simultaneamente”, diz ela. “Criar estações de trabalho separadas e silenciosas para pais e filhos, sempre que possível, pode ajudar a aliviar distrações, estresse e conflitos”, sugere.

Artigo anteriorColuna 12 de setembro
Próximo artigoColuna 14 de setembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here