ELES NAS REDES SOCIAIS

“Tem gente que daria tudo para encontrar alguém como você. Não se anule.”

@leahpinheiro

“O calado é vencedor, mas se eu não bater boca eu passo até mal!”

@gustavocosta

Sérgio Paulo Rabello, Bruno Leal, Chef Theo, o CEO da Imobi Group Thiago Abreu e Celso Minoru em almoço

Educação x pandemia

Alô, educadores! A próxima edição do Seminário Tribuna de Educação, que acontece dia 20, vai abordar, entre outros temas, como os profissionais da educação desenvolveram novas habilidade ao precisar lidar com novas tecnologias de ensino durante a pandemia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Tribunaonline.com.br.

Máscaras obrigatórias

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com 1.960 prefeitos do País aponta que, na maioria das cidades, o uso de máscara continuará sendo obrigatório, principalmente em locais fechados, mesmo com o avanço da vacinação. Gestores de 1.248 (63,9%) municípios não pretendem suspender a obrigatoriedade do item de proteção contra o coronavírus.

Ingrid Castro e Rogéria Machado no evento Outubro Rosa da Afecc (Arthur Louzada)

Otimismo na telinha

Em tempos de tantas notícias ruins, a série “Ted Lasso”, da Apple TV, é uma boa dose de otimismo. Protagonizada por Jason Sudeikis, a produção é leve, divertida e com muitos ensinamentos, mesclando comédia com drama e um bocadinho de autoajuda, mas sem ser piegas. Ao final de cada episódio, fica aquele sorrisinho no rosto e um quentinho no coração.

Aeroportos lotados

A volta do feriadão vai ser movimentada hoje nos aeroportos de todo o Brasil. A Infraero aponta que somente nesta quarta139.826 viajantes voltarão para casa e ao todo são esperadas 5.555 operações de pousos e decolagens. Durante todo o feriado prolongado a Infraero informou que foram mais de 700 mil passageiros, muito além dos 432 mil de 2020.

O ex-BBB André Martinelli e Ricardo Lobato em ensaio fotográfico de campanha de verão (Divulgaçaõ/Outlet)

Inatividade física

Estudo realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) constatou que o impacto econômico da inatividade física de brasileiros representa gastos no SUS de cerca de R$ 300 milhões somente com internações. A inatividade está associada à incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, neoplasias de cólon e mama e doenças isquêmicas do coração.

Sustentável

Diante dos valores praticados com a energia elétrica atualmente, um condomínio de Bento Ferreira resolveu instalar painéis fotovoltaicos, capazes de transformar a energia do sol em energia elétrica. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Paulo César Domingues, em três anos houve um aumento de 2.000% na energia solar distribuída (painéis em telhados).

Endividados

O número de famílias com dívidas a vencer subiu 1,1 ponto percentual em setembro, ficando em 74%, um recorde da série histórica iniciada em 2010. Na comparação, a alta foi 6,8 pontos, o maior incremento anual. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio.

: Amanda Daleprane dando uma pausa no “Refúgio Particular”, espaço assinado pelos arquitetos Heloisa Santos e Hudson Dal Ben em mostra de decoração capixaba (divulgação/Trupe Arquitetos)

Reabilitado

Um cachorro do mato foi reintroduzido, na última semana, no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, no mesmo local onde havia sido resgatado após ter sofrido um ataque de animais domésticos. O cachorro do mato ficou por 50 dias em tratamento e reabilitação no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, do Iema.

Podcasts

A pandemia intensificou o consumo de podcasts no Brasil. Em 2021, segundo pesquisa online, 73% dos entrevistados disseram ouvir mais de um programa do tipo regularmente. Nessa pesquisa, a lista de temas favoritos foi liderada pelo gênero de entretenimento, presente na rotina de 63% das pessoas. Cultura, negócios, economia e política também têm destaque.

Emergências

Os profissionais que atuam no Samu estão sendo treinados para atuar no atendimento também de emergências de saúde mental. O treinamento do Ministério da Saúde pretende qualificar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos para enfrentarem situações de surtos psicóticos, tentativas de suicídio, crises de ansiedade e abuso de álcool e drogas.

Artigo anteriorColuna 12 de outubro
Próximo artigoColuna 14 de outubro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here