PÉROLAS

“Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiura, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente”

Do monge budista Dalai Lama.

***

“Me sinto hoje em um lugar muito confortável de ser considerada essa mulher que motiva outras a observarem a qualidade dos relacionamentos que estão vivendo”

Da ex-modelo Luiza Brunet, 59 anos.

***

“Eu tenho uma aparente liberdade, mas estou presa dentro de mim”

Da escritora Clarice Lispector (1920-1977).

***

“Sou forte o quanto posso ser, talvez. E isso não faz com que eu sofra menos, mas me ajuda a conduzir o sofrimento que sinto a fazer um caminho que me beneficie, me aprimore”

Da atriz Marjorie Estiano, 39 anos.

A bela nutricionista Quetsia Birschner para iluminar o domingo (Cloves Louzada)

Eles nas redes sociais

“Um hábito da pandemia que eu queria que permanecesse: não ter que ir dar abraço/beijo no rosto de todo mundo ao chegar e ir embora em um lugar com muita gente”

@giparisan

***

“Demorou um ano mas aconteceu: não tenho mais assunto pra conversar com ninguém”

@wwwmlna

NOSSA DICA

Cerveja artesanal em casa!

Com a quarentena para frear o avanço da Covid-19 no Espírito Santo, que trouxe uma série de restrições à vida pessoal e profissional dos capixabas, uma saída para os consumidores tem sido aproveitar o tempo em casa contratando vários serviços via delivery. E um deles é o chope artesanal, como é o caso da Cervejaria Casa 107 de Kamylo Tresena e Nilson Tommaso, que garantem um produto de qualidade, elaborado com lúpulo fresco, para quem está no conforto do lar, em embalagens descartáveis de um ou dois litros para entrega por aplicativo. Também há chopeira com 30 ou 50 litros, que pode ser encomendada. Os pedidos podem ser feitos pelos perfis do Instagram @cervejariacasa107 e @mcasa107gastrobar, ou pelo telefone (27) 99235-2112.

O chope da Casa 107 é elaborado com lúpulo fresco (Divulgação)

Modernização

O Prodest participou do processo de modernização do site da Secretaria de Estado da Fazenda. A mudança, disponibilizada na última sexta, tem como foco aumentar o nível de transparência das informações e é resultado da parceria envolvendo o Prodest e a Gerência de Tecnologia da Sefaz. Os dados e os serviços continuarão os mesmos na nova interface, possibilitando ao cidadão executar várias atividades, como o pagamento de IPVA e a emissão de nota fiscal eletrônica.

Formato virtual

Com as novas medidas restritivas implementadas pelo governo estadual, a 451ª edição da Festa da Penha, que acontece entre os dias 4 e 12 de abril, será realizada em formato totalmente virtual e remoto como no ano passado, sem presença de público, possibilidade que estava sendo avaliada pelos organizadores. Toda a transmissão acontece pelas redes sociais. O Frei Paulo Roberto Oliveira, Guardião do Convento, reforça a necessidade das pessoas permanecerem em suas casas.

Financiamento

Acaba de sair um novo edital para a contratação de recursos do Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo (Procidades). A linha de financiamento é destinada à administração pública municipal e é uma das alternativas criadas pelo banco para acelerar o desenvolvimento regional. O programa conta com orçamento de R$ 50 milhões para que as prefeituras financiem obras e serviços. Os municípios interessados devem consultar as condições do edital, publicado no site do banco.

Água

Amanhã, quando se celebra o Dia Mundial da Água, a importância desse recurso será lembrada com o lançamento do livro “O Custo da Água”, de Valmir Pedrosa. Ex-assessor técnico do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Pedrosa apresentará os principais aspectos do livro em evento virtual às 19h, com participação de Fabrício Assis (gerente geral de Produção de Coque e Energia na ArcelorMittal Tubarão) e Fábio Ahnert (diretor-presidente da Agerh).

Cíntia Furlani Chieppe e seu lindo baby, Matheus (Cloves Louzada)

Game Jam

Os desenvolvedores de jogos têm encontro marcado amanhã, às 18h, no evento online de abertura da Faesa Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de games que irá durar uma semana. O evento, que será todo online, irá contar com a participação do CEO da Mito Games, Rafael Lontra, para falar sobre os editais para financiamento de jogos digitais, e da professora do curso de Direito da Faesa, Fernanda Modolo, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

Emprego

As micro e pequenas empresas (MPE) lideraram a geração de empregos em janeiro, criando aproximadamente 195,6 mil vagas, o que corresponde a cerca de 75% do total de 260.353 empregos formais registrado no mês. Os números constam de relatório elaborado pelo Sebrae, com base nos dados de janeiro do Caged. O resultado também é quase o dobro do número de empregados gerado pelo segmento no mesmo mês do ano passado. Este é o sétimo mês consecutivo em que os pequenos negócios lideraram a geração de postos de trabalho no país.

Corrida ao Oscar

Para quem quiser relaxar durante este fim de semana, uma opção é conferir os filmes indicados ao Oscar que estão disponíveis nas plataformas. Na Netflix, estão os longas-metragens “Era uma vez um sonho”, “Mank”, “A caminho da Lua”, “A voz suprema do Blues”, “Pieces of a Woman” e “Os 7 de Chicago”. Na Amazon, estão “Borat 2”, “O som do silêncio” e “Uma noite em Miami”. No Disney+, estão “Dois irmãos”, “Soul”, “O grande Ivan” e “Mulan”.

Ciberataques

Um panorama publicado pela empresa de segurança Check Point Software Technologies sobre o primeiro ano de pandemia mostra o impacto das mudanças no ambiente digital. A separação de funcionários, cada um em seu próprio dispositivo e rede, fez com que os ataques sofisticados tivessem um aumento de 50% no segundo semestre de 2020, em relação ao ano anterior. Os golpes visavam, em sua maioria, o roubo de credenciais e a instalação de ransomwares.

Novidade

O YouTube lançou, na última quinta, o recurso Shorts nos Estados Unidos. A novidade permite a criação e publicação de vídeos curtos, assim como acontece no TikTok e no Instagram Reels, e estava sendo testada apenas na Índia. Por enquanto, o Shorts também estará em sua versão beta de testes para usuários do YouTube nos EUA. O recurso, que já permite a gravação de vídeos verticais, também promete novidades, como a inserção de texto em partes específicas da gravação.

Artigo anteriorColuna 20 de março
Próximo artigoColuna 22 de março
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here