ELES NAS REDES SOCIAIS

“Minha boca é capaz de fazer coisas sensacionais como, por exemplo, ficar fechada diante de assuntos que desconheço.”

@girlpwerfeminist

“Meu grupo de amigos se resume em pessoas que fazem terapia e pessoas que precisam fazer terapia.”

@brunhossauro

Aroldo Natal com a esposa Nathália e Laura Burian

Menos consultas

As consultas regulares com oftalmologistas foram afetadas pela pandemia. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apurou que 3,7 milhões de consultas deixaram de ser realizadas no SUS, uma queda de 35%. Isso fez com que graves problemas oculares como glaucoma, catarata ou retinopatia diabética fossem detectados tardiamente, aumentando os custos do SUS com cirurgias e outros tratamentos.

Vai pocar!

O mesmo palco que recebeu Paul McCartney será o cenário de um festival de música no dia 4 de dezembro. Barões da Pisadinha, Dennis DJ, Tayrone, Matheus Fernandes, Alemão do Forró e outros artistas se apresentam no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Festival Pokar, o primeiro evento cultural no estádio após a apresentação do eterno Beatle em 2014.    

Destaque

O sistema e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS), desenvolvido pela Secretaria da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, é finalista do prêmio 4CIO Public Sector, que premia iniciativas de tecnologia desenvolvidas pelas esferas do setor público brasileiro. O sistema integra todas as informações de serviços de saúde públicos e privados em todo o Estado. 

O chefe Guilherme Estrela é um dos professores na Grão Gourmet, escola de gastronomia recém-inaugurada na Ilha (Débora Benaim)

Mestre para todos

A ONG Guardiões do Mestre, que promove ações de educação ambiental e serviço de guia pelas trilhas do Mestre Álvaro, está com o projeto de inclusão “Mestre para Todos”. Eles estão fazendo uma vaquinha para comprar uma cadeira especial que possa conduzir pessoas com deficiência até o mirante das Três Marias, a 600 metros de altitude. Mais informações sobre o projeto no insta @guardioesdomestreoficial.

Contra a depressão

Os altos índices da substância ergotioneína presentes nos cogumelos podem ajudar a reduzir o estresse e, consequentemente, o surgimento de doenças mentais como depressão e ansiedade. Pelo menos é o que mostra a pesquisa do Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos, que diz que pessoas que comem esses têm menor probabilidade de sofrer de depressão.

Registro de golpes

O site consumidor.gov.br agora permite que os cidadãos possam registrar reclamações de problemas virtuais, como vazamento de dados, golpes em redes sociais ou instabilidades da internet, em seu formulário de queixas. A novidade busca auxiliar os clientes na resolução de problemas relacionados aos serviços digitais com mais rapidez e facilidade.

Mariah Heiderick e Milla Borel (Arthur Louzada)

Energia limpa

A fim de evitar as consequências do aquecimento global em todo o mundo, a Agência Internacional de Energia (AIE) acredita que é necessário um aumento do investimento de cerca de US$ 4 bilhões por ano até 2030 em projetos e infraestruturas de energia limpa para atingir o objetivo da neutralidade de carbono até 2050. Caso isso não ocorra, o mundo deve sofrer “turbulências” com o aquecimento global.

CIRCUITO

UMA “rodoviária” para ônibus interestaduais instalou-se na Praça dos Namorados, em frente ao Bob´s, na Praia do Canto. Moradores fazem abaixo-assinado para ser entregue ao Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

NAHOR Bastos está com dois novos colaboradores em seu espaço na Praia do Canto. Guilherme Motta, especialista em mechas, coloração e corte, e Hellen Marinho, designer de sobrancelha e pigmentação labial.

AS crises hídricas são cada vez mais frequentes, e a agronomia é uma das áreas que cria novas técnicas de utilização sustentável da água. Neste sábado agricultores farão imersão no assunto em curso de fertirrigação na Faesa, em Linhares.

ELAYNE Borel comemora mais um ano de vida cercada amigos. A festa de aniversário acontece hoje na varanda do Due Bar e Gastronomia, na Praia do Canto. A noite contará com DJ Larissa Tantan e MPB com Antony Altoé.

ALINE Einsenlohr, Renata Pimentel, Isadora Saadi e Leticia Chieppe se uniram para uma ação do bem em prol da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. No próximo dia 19 elas promovem na Mulher Ativa evento para arrecadação de doações para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

RICARDO Bastos inaugura na próxima terça-feira sua segunda joalheria na Praia da Costa. A organização está por conta de Filipe Oliveira.

DORIENE Moraes realiza no próximo dia 20, no Le Buffet Master, a cerimônia de entrega do prêmio Mais Design para profissionais de arquitetura, decoração e construção civil.

INTERESSADOS em participar do processo seletivo da Prodest podem se inscrever até as 17 horas desta sexta-feira pelo site  www.selecao.es.gov.br. A oferta é de quatro vagas para o cargo de Técnico de Nível Superior na área de Desenvolvedor. 

A FOTÓGRAFA Débora Benaim fez ensaios modernos dos chefs que serão professores na escola de gastronomia Grão Gourmet. “Quis sair do convencional e dar uma pegada artística e eles mergulharam na ideia comigo”, conta ela.

UM total de 500 brinquedos fez a alegria de crianças das comunidades Vista Mar e Vasco da Gama, em Cariacica. A doação foi feita pela Simec Cariacica em apoio às ações comemorativas do Dia das Crianças realizadas pelos dois bairros vizinhos à empresa.  

O ATOR, diretor, cineasta e professor de teatro Abel Santana está celebrando 14 anos de atividades culturais no Espírito Santo.

ATÉ o próximo dia 22 acontece uma maratona de lives gratuitas preparatórias para o Enem no YouTube da Gama, com revisão das matérias que caem nas provas. Nilton Sagrilo disse que em média são 4 mil estudantes acompanhando as aulas simultaneamente.

O PALÁCIO da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, vai passar por uma reforma para recuperar parte de sua estrutura. As obras estão orçadas em R$ 296 mil.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 14 de outubro
Próximo artigoColuna 16 de outubro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here