A palavra

Para começar bem a semana: “Alguém da multidão lhe disse: ‘Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo’. Respondeu Jesus: ‘Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês?’. Então lhes disse: ‘Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens’ ”. Lucas 12:13-15.



Eles nas redes sociais

“Ter pais saudáveis na pandemia já é um excelente motivo para acordar com alegria.”

@ofabioflores

“Nossa geração toda precisa de psicólogo porque a geração anterior também precisava mas achava que era frescura.”

@naopalooza

A modelo Poliani Stinghel em ensaio fotográfico de joias (Cloves Louzada)

Do barulho

Com toda a família dentro de casa, moradores que trabalham em sistema home office estão tendo muitos problemas com barulhos por parte dos vizinhos. “É criança pulando e correndo, som nas alturas, obras, gente fazendo exercício… Está muito difícil conseguir se concentrar no trabalho. O síndico diz que nada pode fazer”, comenta leitor. São os ossos do ofício…

Declaração

Nas quatro primeiras semanas de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 8.992.283 contribuintes acertaram as contas com o Leão, o que equivale a 27,6% do previsto para este ano. O prazo de entrega começou em 1º de março e irá até 30 de abril. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial de quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis.

Escola militar

Interessada em implementar o modelo de escola cívico-militar, Vitória abriu uma consulta pública para responsáveis por alunos e profissionais da rede nos cursos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O procedimento faz parte do processo de adesão do município ao programa do Governo Federal. No Espírito Santo, além da capital, articulam a mesma iniciativa prefeitos de municípios como Vila Velha e Serra. Viana inaugurou a primeira escola do tipo em outubro de 2020 e Cariacica publicou recentemente uma ordem de serviço.

Cristiane e Bernardo Furtado com o filho Gabriel (Cloves Louzada)

Como uma onda

O mar está para peixe! No Brasil, com cerca de 900 mil barcos de lazer navegando, o comércio em 2020 cresceu 20% na comparação com o ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos. Nos Estados Unidos, o aumento foi menor, de 12%, segundo a National Marine Manufacturers Association (NMMA).

Transição capilar

O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus mudou muitos hábitos da população e também fez com que muitas mulheres resolvessem deixar os cabelos crescerem de forma natural, sem alisamento e escova progressiva. Famosas como Juliana Paes, Bruna Marquezine, Maísa Silva, Ludmila e Kéfera Buchman passaram pela transição capilar e incentivaram outras mulheres que alisavam as madeixas a  assumir os fios naturais.

Cardamomo

Alguns nutricionistas estão sugerindo a inclusão do cardamomo na alimentação. O condimento, que pode ser encontrado em pó, grãos e óleo essencial, é indicado para ser usado no tempero do arroz e carnes, consumido juntamente com o café e o chá ou no preparo de sobremesas. É rico em vitaminas e minerais que garantem diversos benefícios para a saúde, além de também ser afrodisíaco.

A bonita Mônica Porto (Cloves Louzada)

Oficina de games

Os apaixonados por games veteranos e iniciantes que desejam trabalhar na área já podem reservar na sua agenda um evento preparado especialmente para eles: nos dias 16,17 e 18 de abril, acontece o Ciclo de Palestras “Produzindo Games no ES”. O evento será on-line e 100% gratuito. A programação também inclui um workshop de Modelagem 3D.

CIRCUITO

O FESTIVAL Deixa A Gira Girar acontece entre os dias 21 e 24 de abril com exposições artísticas, oficinas técnicas em produção musical e live streaming. Duas atrações nacionais já estão confirmadas no evento: a cantora e compositora Marina Peralta e Obinrin Trio. O evento será  transmitido pelo YouTube do festival.

O PRIMEIRO Festival Tela Curta Cachoeiro vai selecionar 20 filmes de curta-metragem de até 15 minutos, que tenham sido realizados usando dispositivos móveis, como celular, tablet, computadores e outros. A realização é do Cineclube Jece Valadão.

O PRESIDENTE Jair Bolsonaro assinou uma Medida Provisória com regras que prometem modernizar e desburocratizar o ambiente de negócios no País. Segundo o Ministério da Economia, a medida tem o potencial de elevar o Brasil em até 20 posições no ranking Doing Business, do Banco Mundial.

A INFLAÇÃO dos alimentos e bebidas subiu 17,52% na Grande Vitória entre março do ano passado e fevereiro deste ano. O número representa quase três vezes a inflação oficial do período (6%).

O HOSPITAL Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, acaba de completar um ano de funcionamento. O próximo passo hospital será implementar a Robô Laura, inteligência artificial inédita no Estado, capaz de monitorar os pacientes e identificar aqueles com maior trajetória de risco, e a Concierge Digital Isa, uma assistente virtual para assessorar os pacientes internados nos quartos.

OS SÓCIOS Kamylo Tresena e Nilson Tommaso desenvolveram um sistema para entregar na casa dos clientes as cervejas artesanais da Cervejaria Casa 107  em embalagens pequenas e até em chopeiras de 50 litros.

PALHAÇOS e artistas circenses estão no picadeiro virtual do 2º Moqueca de Palhaço (Festival de Palhaçaria Capixaba), que acontece até dia 25. O evento conta com apresentações de espetáculos, cabarés, cortejo, filmes, debates e oficinas. A programação é inteiramente gratuita e acontece nos canais do Lacarta Circo Teatro no YouTube e no Facebook.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorFinancial Times/WhatsApp
Próximo artigoColuna 06 de abril
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here