Parabéns!

As felicidades da coluna aos aniversariantes da semana: Beth Ribeiro e Kiko Gatto, hoje; Carol Dettino, Franciane Pedrosa, Nami Chequer, Fernanda Julião e Flávia Scárdua, amanhã; Rita Bumachar, Lorenza Tanure, Terence Rangel, Lygia Bellotti Piltz e Ricardo Ferraço, dia 17; Cristina Leal Silva, Fabrício Sthel, Helle Nice Haddad e Luciana Noronha, dia 18; Kamylla Neves, Raquel Brandão e Rose Frizzera, dia 19; Maíta Mota, Bernadette Rubim e Miguel Sarkis, dia 20; Cristiane Valle dos Santos, Afonso Altoé, Eduardo Alexandre Negrão, Letícia Mameri Trés, Lúcio Rezende e Gilson Mansur, dia 21.

PÉROLAS

“Eu preciso dar o pão para quem tem fome agora, porque ele tem pressa. Mas tenho de continuar lutando, não posso perder o horizonte da luta.”

Padre Júlio Lancelotti.

“As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica do País.”

Ricardo Vélez Rodrigues, ministro da Educação.

“A tolerância torna-se um crime quando aplicada ao mal.”

Thomas Mann (1875-1955), escritor alemão.

“Senti a pressão de fora e os olhos me julgando, esperando por falhas… Me recusei a errar.”

Beyoncé, cantora.

A psicóloga Daniela Morais com a amiga Fernanda Prates esbanjando charme e beleza em recente evento na Ilha (Cloves Louzada)

ELES NAS REDES SOCIAIS

“Hora de assistir um filme repetido porque não confio em filmes novos que eu não conheço.”

@kaliel

“Vocês também já chegaram à fase de dizer ‘por que essa luz acessa sem necessidade’?”

@oliveiraspatric

DICA

Paisagens de Monet

Dica de passeio cultural para quem for a São Paulo: o Shopping Pátio Higienópolis inaugurou na última sexta a mostra“As Paisagens Impressionistas de Claude Monet – Uma Experiência Sensorial”. Por meio de oito estações, a mostra introduz as cores, técnicas, obras de Monet e o ambiente em que viveu, em uma área de 380 metros quadrados. Em uma das instalações, as pinturas famosas do artista são projetadas em paredes de uma sala escura, criando uma imersão impressionante!

(Divulgação)

Brinquedo antiestresse

Uma moda que começou para os pequenos ganhou força também entre os adultos, o Pop It. São brinquedos coloridos feitos em um material de silicone macio e emborrachado, com várias bolinhas que fazem um som “satisfatório” quando pressionadas, bem similar ao que o plástico bolha faz quando estourado. Uma experiência relaxante e satisfatória e que tem sido usada para lidar com momentos de ansiedade.

Acervo digital

A Biblioteca Pública do Espírito Santo está disponibilizando um acervo digital com mais de 19 mil livros no formato de áudios e e-books, em parceria com a instituição TocaLivros e ONG Recode. O objetivo é promover a acessibilidade e a difusão da literatura e da informação, além de abranger as medidas de distanciamento devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Os livros podem ser baixados no app Tocalivros, disponível para celulares, tablets e computadores.

Cesáreas

Apesar daOrganização Mundial da Saúde (OMS) indicar que, em termos populacionais, não são verificados benefícios para a saúde de mães e bebês quando as taxas de cesarianas são superiores a 10%, no Brasil o número de partos do tipo vai muito além. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou que dos 287.166 partos realizados através de planos de saúde privados em 2019, 84,76% foram por cesariana.

Juliana Batem, Nicole Lombardi, Iorrana Carvalho e Jéssica Prata em lançamento de drinques na Praia do Canto (Cloves Louzada)

Google dos concurseiros

Uma plataforma de estudos lançada recentemente promete ser o “Google dos concurseiros”, com mais de 1,5 milhão de perguntas e respostas de diversos tipos de concursos. O app QuestionsOf usa inteligência artificial e filtros de busca detalhados que permitem vasculhar entre as questões cadastradas. Além disso, todo o material pode ser pesquisado por assunto e o acesso a ele é gratuito.

Cuidados

Os lip balms estão em alta. Voltados para quem busca um efeito de volume, sua utilidade vai além, já que também hidrata e rejuvenesce os lábios. A farmacêutica Tatiana Martin Rocha explica os resultados positivos se dão graças à combinação de vários tipos de ácido hialurônico, além de ativos que estimulam a síntese de colágeno, melhorando o volume e a definição do contorno labial.

Libras

Uma mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) vai beneficiar estudantes surdos que tenham optado pela modalidade bilíngue nas escolas. Agora a educação bilíngue de surdos é uma modalidade de ensino independente e estabelece como educação bilíngue aquela em que a língua brasileira de sinais (Libras) é considerada primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Artigo anteriorFeijoada da Capa
Próximo artigoColuna 16 de agosto
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here