A Palavra

Para começar bem a semana: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo”. Provérbios 4: 23-27



Eles nas redes sociais

“Não quero me reinventar, não quero ser a minha melhor versão, quero ficar quieto no meu canto”

@thiago_p

***

“Acho engraçado quem vai pra Grécia e coloca na legenda: aproveite as pequenas coisas da vida”

@felipesantana

Brunella Daniel e Bruna Mazzoco em festa para poucos na Ilha (Cloves Louzada)

Dívida ativa

Mais de 700 contribuintes do Espírito Santo podem ter os parcelamentos de débitos rescindidos e serem inscritos da dívida ativa do Estado a partir do próximo dia 2. Isso acontece porque está chegando ao fim o prazo dado pelo Governo estadual que sobrestou as rescisões dos contratos por conta da pandemia. O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, destaca a importância da manutenção do pagamento. Caso o devedor tenha seu contrato rescindido, ele pode ser executado judicialmente e até protestado pela Procuradoria Geral do Estado.

Fake news

Hoje acontece a audiência pública “Vitória contra as Fake News – Pacto pela Ética no Debate Eleitoral”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, com o apoio da Escola da Magistratura do Espírito Santo. A transmissão será pelo canal do TER-ES no YouTube, a partir das 9h. A ideia é que os candidatos à eleição façam um pacto para que a campanha eleitoral ocorra sem disseminação de desinformação ou utilização de fake news.

Proibição

O Idaf alerta produtores e lojistas quanto à proibição de uso e comercialização do ingrediente ativo paraquate em produtos agrotóxicos de todo o país, desde a última terça-feira. A determinação é do Ministério da Saúde, por meio da Anvisa. O órgão já havia anunciado a proibição, em 2017, concedendo prazo de três anos para a comercialização. A partir de agora, o produto está totalmente proibido.

Marielle Nader, Renata Pimentel e Luciana Roubach colocando a conversa em dia, na Praia do Canto (Nanda Prates)

Trânsito

Os agentes municipais de trânsito de Cariacica começam a utilizar talonário eletrônico nas fiscalizações, após treinamento realizado na última semana pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do Detran-ES. A ferramenta possibilita ao agente ter acesso aos dados do condutor e do veículo no momento da abordagem, facilitando a identificação dos mesmos, além de reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração.

Inovação

Marcelo Vivacqua, diretor na América Latina da International Federation of Inventor’s Association (Ifia) e um dos inventores brasileiros mais premiados no exterior, compartilhará seu conhecimento com estudantes e profissionais do mercado hoje, em uma mesa-redonda sobre “A era da inovação: rompendo barreiras para o futuro”. O evento faz parte da programação da 19ª Jornada Científica e Cultural da Faesa. O debate acontecerá a partir das 19h.

Depressão

No mundo do trabalho, a depressão é uma das principais causas de absenteísmo e é a doença mais incapacitante do mundo em 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde. Apesar de cerca de 30% dos profissionais já terem sofrido crises mentais no ambiente corporativo, 49% não se sentem confortáveis em falar sobre o assunto com superiores e colegas. Para a psicóloga e diretora da Psico Store, Martha Zouain, o grande preconceito obre as doenças mentais está em todos os âmbitos da sociedade. “Enquanto esse estigma não for superado, os índices de adoecimento tendem a aumentar”.


Flávia Fróes, Roberta Lacerda e Daniela Morais em abertura de restô japonês na João da Cruz (Bruno Castro)

CIRCUITO

“QUAL É o sinal da liberdade realizada? Não sentir vergonha de si mesmo”. Do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). Bom dia!

O VÍRUS está aí! E segue fazendo novas vítimas. Capixaba que reside em Dublin nos disse ontem que o governo está cancelando várias liberações feitas. E Paris já aguarda um novo lockdown. Xô, Corona!

O OFTALMOLOGISTA Laurentino Biccas completou 5.1 e comemorou a data com um jantar em família na Praia do Canto, ao lado de sua querida Andreia e dos filhos Isadora, Rafael e Helena.

BOA. 300 novos apartamentos serão lançados pelo Grupo Metron! A economia começa mesmo a religar o motor!

MÁRCIA ABREU abre seu espaço home hoje, a partir das 10 horas, na Praia do Canto.

O PROGRAMA Qualificar ES está com 10 mil vagas abertas exclusivas para os moradores dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. São 10 opções de cursos destinados aos moradores de mais de 100 bairros dos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Serra, Vila Velha, Linhares, Vitória, São Mateus e Guarapari. Inscrições até 6 de outubro.

O PSIQUIATRA Fábio Olmo alerta para o cuidado com a modinha de usar a fluoxetina, mais conhecida como a pílula da felicidade, para emagrecer. “É preciso ter cautela, afinal, existem protocolos específicos para o tratamento dos transtornos alimentares”.

UM NOVO documentário chega à programação da Netflix na próxima quarta, contando a história real de um crime chocante. Em “Cenas de um Homicídio: Uma Família Vizinha”, o público vai conhecer detalhes da tragédia da família Watts, que parecia ser perfeita.

Referência no atendimento às vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) no Espírito Santo, o Hospital Estadual Central, em Vitória, alcançou, neste mês de setembro, 10 mil atendimentos para esta especialidade. Inaugurada em 2012, a Unidade de AVC já registrou seis mil internações.

TAMIRES Gonçalves explica que é possível fazer as unhas de gel em apenas uma hora. “Utilizamos um método rápido, com durabilidade e resistência”, garante a especialista. Ela vai dividir as técnicas do seu método em uma série de lives que acontecerá amanhã e quarta, e quinta e sexta, a partir das 19 horas.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorO Grande Buda
Próximo artigoColuna 29 de setembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here