A Palavra

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor: pensem nessas coisas.”

Filipenses, 4:8.

ELES NAS REDES SOCIAIS

“Ser adulto é majoritariamente sussurrar ‘ai, que saco’ a cada vez que o telefone toca!”

@mytherapist

“Quando você aprende a flertar sem se apaixonar, você se torna indestrutível!”

@sarcasmofeminino

Isabela Dezan clicada por Cloves Louzada

Retomada

Patrick Ribeiro prepara para novembro a volta dos shows em seu espaço. Para isso, foram convocados dois grandes nomes da MPB. Oswaldo Montenegro chega a Vitória com show repleto de canções consagradas dia 21 de novembro. Já o pernambucano Alceu Valença apresenta seu novo show aos capixabas no dia 3 de dezembro. O empresário destaca que os shows serão com mesas e cadeiras e atenderão todas as normas sanitárias.

Cirurgia com robô

Após intenso treinamento, o cirurgião bariátrico e metabólico Antelmo Sasso Fin realiza no próximo dia 22 uma cirurgia com o robô Da Vinci para a retirada de um feocromocitoma, tumor supra-renal que causa pressão alta, sudorese, taquicardia e cefaleia. Aliás, o cirurgião alerta que o diagnóstico precoce é fundamental para a prevenção desse tipo de tumor.

Recuperação tímida

O setor turístico ainda luta para se igualar ao patamar do pré-pandemia. Segundo dados do IBGE, no segundo trimestre de 2021, 78% das operadoras de turismo tiveram faturamento semestral inferior a 2019. Já a demanda por viagens rodoviárias teve queda de 61,6%. “Estamos nos recuperando, ainda que lentamente. Todo o setor está se reestruturando para atender com o máximo de segurança”, pontua o secretário-geral do Setpes, Jaime de Angeli.

Eduardo Geraldo de Matos e Graciela de Rezende Henriquez comemorando o aniversário do filho Salomão (Cloves Louzada)

Prorrogação

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) prorrogou até 31 de dezembro deste ano dois convênios editados em 2020 que isentam do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) prestadores de serviço de transporte realizados no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Os convênios garantem às empresas que estados não exijam o crédito tributário relativo ao ICMS devido como contrapartida à concessão de benefícios fiscais ou financeiro-fiscais.

Dificuldade

Os Estados Unidos estão encontrando grande dificuldade para alavancar a taxa de imunização da população. Com a aprovação definitiva de uso da vacina da Pfizer pela FDA, as autoridades do país esperavam por um aumento na procura dos imunizantes. No entanto, a demanda por doses caiu para 38% após aprovação. E olha que por lá o acesso à vacina é bem mais fácil que no Brasil.

Terapia online

Uma plataforma desenvolvida pela startup Buscoterapia permite que pessoas tenham acesso a consultas com psicólogos de forma totalmente online, de qualquer lugar do Brasil. A plataforma tem consultas a preços que variam entre R$ 80 e R$ 200. A empresa também diz estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com sigilo absoluto dos prontuários dos psicólogos.

O casal Alessandro Paixão e Viviane em jantar na Praia do Canto (Fernanda Prates)

Durabilidade

O governo alemão propôs uma norma para estender o prazo de suporte para até sete anos de atualizações de segurança obrigatórias para aparelhos celulares. Além da manutenção via software, as companhias precisariam também oferecer reparos técnicos para os celulares neste período. Seria uma boa aqui no Brasil também, hein?

Seleção

O edital para ingresso no 1º semestre letivo de 2022 está sendo preparado pelo Ifes, com previsão de lançamento até o final de setembro. Porém a instituição já confirmou que vai manter a análise de histórico escolar e o sorteio como formas de ingresso nos cursos técnicos. A análise de histórico será aplicada no caso das vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio; e o sorteio, para as vagas dos cursos técnicos concomitantes, subsequentes e da educação de jovens e adultos.

Bienal

Inicialmente prevista para o ano passado e adiada por causa da pandemia, a 34ª Bienal de Artes de São Paulo está em cartaz no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A entrada é gratuita, mas o visitante precisa apresentar comprovante, impresso ou online, de que tomou pelo menos uma dose da vacina contra a doença. O tema da mostra este ano é “Faz escuro mas eu canto”, um verso do poema “Madrugada Camponesa”, publicado em 1965 pelo poeta amazonense Thiago de Mello.  

Giulia Brugni e Luisi Santos em casamento na Capital  (Cloves Louzada)

Roupa carregável

Pesquisadores da Universidade Fudan, na China, desenvolveram um tecido que pode carregar celulares! Um pedaço com um metro de comprimento do material conhecido como Fibre Lithium Ion Battery (FLIB) possui uma densidade energética constante de 85,69 Wh/kg. E o material, além de recarregável, pode ser lavado! 

Direção autônoma

Levantamento da empresa de pesquisas IDTechEx prevê quem em 2050 o nível de condução autônoma dos automóveis estará extremamente avançado. De acordo com a pesquisa, isso deve acontecer porque com a conectividade 5G e o funcionamento das máquinas e robôs nos carros, os erros serão cada vez mais raros.

Artigo anteriorFamília é tudo!
Próximo artigoColuna 14 de setembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here