Eles nas redes sociais

“Eu queria conseguir explicar o medo que eu tenho de dentista”

@gessicakayane

***

“Tô sentindo um vazio…. e acho que esse vazio foi por causa…… da falta de São João neste ano”

@alvxaro

Alessandra Marianelli e sua linda filha Maria Luiza, em festa de 15 anos no Le Buffet Master (Umbelino Fotografias)

Acessibilidade

A eleição do último domingo teve novidades para alguns eleitores na Ilha. Na escola Irmã Maria Horta, na Praia do Canto, todas as seções eleitorais foram organizadas no andar térreo, inclusive na quadra de esportes e no pátio interno, aproveitando bem o espaço da instituição de ensino. Tudo para que nenhum eleitor tivesse que subir escada para votar, inclusive os mais idosos, que são bem numerosos no local de votação. A nova organização foi aprovada, e deve ser mantida no segundo turno, no próximo dia 29.

Teleperícia

O INSS implementou ontem uma experiência piloto de realização de perícias médicas com uso da telemedicina. A fase de testes vai até o dia 31 de janeiro de 2021. Para o trabalhador ter acesso à perícia por telemedicina, a empresa em que trabalha precisa aderir ao projeto. Um médico contratado pela empresa terá a responsabilidade de acompanhar o segurado. Com os documentos e informações encaminhadas, o perito do INSS decidirá se concede o auxílio-doença.

Doação

A Ufes recebeu da ArcelorMittal, por meio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), a doação de cem notebooks e cem CPUs para repasse aos estudantes contemplados com o Auxílio Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial. A doação integra o projeto Solidariedade Digital, lançado em agosto deste ano, que visa atender à demanda de apoio aos alunos para acesso às aulas remotas neste momento de pandemia do novo coronavírus.

Matheus Ceará entre os produtores culturais Wesley Telles e Bruna Dornellas, após espetáculo do Circuito Banestes de Teatro (Vitor Zorzal)

Gastrite nervosa?!

É muito comum alguns pacientes dizerem: “Doutora, acho que estou com gastrite nervosa, estou estressado”. Nesse momento de pandemia mundial, boa parte dos pacientes que procuram atendimento médico com gastroenterologista vem por queixas relacionadas ao estresse psicológico vivido. De acordo com a gastroenterologista, Renata Lugão, o que ocorre, por muitas vezes, é que quando passamos por “episódios de alta carga de ansiedade/estresse, é que nosso organismo libera uma série de neurotransmissores que promovem distúrbios motores/funcionais no trato gastrointestinal, que simulam quadros de gastrite”.

Café com elas

Com presença confirmada na Semana Internacional do Café, a Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil promoverá conexões, aprendizados e debates com o objetivo de apoiar o protagonismo das mulheres em todas as etapas do mercado cafeeiro. “Atualmente, 97% das associadas da IWCA Brasil são produtoras e o foco no momento é reforçar nosso apoio para maior representatividade feminina também em outras vertentes como as de baristas e degustadoras. Queremos pontuar a força da mulher nos mercados e como podemos criar vínculos de apoio em todo o ciclo cafeeiro”, explica Isabel Vilela, gestora do grupo no Brasil.

Daniel Calmon e Duar Pignaton, em noite de point badalado em Vitória

Diagnóstico

Os pais são os primeiros a perceber que algo está errado com seu filho, mas muitos também são os primeiros a ter dificuldade em aceitar que a criança tem um problema. Segundo a pedagoga especialista em Transtorno do Espectro Autista Cláudia Laet, os pais são os que costumam atrasar o diagnóstico do paciente por não aceitação imediata da doença. “Quanto antes o tratamento for iniciado, mais a criança terá qualidade de vida e passará mais facilmente pelas etapas de desenvolvimento e aprendizagem para se tornar uma criança independente”.

Celebração do amor

Por muito tempo as comemorações de bodas ou a renovação de votos andaram meio esquecidas, mas elas têm ganhado força nos últimos anos. A ocasião é fundamental para reforçar a promessa feita na cerimônia do casamento com uma cerimônia, que pode contar com a presença da família. A empresária e designer de joias, Karla Bautz, comenta que há muitas possibilidades de se comemorar. “Uma delas é fazer um upgrade nas alianças originais ou simplesmente escolher uma nova joia pra simbolizar esse amor que continua firme e forte”.

Consulta pública

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial deu início a uma consulta pública que busca sugestões para a definição dos critérios que serão adotados para a seleção de soluções inovadoras de capacitação e treinamento online para micro e pequenas empresas. As contribuições podem ser encaminhadas por qualquer pessoa ou empresa e ajudarão na preparação de um edital de concurso para selecionar metodologias e ferramentas tecnológicas que ajudem a contribuir para implementar uma cultura de transformação digital.

CIRCUITO

NO ÚLTIMO domingo, muita gente aproveitou a movimentação da eleição para circular pelos bairros sem máscara, inclusive na frente de locais de votação. Teve até candidato sem máscara cumprimentando eleitor. Se não respeita nem a saúde da coletividade, como que quer ser eleito? Não pode!

QUEM NÃO conseguiu votar no primeiro turno das eleições municipais tem até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. O procedimento pode ser feito pessoalmente ou pela internet, pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título.

O ADESTRADOR e especialista em comportamento canino Marcelo Medeiros já está na expectativa para sua participação na Pet Fair ES, que será realizada nos dias 29 e 30 de maio de 2021, no Centro de Convenções de Vitória. Ele irá apresentar seu trabalho de hospedagem e adestramento comportamental de cães.

O SERVIÇO de streaming de vídeos Disney+ chega hoje ao Brasil, trazendo no catálogo todo o conteúdo dos estúdios Disney, mais Marvel, Pixar e Lucasfilm, produtoras que integram os negócios da gigante do entretenimento. Uma das produções mais aguardadas é o live action de “Mulan”, que estreia dia 4 de dezembro na plataforma.

NANY PEOPLE estará em Vitória no próximo sábado para apresentação online, ao vivo e gratuita, às 20h, de seu espetáculo solo “Nany é Pop”. O musical é atração do Circuito Banestes de Teatro, e será transmitido pelo Youtube e Facebook da WB Produções. Após apresentação, terá um bate-papo com mediação do comediante capixaba Haeckel Ferreira.

O LIVRO “O Homem de Giz”, obra da escritora C. J. Tudor, vai virar uma série de seis episódios pela BBC, em parceria com os estúdios americanos Nice Media e Windowseat. O thriller está há dois anos na lista dos mais vendidos do Brasil.

A EMPRESÁRIA e shopper Brenda Riva está no sul do país conhecendo as novas tendências em calçados e bolsas para o outono 2021. “A região é referência em fabricação de calçados e já vou garimpar as novidades”, afirma Brenda. Ela fica por lá até a próxima quinta.

ATÉ O DIA 29 de novembro é possível se inscrever para o processo seletivo dos cursos EAD da Ufes, para ingresso em 2021. Há oportunidades nos cursos de bacharelado em Biblioteconomia (450 vagas); e licenciaturas em Biologia (150), Física (150), História (150) e Pedagogia (150).

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 16 de novembro
Próximo artigoColuna 18 de novembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here