ELES NAS REDES SOCIAIS

“A felicidade vem quando se é você mesmo em vez de ser a pessoa que você acha que deveria ser.”

@shondarhimes

“Gente, confirma pra mim se está todo mundo cansado, com dor nas costas e vontade de dormir cinco dias.”

@luannascimento

Retomada

A alta no comércio exterior, a reativação da Samarco e a abertura de novas empresas no Espírito Santo, a exemplo da fábrica de papel Suzano em Cachoeiro de Itapemirim, prometem alavancar a máquina de investimentos. Tais medidas, atreladas à vacinação em massa da população, devem causar uma reviravolta nos índices positivos do Estado acima da média nacional.

Vacinação particular

Rara no mundo, a vacinação contra o coronavírus custeada por empresas vem ganhando visibilidade no debate em países asiáticos. Na Índia, por exemplo, comprar uma dose de vacina contra a Covid-19 em hospitais e clínicas particulares já é possível. No Brasil, em março deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto que trata da aquisição e distribuição de vacinas contra a Covid-19 de direito privado. Mas, a medida é alvo de discussão entre empresários.

***
O infectologista Lauro Ferreira, da CVP Vacinas, não vê com bons olhos no momento a vacinação em clínicas privadas. “Para permitir que a vida volte ao normal e que a economia sobreviva, a experiência mundial é vacina pública. Afinal, se pode comprar na rede privada, por que falta na rede pública? Normalmente, as vacinas só chegam à rede privada depois que a rede pública for abastecida, funcionando como um reforço ou com alguma tecnologia diferente”, defende Lauro.

A bonita digital influencer Bruna De Nadai  fotografada no Morro do Moreno (Cloves Louzada)

Terra dos Colibris

Santa Teresa, na Região Serrana do Estado, está no topo da classificação entre 10 municípios capixabas no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que avaliou o desempenho de 770 municípios brasileiros considerando o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que são parte de uma agenda internacional estabelecida pela ONU, com metas a serem atingidas até 2030. Santa Teresa, a “Doce Terra dos Colibris”, foi a 40ª cidade mais bem classificada do País. Vitória vem depois, ocupando o posto 232 no ranking nacional.

Depósitos judiciais

O procurador-geral da República, Augusto Aras, ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que trata do gerenciamento de depósitos judiciais à disposição da Justiça capixaba. O procurador-geral alega que as leis estaduais instituíram modelo próprio de gerenciamento de valores oriundos de depósitos judiciais, possibilidade recorrentemente refutada pelo STF. Segundo Aras, a norma viola a competência privativa da União para legislar sobre direito civil e processual civil e editar normas gerais de direito financeiro.

Henrique Menezes e Mônica Demoner em passeio de camelo no deserto dos Emirados Árabes

Paul com tudo

Após lançar seu mais recente álbum, “McCartney III”, em dezembro, Paul McCartney volta à cena com uma ação fonográfica. O mesmo álbum que ele produziu solitariamente durante a pandemia, tocando todos os instrumentos e fazendo todas as vozes, ressurge com tratamentos diferentes para cada uma das faixas. McCartney  escolheu os artistas aos quais entregaria cada uma das canções para que eles as arranjassem como bem quisessem. Dentre os convidados está o rapper Dominic Fike e a cantora St. Vincent.

Midiateca

A Midiateca Capixaba, plataforma on-line cujo projeto será apresentado no próximo dia 20, vai reunir documentos, cartazes, vídeos, músicas, livros, obras de arte, reportagens e outros materiais que compõem a memória e a produção cultural antiga e recente do Espírito Santo. A previsão é que a primeira versão da Midiateca entre no ar em dezembro de 2021, sendo que a médio prazo milhares de arquivos devem estar disponíveis para acesso, consulta e pesquisa pelos usuários.

Vacinação particular

Rara no mundo, a vacinação contra o coronavírus custeada por empresas vem ganhando visibilidade no debate em países asiáticos. Na Índia, por exemplo, comprar uma dose de vacina contra a Covid-19 em hospitais e clínicas particulares já é possível. No Brasil, em março deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto que trata da aquisição e distribuição de vacinas contra a Covid-19 de direito privado. Mas, a medida é alvo de discussão entre empresários.

***
O infectologista Lauro Ferreira, da CVP Vacinas, não vê com bons olhos no momento a vacinação em clínicas privadas. “Para permitir que a vida volte ao normal e que a economia sobreviva, a experiência mundial é vacina pública. Afinal, se pode comprar na rede privada, por que falta na rede pública? Normalmente, as vacinas só chegam à rede privada depois que a rede pública for abastecida, funcionando como um reforço ou com alguma tecnologia diferente”, defende Lauro. “Hoje falta vacina. O governo menosprezou a chance em setembro de 2020. Agora estamos no final da fila”, ressalta.

Carol Zamboni, Raysa Silveira e Sebastyan Ygor: inauguração de espaço de molduras em março (Cloves Louzada)

Símbolo do futebol

Há dois anos que Flamengo e Fluminense assumiram a gestão do Maracanã, depois que o governo carioca rompeu o contrato com a Odebrecht e entregou a gestão aos clubes. A promessa era de que em quatro meses começaria um processo de licitação. Em setembro do ano passado, o executivo anulou o Procedimento de Manifestação de Interesse com as propostas dos candidatos à concessão de 35 anos do estádio. Enquanto isso, o Maracanã se deteriora e os investimentos não acontecem nem na cobertura e nem na parte estrutural.

CIRCUITO

SEGUINDO as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), muitas instituições e empresas começaram a enviar mensagens para consumidores, solicitando sua permissão para poderem continuar enviando e-mails, que “somente continuarão chegando em sua caixa de entrada se você quiser”, diz uma delas.

INDÚSTRIA inovadora. O Findeslab lança nesta sexta-feira, durante uma live, o Sesi Tech, um edital para selecionar projetos inovadores com foco em Saúde e Segurança do Trabalho.

O MEIO da inovação digital do Espírito Santo e de Santa Catarina conhece hoje os vencedores da primeira edição do Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital 2020. Ao todo, 23 empresas, academias, startups e instituições serão contempladas como destaques de 2020.

GERALDO Antonio Galazzi, servidor da Delegacia da Receita Federal de Vitória, será um dos palestrantes do Seminário “Cenários Prospectivos – Futuro do Cargo do Auditor-Fiscal da RFB”, hoje, às 14h30, com transmissão no YouTube.

CÍCERO Ribeiro aniversariou ontem e comemorou a data ao lado da esposa, Mayka, e do filho, Davi, com um jantar em seu apartamento na Praia da Costa.

O DOCUMENTÁRIO “É Capixaba – a História do Surfe no ES”, será exibido nos festivais de San Diego (EUA), Ericeira (Portugal) e também em Anglet (França). Idealizado pela Realcafé Reserva, dirigido por Gustavo Marcolini e produzido por Hugo Caiado, reúne depoimentos de Frank Brown, Sérgio Tristão, José Luiz Dantas, Nelsinho Ferreira, entre outros. A trilha sonora é 100% capixaba.

MADALENA Santana, diretora-presidente do Diário Oficial do Espírito Santo, assumiu a Diretoria Regional Sudeste da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais (Abio), para o biênio 2021/2022. A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral da instituição, realizada por videoconferência. Atualmente, a Abio conta com representantes de 23 estados da federação.

A CULTURADA Viral da Barra do Jucu, em Vila Velha, será transmitida pelo YouTube do Museu Vivo da Barra do Jucu, entre amanhã e domingo. Na programação, bandas de congo locais, blocos de carnaval, aulas de gastronomia, declamação de poesias, exibição de filmes realizados no bairro e shows com bandas como Casaca. O evento faz ainda homenagens a agitadores culturais do bairro, como Seu Chiquinho, Paulo de Paula e Seu Zé de Lora.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 07 de abril
Próximo artigoColuna 08 de abril
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here