Eles nas redes sociais

“Gastando dinheiro que eu ainda não recebi em coisas que eu não preciso tanto assim”

@babi

***

“Regra de alimentação saudável. Colocou na boca, gostou? Cospe que engorda”

@CesarMenotti

Muito feliz, Zélia Salles comemorando seus 90 anos. E toca a vida!

Novembro azul

O médico urologista Marcelo Lamy comemora grande feito de nosso Estado. Foram 50 casos de cirurgia robótica para tratamento de câncer de próstata no Hospital Santa Rita em 2020. Foram pioneiros na tecnologia e, com certeza, fazem toda a diferença para a população capixaba! Parabéns para todos os envolvidos!

Sem fase presencial

O Ifes divulgou um informe sobre o processo seletivo para ingresso em seus cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e do Proeja em 2021. Devido à pandemia, não haverá provas ou etapas presenciais na seleção. Foram definidas duas formas para o ingresso: a análise do histórico escolar dos candidatos às vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio; e o sorteio para as vagas dos cursos técnicos concomitantes, subsequentes e do Proeja.

Consumo

A intenção de consumo das famílias, medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 0,8% em novembro e alcançou 69,8 pontos – o maior patamar desde maio de 2020. Foi o terceiro aumento seguido do índice, após os efeitos negativos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os resultados da pesquisa indicam a confiança dos brasileiros na recuperação econômica.

Lorraine Stoodley, Ana Cláudia Sampaio e Maria Borgo em dia de lançamentos de moda

Fotoproteção

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, são registrados cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele por ano, a maioria em homens. Para o oncologista clínico Wesley Vargas Moura, os dados revelam mais uma vez a falta de cuidado que o homem tem com a própria saúde. “O cuidado começa com a fotoproteção desde a infância e depois com a prevenção com check up dermatológico frequente”. Deve-se suspeitar de qualquer mudança na pele que persista, como um aparecimento de um nódulo, manchas escuras ou que coçam, entre outras lesões.

Sedentarismo

Cerca de 40% da população de 18 anos ou mais de idade foram classificados como insuficientemente ativos, ou seja, não praticaram atividade física ou praticaram por menos do que 150 minutos por semana considerando lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho. É o que revela a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, com dados relativos a 2019. No Brasil, 47,5% das mulheres eram pouco ativas no ano passado. Já os homens apresentaram uma taxa de 32,1%. Mais da metade das pessoas de 60 anos ou mais de idade era insuficientemente ativa.

Dor nas costas

Devido à pandemia, muitas pessoas têm relatado aumento de dor nas costas. O neurocirurgião Guilherme Rossoni explica que como a mobilidade diminuiu, ficamos mais sedentários. “Muitas pessoas deixaram de praticar exercícios físicos, de frequentar fisioterapia ou pilates, por exemplo, o que faz com a musculatura se enfraqueça e encurte, causando dor nas costas. Porém, hábitos simples como caminhar e alongar-se em intervalos regulares em casa mesmo ajuda a ter uma rotina mais saudável”.

O casal Carla Marianelli e Mário Borgo em jantar na Enseada do Suá (Cloves Louzada)

Nas paradas

Dois anos após o lançamento, a música “Someone You Loved” do cantor britânico Lewis Capaldi segue em alta. A faixa, que chegou ao topo da Billboard em julho de 2019, atualmente está em 27º lugar na parada mundial do Spotify, e segue com fôlego à frente de músicas lançadas há poucos meses, como “Midnight Sky” de Miley Cyrus e “Golden” de Harry Styles.

CIRCUITO

ALECSANDRO CASASSI, superintendente Operacional do Sicoob Central ES, é o palestrante de hoje do Webinários da Rede Tribuna. O tema da conversa é “A Nova Economia: Estamos prontos para o fim do dinheiro de papel?”. A transmissão será às 14h30. Inscrições gratuitas.  

ZÉLIA SALLES, junto a seu marido Nelson Salles, recebeu uma homenagem nesta semana de seus filhos, netas e maridos, bisnetos, nora e genro, para celebrar seus 90 anos de vida. Com direito a música, balões e bolo, respeitando o protocolo da pandemia. Em janeiro, a família terá mais motivos para comemorar, quando o casal celebra suas Bodas de Vinho, com 70 anos de casados.

ESTÃO abertas as inscrições para o Fórum Nacional da Infância e da Juventude, que será realizado no próximo dia 3 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo do evento é promover o diálogo entre integrantes do Poder Judiciário que atuam na área.

ESTREIA hoje a série “Um Natal Nada Normal” na Netflix, produção alemã que tem como protagonista o músico Bastian, que volta para a casa dos pais para passar o Natal e se depara com diversas questões e surpresas nada agradáveis.

O ARQUITETO francês, designer e planejador urbano Serge Salat fará palestra para os alunos de arquitetura da Faesa na próxima segunda, às 10h, com o tema “Desenhando uma nova comunidade baseada em Sustentabilidade e bem-estar social”. O evento faz parte das comemorações de aniversário do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faesa.

O 27º SALÃO do Imóvel segue online até a próxima segunda-feira, com mais de 1.500 ofertas catalogadas. O portal reúne 26 empresas expositoras, com destaque para a participação da Caixa, Banestes e Sicoob-ES com oferta de financiamento habitacional.

LETICIA FINAMORE, Cyane Zobolli, Sergio Palmeira e Renata Tristão são os profissionais que utilizaram o mobiliário assinado do showroom de Carmem Dolores Souto em seus ambientes na mostra Janelas CasaCor. Poltronas, sofás, mesinhas e pendentes estão entre os itens que compõem os projetos. Em exposição estão peças de designers como Sergio Rodrigues e Jader Almeida.

ATÉ DOMINGO acontece a feira Sabores da Terra, voltada para o agronegócio, na Praça do Papa, em Vitória. O evento, que é gratuito, vai possibilitar ao visitante fazer um tour gastronômico e cultural pelos sabores e belezas do Espírito Santo. Aberta ao público.

ROBERTA Drummond leva suas esquadrias para compor o projeto do cerimonial infantil de Mariana Gusmão, em Bairro de Fátima. Os itens de arquitetura foram aplicados na área administrativa do local, visando dar um maior conforto acústico especialmente nos dias de evento na casa.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 26 de novembro
Próximo artigoColuna 28 de novembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here