A Palavra

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” Tito, 2:11-14.

ELES NAS REDES SOCIAIS

“O lado bom é que agora dá para ficar gostoso até o Carnaval. Tenho 14 meses pelo menos.”

@davimeagain

“Uma vela não perde nada acendendo outra vela”

@anamaria16

Lorena Varnier e Paloma Bremer: beleza em dose dupla em restaurante da Praia do Canto (Cloves Louzada)

Navegação suspensa

Foi por pouco tempo… A Anvisa recomendou a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. A medida foi tomada após verificação do “aumento exponencial” de casos de Covid-19 nessas embarcações, principalmente entre os tripulantes. A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) informou que vai prolongar a suspensão voluntária das operações nos portos brasileiros até 4 de fevereiro.

Gol vira SUV

Publicações especializadas em veículos dão conta que a Volkswagen vai transformar o Gol em um SUV. O antigo modelo popular poderia ficar mais robusto, mais equipado e com nível de segurança superior, o que justificaria um possível aumento de preço para algo entre R$ 85 mil e R$ 100 mil.

Novo método

Uma nova Técnica de Inativação de Patógenos (TRP) implantada pelo hemocentro de Minas Gerais traz mais segurança à transfusão de sangue. O método, o primeiro no sistema público, inibe agentes infecciosos, bactérias, entre outros germes, antes do procedimento. A técnica é uma resposta a ameaças infecciosas, tendo em vista que pode conter até mesmo micro-organismos que tenham surgido recentemente ou desconhecidos e para os quais não há testes laboratoriais na triagem do sangue doado.

Valesca Sarcinelli Muzzi com a filha Kellym, no Orquídea Café, em Meaípe (Nanda Prates)

Educação x saúde

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) demonstrou que a educação está relacionada a melhores habilidades cognitivas e é um fator de proteção para diminuir sinais de demência na terceira idade. O artigo ressalta a importância da escolaridade para mitigar os efeitos das lesões cerebrais na diminuição de habilidades cognitivas, como memória, atenção, função executiva e linguagem.

Esperança

Os números de viagens em 2022 serão maiores que aqueles da “pré-pandemia”, em 2019. É o que aponta estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo em parceria com a Oxford Economics. “As expectativas são grandes para esse retorno. Estamos prontos para retornar com segurança para profissionais e turistas”, comenta o secretário-geral do Setpes, Jaime de Angeli.

Novos protocolos

Os novos protocolos do Ministério da Saúde para manter pessoas infectadas por Covid-19 isoladas socialmente têm agora três novos intervalos. Mas, mesmo se a pessoa testar negativo, é indicado continuar adotando medidas adicionais, como trabalhar de casa, se puder, e usar máscara. Se o indivíduo testar positivo, é necessário manter o isolamento até o décimo dia.

O casal Sérgio e Raigna Vasconcelos curtindo o verão em Meaípe

Lixão

Mais um destino turístico em país de terceiro mundo virou depósito de roupas descartadas. O Deserto do Atacama, no norte do Chile virou aterro têxtil. O local se transformou em espaço ao ar livre para depósito de roupas vindas dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Por ano, cerca de 59 mil toneladas entram por ano na zona franca do porto de Iquique, a 1,8 mil quilômetros de Santiago

Táxis aéreos

Pelo menos 20 empresas estão ativas no mercado de táxis aéreos no mundo, incluindo gigantes automotivas como Boeing, Airbus, General Motors, Daimler, Hyundai e Toyota, que estão desenvolvendo protótipos funcionais para táxis aéreos. A previsão é que a operação comece por Dubai ainda em 2022.  

Tecnologia no skin care

Viraram moda durante o período pandêmico os aplicativos como o Hi-Mirror e Skin Scofre, que “mapeiam” a pele e sugerem produtos para manter a cútis saudável. Muito populares entre celebridades e a turma mais moderninha, dermatologistas alertam que nenhuma ferramenta online substitui o diagnóstico da saúde da pele, que deve ser sempre feito por especialistas. 

Nerleo Caus, novo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis ES (ABIH-ES), com a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

Artigo anteriorColuna 15 de janeiro
Próximo artigoColuna 18 de janeiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here