Eles nas redes sociais

“O medo constante de estar esquecendo de pagar alguma conta”

@Sukitabr

***

“Saudades de ir numa biblioteca, espalhar meu material na mesa, abrir um livro e mexer no meu celular por horas”

@anarcoprincess

Roberta Drummond e Caciano Alcides Nogueira, em Jurerê Internacional, brindando aos novos projetos

Melhora

No universo dos pequenos negócios, 81% já estão operando com melhora geral na perda média do faturamento, principalmente para os estabelecimentos que funcionam em lojas ou salas de rua. Os dados são da 7ª edição da pesquisa de impacto do Coronavírus, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV entre 27 e 31 de agosto. Ainda segundo o levantamento, os pequenos negócios que operam em locais com maior risco de aglomeração, como feiras e shoppings populares, sofrem mais na retomada das atividades.

Apoio psicológico

Mulheres vítimas de violência poderão contar com atendimento psicológico no Espirito Santo. É o que prevê o Projeto de Lei 487/2020, de autoria do deputado Luciano Machado (PV). O texto autoriza o governo estadual a oferecer, nas delegacias de Polícia Civil, atendimento humanizado e imediato às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, com triagem e acolhida feita por psicólogo. O atendimento deve ocorrer logo após a apresentação da denúncia.

Doadores de medula

De acordo com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o Brasil tem pouco mais de 5,2 milhões de doadores cadastrados. No Espírito Santo são 161.536 mil cadastros, sendo que 5.667 foram realizados de janeiro a julho de 2020, número superior ao do mesmo período de 2019 (5.338). “Anualmente, notamos um aumento significativo nos cadastros de medula óssea, contribuindo para que haja mais chances de encontrar compatibilidade entre doadores e receptores” explica a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad.

15 Anos:Isabella, Stefany, Bruna, a aniversariante Julia Piumbini Dávila, sua tia e cerimonialista Daieny Fasolo, Luiza e Ana Lívia, em festa intimista para familiares e amigos no último final de semana (Tássila Costa)

Disfunção

Dores de cabeça, barulhinho ao abrir e fechar a boca, zumbido no ouvido. São sintomas muito comuns de quem tem disfunção temporomandibular, responsável por ligar a mandíbula ao osso do crânio. O médico radiologista Libório Mule afirma que o diagnóstico pode ser clínico, mas que exames complementares como a ressonância magnética e tomografia computadorizada podem ajudar no estudo de cada caso. “A articulação temporomandibular é uma das estruturas responsáveis pelos movimentos realizados pela mandíbula. Por isso, é necessário um trabalho multidisciplinar entre médicos e dentistas para um tratamento adequado”, afirma.

Segurança nas eleições

A Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa aprovou, na última segunda-feira, o convite ao Tribunal Regional Eleitoral e à Secretaria de Estado da Segurança Pública para debater como será a segurança durante as eleições 2020. A iniciativa desse convite é do presidente do colegiado, deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido). O Espírito Santo tem em torno de 2,8 milhões de eleitores, segundo balanço do Tribunal Superior Eleitoral.

Dia do Churrasqueiro

Prática popular entre os brasileiros, o churrasco incluiu no calendário nacional uma data dedicada àqueles que sabem prepará-lo de maneira profissional. Hoje é comemorado o Dia do Churrasqueiro e para celebrar a data, nada melhor do que contar com uma mãozinha especial. Atualmente, o mercado oferece várias opções para quem quer comer em casa. Há a chance de pedir o churrasco pronto via delivery, ou mesmo contratar um serviço de buffet, quando o churrasqueiro vai na casa do cliente e prepara tudo por um determinado tempo, explica o empresário Kaique Salles.

Gisela Nitz, Vera e Priscila Novaes em festa na Ilha (Cloves Louzada)

Indenização

A 4ª Vara Cível de Vitória condenou um plano de saúde a custear o tratamento de um dependente químico em clínica especializada, pelo tempo necessário, além de indenizá-lo em R$ 5 mil a título de danos morais, após limitar o tempo de internação. No processo, o cliente alegou ser usuário de drogas em grau elevado necessitando de tratamento urgente, mas que o plano havia autorizado apenas 30 dias de internação indo contra as prescrições médicas. Na sentença, o juiz destacou que esse tipo de cobertura está prevista na Lei 9.656/98.

CIRCUITO

“O HOMEM nasceu livre e por toda a parte vive acorrentado”. Do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Bom dia!

HOJE aniversaria a amada filha Fernanda, que comemora no Lareira Up! Parabéns, meu amor!

KARLA, Arthur e Carlos Bautz apresentam uma nova coleção de anéis de noivado no próximo mês, chamada “Aurora”. A designer Karla Bautz participou como uma co-criadora das peças, que foram produzidas na Ásia. “O nome da coleção faz referência na astronomia como a claridade que aponta o início da manhã, antes do nascer do Sol”, explica.

QUATRO mil litros de álcool 70º estão sendo distribuídos para os agricultores participantes de Feiras Livres Municipais, assistidos pelo Incaper. A ação é resultado de uma parceria do Instituto com a Ufes, que disponibilizou o álcool como medida de combate à Covid-19.

OS CASAIS amigos Gabriel Santos-Solana Marianelli e Igor Aschirmer-Italla Monti, programaram a primeira viagem pós-pandemia. O destino do grupo é Trancoso, balneário no sul da Bahia.

ESTÃO abertas as inscrições para que moradores de todo o Espírito Santo possam concorrer às 4.500 oportunidades de conquistar a Carteira Nacional de Habilitação, por meio do programa CNH Social. Inscrições abertas até dia 7 de outubro.

A ESCRITORA Renata Bonfim, presidente do Instituto Ambiental Reluz, é a convidada de hoje da live do projeto “Livro Aberto”, do escritor e professor Francisco Grijó. A conversa acontece a partir das 19h30, no Instagram.

OS MEMBROS do Conselho Estadual da Juventude tomaram posse, na última segunda, para atuação no biênio 2020-2022. A solenidade foi realizada em formato on-line. Ao todo, foram empossadas 55 pessoas.

ALIMENTOS como abacate, sementes e oleaginosas como a linhaça, nozes, chia e amêndoas, ovo, cacau, sardinha, salmão e frutas com maior concentração de vitamina C são verdadeiros aliados do coração, como ensina a nutricionista Monique Gerbauld Ferraz. “Para quem quer uma boa saúde cardiovascular é preciso dar preferência aos alimentos fonte de gorduras boas, ricos em Ômega-3 e gordura saturada”, ensina.

A SEGUNDA temporada da série “The Twilight Zone” estreia no próximo dia 8 no Amazon Prime Video. É uma nova versão do seriado dos anos 1960, que ficou famoso no Brasil com o nome de “Além da Imaginação”.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 29 de setembro
Próximo artigoMeu aniversário – Fotos: Cloves Louzada
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here