A Palavra

Para começar bem a semana: “Eu te amo, ó Senhor, minha força. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta. Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e estou salvo dos meus inimigos”. (Salmos 18:1-3)



Eles nas redes sociais

“ ‘Eu vejo a vida melhor no futuro…’. Alguém sabe a qual ano especificamente o Lulu estava se referindo? Porque eu tô aqui na expectativa”

@cacilhas01

***

“Todo casal é composto por um que sente muito frio e outro que sente muito calor AO MESMO TEMPO”

@camilladelucas

15 anos: a linda aniversariante Pietra, entre seus pais, Camila Coser e Márcio Pinheiro Ferreira e sua irmã, Júlia (Umbelino Fotografias)

Ensino Médio + XP

A hora de escolher qual profissão seguir é um momento muito importante para os jovens. Para ajudar na tomada de decisão, a Faesa traz grandes nomes do cenário nacional para discutir com jovens e educadores sobre carreiras e o futuro das profissões, na próxima quarta e quinta, no evento Ensino Médio + XP. O jornalista Caco Barcelos falará para os pais e educadores sobre como eles podem apoiar os jovens na tomada de decisão, na quarta, às 19h. Débora Aladim, youtuber de alcance nacional, vai falar sobre o tema “Como Pensar sua carreira do futuro”, em palestra na quinta, às 17h , voltada para estudantes. O evento será 100% online e gratuito.

Sustentável

O Ifes conta com mais uma usina fotovoltaica em funcionamento. Na última terça-feira, foram concluídos todos os procedimentos de ligação da usina fotovoltaica do Campus Ibatiba. A meta da instituição é ter uma usina implantada em cada campus. Foram instalados no Campus Ibatiba aproximadamente 600 metros quadrados cobertos por placas de geração de energia elétrica. A expectativa é de que a usina produza energia suficiente para atender toda a demanda necessária para abastecer o campus, gerando uma economia de mais de R$ 80 mil por ano.

Tonalidade da pele

Mudar o tom do cabelo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para aquelas que nunca pintaram as madeixas. A hair stylist Urssula Agnes afirma que é muito importante levar em consideração a tonalidade da pele. “É preciso ter uma harmonia entre a cor dos fios e fundo da pele do cliente, além disso, um teste de mecha ajuda a verificar se o cabelo está apto para a coloração, evitando possíveis danos aos cabelos”.

O CEO da Hunter Douglas na América Latina, Renato Rocha e o CEO da Hunter Douglas no Brasil, Marcelo Savieiro, recepcionados em Vitória por Sandra e Moisés Demoner, com Sérgio Paulo Rabello

Estratégia de estudos

Na contagem regressiva para o Enem, o especialista em método de ensino personalizado Nilton Sagrilo destaca que a melhor estratégia de estudos é a baseada em erros. “Os erros podem dizer se o aluno ainda não aprendeu um conteúdo corretamente, se é preciso revisá-lo até absorvê-lo ou então se o ponto de partida da dificuldade está em um assunto anterior e relacionado. À medida em que o estudante passa a seguir esse direcionamento nos estudos, ele corrige seus deslizes e vê a nota aumentando”.

Pressão alta

Durante todo o pré-natal, o controle da pressão arterial é muito relevante, já que pode surgir a hipertensão gestacional, principalmente em mulheres que tem alguma predisposição, como a hereditariedade, obesidade e alterações do colesterol. A formação da placenta provoca algumas alterações no organismo da paciente, e se ela pode se tornar momentaneamente hipertensiva, se tiver predisposição. “A partir do quinto mês, se a pressão não estiver controlada a grávida entrará em estado de pré-eclâmpsia”, explica a ginecologista e obstetra Anna Bimbato.

Celebração do amor

Por muito tempo as comemorações de bodas ou a renovação de votos andaram meio esquecidas, mas elas têm ganhado força nos últimos anos. A ocasião é fundamental para reforçar a promessa feita na cerimônia do casamento com uma cerimônia, que pode contar com a presença da família. A empresária e designer de joias, Karla Bautz, comenta que há muitas possibilidades de se comemorar. “Uma delas é fazer um upgrade nas alianças originais ou simplesmente escolher uma nova joia pra simbolizar esse amor que continua firme e forte”.

Pedro Paulo Moysés e Thiago Garcia em noite de comemoração dos quatro anos de Wanted Pub, na Praia do Canto (Monique Janutt)

CIRCUITO

HOJE É Dia Internacional da Tolerância, Dia Nacional dos Ostomizados, Dia do Não Fumar, Dia Nacional de Atenção à Dislexia e Dia Nacional da Amazônia Azul. Amanhã é Dia da Criatividade, Dia Internacional dos Estudantes, Dia Mundial da Prematuridade e Dia Nacional de Combate à Tuberculose.

MÔNICA PORTO é uma das candidatas a receber o selo do Programa de Qualidade Contábil (PQC), iniciativa do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo (Sescon/ES) para auxiliar empresários contábeis na gestão de seus negócios.

PÂMELA LIRA, Giovanna Piassi, Lara Perin e Vândila Lima, alunas do sexto período de Arquitetura da Ufes, integraram equipe vencedora do Concurso de Ideais Casa Sustentável – Cidade Sustentável, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

O LIVRO “Pachinko”, trama de Min Jin Lee que trata sobre a luta de imigrantes coreanos no Japão, vai virar série na Apple TV. A história chega às livrarias brasileiras em 14 de dezembro.

O INSTITUTO Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu à Ufes mais uma patente na área de petróleo, somando quatro nesse segmento e cinco no total. O invento foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro).

O JUIZ FEDERAL do TRF4 e professor Antônio César Bochenek ministra o curso “Gestão e Administração do Sistema de Justiça”, voltada para integrantes do Poder Judiciário Estadual. O treinamento acontece na próxima quarta-feira, às 8h30, por meio de videoconferência.

O SERVIÇO de streaming de vídeos Disney+ chega amanhã ao Brasil, trazendo no catálogo todo o conteúdo dos estúdios Disney, mais Marvel, Pixar e Lucasfilm, produtoras que integram os negócios da gigante do entretenimento. Uma das produções mais aguardadas é o live action de “Mulan”, que estreia dia 4 de dezembro na plataforma.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorA luta de Winston Churchill durante a guerra
Próximo artigoColuna 17 de novembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here