Parabéns!

Bom dia aos aniversariantes da próxima semana: Fernanda Valadares, Leda Thompson, amanhã; Bernardo Simões Poubel, Ingrid Leal, Odete Fontana, Bruno Follador, Marcila Coser e Suzana Villaça, dia 19; Osvaldo Lofego, Rivana Lellis, Léa Lima Mucelini e George Bomfim, 20; Mariana Sandri, Gisella Nitz, Miriam Silveira, Augusto Herkenhoff e Paulo Sérgio Caetano, 21; Renata Rosa, Luciana Rosa Nathanial, Rosângela Santana Faé, Ana Sardenberg e Álvara Amaral, 22; Sandra Mara Carone, Gregório Repsold, Mariana Queiroz, Ronaldo Barbosa, Olga Pretti Haynes, 23; João Gualberto, 24.



Eles nas redes sociais

“Amar é ser bom de silêncio, não somente com as palavras”

@CARPINEJAR

***

“Todo dia abro meu e-mail na esperança de algum deles mudar minha vida”

@marianaolv4

A ex-modelo internacional, escritora e ativista Michele Pin posa para ensaio fotográfico do seu livro “Desafio do amor-próprio” (divulgação)

Vacinas

A Ufes está na coordenação local de um inquérito de cobertura vacinal com crianças nascidas em 2017 e residentes em área urbana que abrangerá 19 capitais e o Distrito Federal. A professora do Departamento de Enfermagem e pós-doutora em Epidemiologia Ethel Maciel participou, no início do mês, de reunião com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, e coordena a equipe local. O inquérito terá início no próximo dia 3, a partir de visita às casas de famílias com crianças nascidas em 2017, conforme cadastro do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.

Pinguins

Dezessete pinguins foram devolvidos ao mar ontem, após um período de reabilitação no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram). A operação de soltura dos pinguins ocorreu em mar aberto, a 20 quilômetros da costa de Iriri, no município de Anchieta, em embarcação conduzida por uma empresa parceira. “Os pinguins que foram soltos são da espécie pinguim-de-magalhães e estão em reabilitação desde julho”, explicou o veterinário Luis Felipe Silva Pereira Mayorga.

Foco no coração

As cardiopatias matam mais de 17 milhões de pessoas todos os anos no mundo. As estatísticas realizadas neste ano de pandemia indicam que a mortalidade, pelo coronavírus, em portadores de problemas cardiovasculares pode ser até três vezes maior do que da população geral. O melhor remédio para cuidar do coração é adotar bons hábitos para a vida. “Ficar longe do álcool e do tabagismo, consumir gorduras boas, evitar as ruins, manter uma atividade física de rotina, se alimentar de maneira saudável e realizar consultas de rotina garantem um coração saudável” alertou a cardiologista Kátia Vasconcellos.

O chef Hugo Grassi, arrasando nas picapes junto ao DJ Gustavo Pater (Dusdoisfotografia)

Síndrome da pedrada

Aposto que você já sentiu essa dor, mas não sabia que existia esse nome específico. Essa doença ocorre devido ao rompimento de fibras musculares com frequência na panturrilha. O cirurgião vascular José Marcelo Corassa explica que ela surge a partir de esforços ou simplesmente por conta de movimentos simples, como subir degraus (principalmente em pessoas que não estão preparadas fisicamente). “A dor é aguda e muito forte. O rompimento muscular cria um hematoma intramuscular que gera inflamação e dor persistente”.

Mercúrio retrógrado

Se você teve problemas com os aparelhos eletroeletrônicos, com o acesso à internet ou à TV a cabo nos últimos dias, saiba que pode ser influência do período de Mercúrio retrógrado, que começou na última terça-feira e vai até o próximo dia 3. Esse trânsito astrológico, de uma forma geral, pode atrapalhar a comunicação, mas tende a ser uma boa fase para revisar algumas questões pessoais. Lembrando que Marte também está retrógrado até o dia 13 de novembro, comprometendo a energia vital das pessoas.

Redução de CO2

As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) têm maior queda da história na primeira metade deste ano, de acordo com estudo divulgado na última quarta. A queda, em decorrência da pandemia, é maior do que as registradas durante a crise financeira de 2008 e a Segunda Guerra Mundial. A pesquisa, publicada por um grupo de cientistas de China, França, Japão e Estados Unidos no periódico científico Nature Communications, disse que as emissões diminuíram em 1,551 milhão de toneladas (8,8%) na primeira metade de 2020 quando comparadas com o mesmo período do ano passado.

As irmãs e arquitetas Luiza e Lara Guimarães (Cloves Louzada)

CIRCUITO

“NÃO MORDAS um prazer antes de ver se não há um anzol escondido nele”. Do ex-presidente americano Thomas Jefferson (1743-1826).

VALQUÍRIA Cheim, Neila Nara Neiva, Priscila Passamani, Eliane Bianchi, Juliana Castro, Fernanda e Carmen Prates são algumas das “Mulheres que Brilham” que posam para as lentes de Claude Coimbra para a exposição que acontecerá no Maison Luizza, Enseada do Suá.

AMANHÃ é dia de aventura é no país das maravilhas! Alice convida a todos para embarcar nessa história surpreendente e encantadora, atração do projeto Diversão em Cena, com transmissão ao vivo às 16h, na página do Facebook e no canal da Fundação ArcelorMittal.

JU AGUIAR entrou no clima de Outubro Rosa. Ela oferece micropigmentação de sobrancelhas gratuita para pacientes oncológicas em seu instituto, mediante autorização médica, durante o ano todo, e não somente neste mês de campanha. Boa!

ELAYNE BOREL, CEO do grupo Mulheres de Negócios, aniversariou na última quinta-feira e comemorou com um grupo de amigas em um almoço no Do Papa Gourmet, na Enseada do Suá.

HOJE É Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, Dia do Eletricista e Dia do Profissional de Propaganda. Amanhã é Dia do Estivador, Dia do Médico, Dia do Pintor e Dia do Securitário.

KAMILLA Carneiro e Antônio Benjamim Neto recebem hoje em sua pousada Ka 347, em Itaúnas, para churrasco com frutos do mar, preparado pelo chef Tom, do Timoneiro.

MARLON Sarmento e Estevao Segovia inauguram na próxima quinta, às 20h, o W1 Coffe bar bistrô, que fica anexo à Boate London Music, em Jardim Camburi.

NA HORA de fazer a unha, uma tendência é pintar cada uma de uma cor, fazendo um degradê. A especialista em unhas Lorena Rocha explica que para fazer a técnica é muito simples, basta escolher vários tons da mesma cartela, indo do mais escuro ao mais claro, o efeito é muito divertido e fácil de fazer em casa mesmo.

UMA DICA de filme para o fim de semana é “Neruda”, novidade que estreou recentemente no Amazon Prime Video. Na obra, Gael García Bernal interpreta um inspetor que persegue o ex-embaixador e poeta chileno ganhador do Nobel, Pablo Neruda (Luis Gnecco).

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 16 de outubro
Próximo artigoColuna 18 de outubro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here