A Palavra

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.” Coríntios 1:3,4.

ELES NAS REDES SOCIAIS

“Meu hobby é fazer planos com o dinheiro que nem caiu na conta ainda.”

@juliawerner

“Eu funciono assim: a comida vai para o estômago, a sobremesa vai para o coração e o café vai para o espírito.”

@ricardolugon

A capixaba Christiane Oliveira em visita a Chicago

Transplantes

Somente no Sistema Único de Saúde (SUS), 13.042 transplantes em todo o Brasil em 2020, contra 23.360 procedimentos efetuados em 2019. Os dados do Ministério da Saúde indicam queda de 10.318 transplantes no período, em função da pandemia. A lista de espera na fila do transplante de múltiplos órgãos alcança 46.738 pessoas, sendo 26.670 somente para transplante de rim.

***

A campanha Setembro Verde chama a atenção para a redução dos transplantes e do número de doadores. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o principal motivo desse declínio foi o aumento de 44% na taxa de contraindicação, em parte pelo risco de transmissão da Covid-19.

O casal Christiani Canedo e Juliana em recente casamento

Sintomas parecidos

A pneumologista Jéssica Polese alerta que, com a propagação da variante delta, é hora de ficar muito atento a qualquer resfriado ou gripe. “A delta é altamente transmissível e aparece como uma gripe e resfriado, e muitos pacientes estão confundido as síndromes respiratórias. Além do alto contágio, a variante está infectando pessoas já vacinadas, inclusive idosos com duas doses de vacina”, explica Jéssica.

LGPD em pauta

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) representa um marco histórico para a proteção de dados no Brasil e muito se discute sobre os seus impactos para consumidores, empresas e governos. Na quinta, um time de profissionais vai discutir o tema na 20ª Jornada Científica e Cultural Faesa. Participam Samanta Oliveira, especialista Cybersecurity pelo MIT; Fábio Quintão, consultor de Segurança da Informação, Privacidade e Proteção de Dados; e Gilberto Sudré, professor e perito em Computação Forense. O evento é online e gratuito.

Alerta

Paulo Rabello, diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) faz um alerta sobre o risco de quadros de saúde mental em decorrência da pandemia. “É preciso que todos estejamos alertas e que façamos o possível para assegurar a saúde das pessoas que convivem conosco”, falou o diretor em comunicado para reforçar as ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Alzira Torres, Dapaz Romano e Hélvia Abaurre em restaurante na Praia do Canto (Cloves Louzada)

Turismo no Titanic

O Titanic afundou há 109 anos, mas segue no imaginário das pessoas, sobretudo após o estrondoso sucesso nos cinemas. Pois uma empresa americana organizou um tour a bordo de submarinos para explorar os destroços do transatlântico. Ao custo de US$ 130 mil, cerca de R$ 680 mil, a OceanGate Expeditions disponibilizou seus submarinos para levar curiosos às profundezas do Atlântico. As seis viagens programadas para 2021 já estão esgotadas, com um total de 26 exploradores.

Fundo de garantia

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) completou 55 anos de existência neste mês. A data ocorre em meio a um momento em que os trabalhadores se veem às voltas com os efeitos da alta inflacionária: o saldo em conta vem sendo corrigido em apenas 3% ao ano. Percentual inferior a indicadores inflacionários atuais. A previsão para 2021 é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, o indicador da inflação oficial do país) atingirá 7,27% e 3,95% em 2022.

Interrupção de produção

A falta de insumos, principalmente dos semicondutores, chicotes e outras peças automotivas, forçou a Toyota a suspender a fabricação do Corolla no País em outubro. Desde o início da crise de abastecimento, houve redução total de 330 mil veículos do plano original da montadora de fabricar 880 mil em outubro. 

: Carol Bertoli comemorando os 15 anos da filha Alice (Cloves Louzada)

Bienal

Inicialmente prevista para o ano passado e adiada por causa da pandemia, a 34ª Bienal de Artes de São Paulo está em cartaz no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O tema da mostra este ano é “Faz escuro mas eu canto”, um verso do poema “Madrugada Camponesa”, publicado em 1965 pelo poeta amazonense Thiago de Mello.

Artigo anteriorPerfume high tech
Próximo artigoColuna 21 de setembro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here