Eles nas redes sociais

“Tem mais de 120 milhões de pessoas na minha frente na fila da vacinação, mas por mim tudo bem é como se fosse uma tarde normal no banco”

@augusttovieira

***

“Bizarro o quanto as redes sociais representam um mundo que não é a realidade”

@eibrunocorrea

Em família! Sérgio e Raigna Vasconcelos com o filho Thales curtindo o sábado em Meaípe (Thuanny Louzada)

Segurança

Cachoeiro do Itapemirim vai receber a 7º Delegacia Regional, um importante investimento na melhoria da infraestrutura para as forças de segurança pública no Espírito Santo. Na última semana, o governador Renato Casagrande assinou a ordem de serviço para as obras. Também foi anunciada a publicação do edital para reforma e ampliação da 2º Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar, em Guaçuí. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 7 milhões.

Ajuda a catadores

A Aderes, em parceria com a Secretaria da Justiça e a ArcelorMittal, iniciou a entrega de um kit contendo um avental e duas máscaras para cerca de mil catadores organizados de materiais recicláveis do Estado. As primeiras associações a receberem os equipamentos de proteção individual foram: Associação de Catadores de Material Reciclado do Município de Vitória (Amarv), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), Associação de Catadores de Material Reciclável de Vitória (Ascamare) e Recicla Capixaba.

Hidratação

Nos dias ensolarados, os cuidados com as madeixas são ainda mais essenciais para que o cabelo mantenha um aspecto saudável. A terapeuta capilar naturalista Paula Breder alerta que além da hidratação com cremes indicados para cada tipo de cabelo, pelo menos uma vez ao mês, nós não podemos esquecer de hidratar o corpo também: “Beba bastante água e mantenha-se hidratado. A água reflete a saúde de todo o corpo”, afirma Paula. Isso vale para quando você voltar de um mergulho do mar ou piscina também: “Após mergulhar, sempre retire o sal ou cloro dos fios, afinal, eles abrem a cutícula capilar e ressecam o cabelo”.

As belas amigas Fernanda Raposo e Catia Paganote em sunset, em Meaípe (Thuanny Louzada)

Insetos

Oito novas espécies de insetos foram descobertas na região norte do Estado. Os novos registros são fruto do projeto “Entomofauna do Espírito Santo”, que é desenvolvido pelo Incaper, com o objetivo de identificar a biodiversidade de insetos do Estado. O doutor em Entomologia e coordenador do projeto, David dos Santos Martins, explicou que, embora o conhecimento sobre a biodiversidade de insetos no Estado seja relativamente pequeno, os poucos estudos têm mostrado uma entomofauna rica, com espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Antes e depois

O fim de ano foi de recorde na procura por exames da Covid nos laboratórios. Mas, segundo o coordenador geral Edson Mezadri Vieira, a maioria das pessoas não realiza o teste quando retornam de viagem ou após dias de encontros com outras pessoas. “E é aí que mora o perigo, pois essa pessoa teve contato com outras e pode ter contraído o vírus e estar assintomático. Por isso, é fundamental, mesmo sem sintomas, realizar o teste para ter certeza de que não está com o vírus ativo e poder retornar às suas atividades do dia a dia em segurança”.

Sonolência

Você já ouviu falar em narcolepsia? É uma doença neurológica que tem como principal sintoma a sonolência excessiva durante o dia. Segundo a especialista em Medicina do Sono Jéssica Polese, o que ocorre é o deslocamento do estágio REM do sono (o mais profundo) não somente durante o sono noturno, mas também durante a vigília. “Com isso vêm as manifestações clínicas do quadro: sonolência excessiva diurna, paralisia do sono, alucinações hipnagógicas (a sensação de sonhar acordado), cataplexia (perda do tônus muscular) e fragmentação do sono”.

Kézya Carvalho e seu namorado Krikor Kalajian comemorando o aniversário dela, em Big Bear, estação de ski da Califórnia
 

Futuro próximo  

As projeções assustam: em 2050, 5 bilhões de pessoas estarão vivendo nos centros urbanos. Os impactos disso são inúmeros e o trânsito é um dos mais visíveis. Por isso, é importante que as cidades estejam preparadas para absorver a demanda por serviços e espaço, que estará cada vez mais escasso. Para o secretário geral do Setpes, Jaime de Angeli, é preciso pensar no futuro desde já. “O transporte público eficiente é a única saída viável para absorver a quantidade cada vez maior de pessoas nas cidades e cada uma tem características que vão direcionar cada projeto. Pode parecer um futuro distante, mas não é”.

CIRCUITO

TRABALHADORES que cuidam da manutenção das áreas verdes em Vitória se ocuparam, na semana passada, em recuperar áreas de restinga na praia de Camburi, cuidando da vegetação e plantando espécies típicas. Além de fazer um bem para a natureza, preservar e embelezar uma das praias mais conhecidas do nosso Estado, a recuperação da restinga serve como uma barreira para que a areia da praia, movida pelo vento, não invada os bairros do entorno.

A CONFIANÇA do Empresário do Comércio caiu 2,2% em janeiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio. Índice de satisfação dos comerciantes com as condições atuais registraram quedas e impactaram o resultado negativo do indicador principal.

FESTINHA na orla. No último sábado à noite, havia vários grupos fazendo encontros nas areias de Camburi. Um deles chamava a atenção por ter quase 100 pessoas sem máscara, com música e mesa de lanches. No calçadão, todos estranharam a aglomeração.

A SÉRIE “WandaVision”, produzida pelo Marvel Studios, é a novidade da semana do serviço de streaming Disney+. São seis episódios, que serão lançados semanalmente sempre às sextas-feiras. O primeiro episódio já está disponível para os assinantes.

A AGÊNCIA Nacional do Petróleo regulamenta indicação de áreas para exploração de petróleo e gás. Pelo processo, empresas podem sugerir áreas de seu interesse para serem incluídas futuramente em rodadas de licitação ou oferta permanente.

OS EMPREENDIMENTOS capixabas do setor turístico fortemente impactados com as medidas de distanciamento social dos últimos meses têm recursos disponíveis com os financiamentos do Bandes. Os empresários podem contratar recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), com o uso de garantia do Fundo de Aval Bandes.

EM BAIXA. As festas de final de ano, as férias e a pandemia provocaram uma queda no estoque do Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves, em Vila Velha. Por isso, o hospital faz um apelo para que as mães que estejam amamentando façam a sua doação de leite humano.

PARA QUEM gosta de conhecer histórias de crimes reais, a dica é “Night Stalker: Tortura e Terror”, produção que acaba de estrear na Netflix. Conta a história macabra de um serial killer norte-americano que ficou conhecido por ser extremamente imprevisível e tocou o terror na Los Angeles de 1980. Sem qualquer padrão na hora de escolher suas vítimas, ele atacou homens e mulheres, ricos e pobres, adultos e crianças.

BOM dia! Deus é pai! Amém!

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 19 de janeiro
Próximo artigoColuna 21 de janeiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here