Eles nas redes sociais

“Eu realmente não resolvo os meus problemas, apenas me distraio com os novos”

@luscas

***

“Antes tava difícil e agora parece que tá antes”

@gessicakayane

As anfitriãs Fernanda Prates e Luciana Guerra em Sunset no Bistrô Orquídea Café, em Meaípe (Thuanny Louzada)

Dpvat

A Caixa Econômica Federal começou a receber nesta semana as solicitações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Dpvat. Inicialmente, os pedidos de indenização deverão ser feitos nas agências da Caixa e, em breve, o banco também disponibilizará o aplicativo Caixa Dpvat, tornando as operações 100% digitais. O banco assumiu a gestão dos recursos e pagamentos, após contrato firmado na última sexta-feira. A Caixa receberá os avisos de sinistros ocorridos a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

Saúde pós-infarto

Tema discutido recentemente no encontro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a mortalidade dos pacientes que sofreram infarto cai em até 26% no primeiro ano de tratamento, quando ele engloba muito além da desobstrução da artéria “culpada”. Quem explica é o cardiologista Schariff Moysés. “Alguns estudos apontam que, quando são tratadas todas as lesões importantes ao invés de apenas a que causou o infarto, a mortalidade pós-infarto pode reduzir consideravelmente”.

Curso

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) promove hoje e amanhã, às 15h, o curso “LGPD: impacto nas relações de trabalho”, que será ministrado pela instrutora Ariane Mendonça, especialista nas áreas trabalhista e previdenciária. O treinamento será realizado por meio da plataforma Zoom e irá orientar os participantes sobre o funcionamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), suas regras e as obrigações a serem cumpridas pelas empresas em relação aos dados pessoais dos seus funcionários. O curso é voltado para profissionais de Recursos Humanos, Departamento Pessoal, supervisores, advogados, contadores e demais profissionais do setor supermercadista interessados no assunto.

Dudu Corona, Débora Bresciane e Jair Altoé, aproveitando o final de tarde, em Meaípe (Thuanny Louzada)

Agroindústria

Uma queijaria de Ibitirama foi o primeiro estabelecimento de 2021 registrado junto ao Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte do Idaf. A entrega do certificado de registro foi realizada no último dia 8, por meio de videoconferência. De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a regularização desses estabelecimentos confere a oportunidade de ampliação da renda, com maior disponibilidade de locais de comercialização. “Com o registro junto ao Siapp, eles podem expandir a venda desses produtos para todo o Estado, atendendo às exigências higiênico-sanitárias legalmente exigidas”.

Projeção

A previsão do mercado financeiro para o IPCA (considerada a inflação oficial do país)  deste ano subiu de 3,34% para 3,43%. A estimativa foi divulgada ontem pelo Banco Central. Para 2022, a estimativa de inflação foi mantida em 3,50%. O cálculo para 2021 está abaixo do piso da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Hidratação

Nos dias ensolarados, os cuidados com as madeixas são ainda mais essenciais para que o cabelo mantenha um aspecto saudável. A terapeuta capilar naturalista Paula Breder alerta que além da hidratação com cremes indicados para cada tipo de cabelo, pelo menos uma vez ao mês, nós não podemos esquecer de hidratar o corpo também: “Beba bastante água e mantenha-se hidratado. A água reflete a saúde de todo o corpo”, afirma Paula. Isso vale para quando você voltar de um mergulho do mar ou piscina também: “Após mergulhar, sempre retire o sal ou cloro dos fios, afinal, eles abrem a cutícula capilar e ressecam o cabelo”.

As amigas Cláudia Louzada e Ana Caiado curtiram o sunset em Meaípe (Thuanny Louzada)

Os pets agradecem

A causa animal vem recebendo cada vez mais atenção. Na Serra, a Faculdade UCL vai promover um vestibular especial pós-Enem e decidiu trocar a taxa de inscrição no processo seletivo por doações ao Projeto Ação Animal-ES, de Jacaraípe, que apoia resgates, castrações e adoções de animais abandonados. Cada inscrito deverá doar R$ 10,00 ao projeto. Quem se inscrever nas ações realizadas pela faculdade nos dias do Enem será isento da doação, que será feita pela faculdade. Os pets agradecem, e quem ama os animais, também!

Gorila pintor

Na próxima sexta-feira estreia no serviço de streaming Disney+ o filme “O Grande Ivan”, um híbrido de animação e live-action. Voltado para toda a família, o filme fala sobre amizade e o significado do que se chama de lar enquanto conta a história real de um gorila pintor que viveu a maior parte de sua vida na vitrine de um shopping center. Estrelado por Brian Cranston (“Breaking Bad”), conta com vozes de Angelina Jolie, Danny DeVito e Helen Mirren.

CIRCUITO

COM O início da vacinação no Espírito Santo, os indicativos de uma volta à normalidade nas atividades econômicas nos próximos meses animam a todos, principalmente os empresários das atividades mais afetadas, como hotelaria, bares, restaurantes e entretenimento em geral. Todos na torcida pela chegada da vacina, segura, confiável e disponibilizada gratuitamente no SUS.

AS IRMÃS Bruna e Bianca Olivo desembarcam em Vitória na próxima sexta-feira para conhecer influencers e trazer novidades de moda para lojistas capixabas. A ação, que seguirá todas as normas de precaução e distanciamento social, é organizada por Silvana Araújo em parceria com as marcas Lança Perfume e My Favorite Things.

A ACACCI participa hoje da Feira do Neném & Gestante de Vitória, que acontece até domingo.  No último dia da feira, vai rolar o sorteio de um quarto completo de bebê. O cupom poderá ser adquirido no próprio evento, sendo que 50% do valor arrecadado será destinado à instituição que presta serviços em prol de crianças e adolescentes com câncer e seus respectivos familiares.

O PREMIÊ do Japão, Yoshihide Suga, prometeu seguir com as Olimpíadas de Tóquio, apesar do aumento do coronavírus. Discurso do primeiro-ministro contrasta com resultado de pesquisas recentes, nas quais cerca de 80% dos japoneses acreditam em novo adiamento ou cancelamento do evento.

ACABA DE sair o livro “A rainha do nada” (Galera), aguardado final da trilogia “O Povo do Ar” da escritora Holly Black. Na obra, acontece a destruição da coroa e a ruína do trono. Exilada por Cardan no mundo mortal, Jude se encontra impotente e frustrada enquanto planeja reivindicar tudo que Cardan tomou dela.

O PROGRAMA Nossa Bolsa, que concede bolsas de estudo em faculdades particulares  aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou particular, que estiveram na condição de bolsistas integrais, terá seleção para ingresso no ano letivo de 2021 considerando as notas do Enem referentes aos anos de 2015 a 2019.

A SÉRIE “WandaVision”, produzida pelo Marvel Studios, é a novidade da semana do serviço de streaming Disney+. São seis episódios, que serão lançados semanalmente sempre às sextas-feiras. O primeiro episódio já está disponível para os assinantes.

A FIFA alterou o cronograma do Mundial de Clubes de 2020, no Catar. Após desistência do Auckland City, da Nova Zelândia, o estádio Khalifa International Stadium (Doha) não será mais usado no torneio. O sorteio das chaves acontece hoje.

OS EMPREENDIMENTOS capixabas do setor turístico fortemente impactados com as medidas de distanciamento social dos últimos meses têm recursos disponíveis com os financiamentos do Bandes. Os empresários podem contratar recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), com o uso de garantia do Fundo de Aval Bandes.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 18 de janeiro
Próximo artigoColuna 20 de janeiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here