ELES NAS REDES SOCIAIS

“Gente, por favor alguém avisa aos diretores de cinema que ainda é possível fazer filme com 1h30 de duração.”

@dcdito

“Não aguento mais acordar mais cansado do que fui dormir. Parece que eu deito e meu corpo vai fazer crossfit.”

@kaliel

Os Caiado, Ana, Hugo e Ariane, na convenção e festa de 40 anos do Boticário no Espírito Santo, realizada em cerimonial na Ponta da Fruta (Cloves Louzada)

Máscaras eficazes

A onda de contaminação pela variante ômicron está pesada! Para se proteger dela, e também da gripe, especialistas indicam as máscaras N95, K95 e PFF2, que se ajustam melhor ao rosto e têm material mais eficiente na filtragem de partículas. São mais caras que as cirúrgicas e as de pano, porém estudos recentes mostraram que elas podem ser usadas 25 vezes!

Cinquentenário

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) completa neste ano o seu cinquentenário. O presidente Fábio Dalvi afirma que a maturidade atingida pela entidade traz à tona os sentimentos de gratidão e entusiasmo, e que a Associação segue firme no propósito de defender e desenvolver o setor supermercadista do Estado.  

Acessos

O site Descubra o Espírito Santo, que conta com informações do Estado sobre agroturismo, gastronomia, praias, náutica, ecoturismo e aventura, com destaque para os parques estaduais, registrou aumento de acessos em dezembro. A plataforma, desenvolvida pela Prodest em parceria com a Secretaria de Turismo, registrou 3.670 acessos. O turismo do Espírito Santo tem tudo para decolar cada vez mais!

Tiely Mattede e Thaissa Aquino

Mais missas

O Convento da Penha aumentou o número de missas diárias no Campinho durante a temporada de férias. A iniciativa da fraternidade franciscana é acolher ainda mais os peregrinos, fiéis e turistas que vão conhecer o santuário. De segunda a sexta há celebrações em cinco horários (7h, 9h, 10h30, 15h e 17h), aos sábados são seis horários (7h, 9h, 10h30, 15h, 17h e 19h) e, aos domingos, outros seis (5h, 7h, 9h, 10h30, 15h e 17h).

Superconectados

No ano de 2021 os brasileiros passaram, em média, quase cinco horas e meia por dia usando seus smartphones, segundo um relatório da empresa de análise de mercado digital App Annie. Desse período, 7 de cada 10 minutos foram em aplicativos de redes sociais como Instagram e TikTok.  

Desuso

O cheque está cada vez mais em desuso. Segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a compensação de cheques caiu 93,4% no Brasil desde 1995. A tendência de queda é contínua e não parou nos últimos 26 anos. Em 2021, o volume de compensações caiu 23,7%. O volume de folhas de chegue somou 287,1 milhões em 2020 e chegava a 3,3 bilhões em 1995.

O casal Erika Zanon e Tarcísio Nardoto, com o filho Matheus, curtindo show no domingo em Meaípe (Fernanda Prates)

Sem perturbação

O serviço Não me Perturbe, da Anatel, já conta com 9,55 milhões de números de telefone cadastrados. A plataforma permite que as pessoas bloqueiem chamadas de empresas de telemarketing, empresas de telecom e de oferta de crédito consignado. Apenas durante o ano de 2021 foram cadastrados mais de 2 milhões de números. E para quem usa, realmente diminui significativamente o volume de chamadas indesejadas.

Desigualdade

Um relatório da Oxfam sobre desigualdade no mundo revelou que a crise da Covid-19 “criou” um novo bilionário a cada 26 horas. Em contrapartida, 99% das pessoas tiveram uma queda no rendimento e mais de 160 milhões de pessoas foram empurradas para a linha da pobreza. “Enquanto uns choram, outros vendem lenços…”.

CIRCUITO

RENATA Pacheco comemorou ontem seu aniversário ao lado do marido, Alexandre Paolinelli, e da neta Júlia na Figatta.

DE VIDA! O Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, realizou um procedimento inédito no Estado para o tratamento de câncer: ablação por micro-ondas, indicada para o tratamento de tumores de até quatro centímetros em rins, pulmão, músculos e fígado. O diretor clínico do Hospital Unimed, Waldemar Algemiro, diz que a técnica é consolidada nos principais centros oncológicos do planeta

ANINHA Vieira festejou ontem mais um ano de vida bem vivida! 

A CAPITANIA dos Portos do Espírito Santo está com novo comandante, o capitão de mar e guerra Alexsander Moreira dos Anjos.

RAIGNA Vasconcelos embarca hoje pra São Paulo, onde fica até domingo! Na agenda reuniões e, claro, jantares nos badalados points da capital paulista.

ATAQUE de um pitbull, de 1 ano e 11 meses, foi presenciado por um irmão de uma menina, de apenas 3 anos. Foi ele quem alertou à família que o animal havia mordido a criança. Isso em Niterói, na tarde do último domingo. A criança está internada em coma induzido.

PUXADO! Pesquisa Datafolha revela que 58% dos entrevistados acreditam que o presidente Jair Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda no processo da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Já 25% acreditam que ele mais ajuda.

A EMPRESA Simec Cariacica trabalha para eliminar o estoque de terra de sucata da unidade ainda neste ano. A redução do volume tem sido possível graças a parcerias firmadas com empresas licenciadas para a destinação do material.

QUEM não está de férias neste janeiro ensolarado pelo menos encontra um consolo ao se deslocar para o trabalho: o trânsito está uma maravilha! Fluxo bom nas principais avenidas da cidade mesmo nos horários de pico.

COMEÇA no próximo domingo a 3ª Mostra de Cinema Negro do Espirito Santo (Mocines), em formato online. Serão duas semanas de programação em que o público poderá acessar filmes de todas as regiões do Brasil e também algumas produções internacionais de Portugal e da Alemanha.

CARMEM Dolores dá hoje o start da temporada de saldos de sua Stampa, com descontos que podem chegar até 70%.

AS ATIVIDADES acadêmicas da Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo (Esmages) retomam de forma presencial.

EM um mês de funcionamento, o Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal de Vitória abordou quase 800 veículos em 18 ações de fiscalização. Foram 763 veículos abordados, sendo 406 carros, 351 motocicletas e 6 caminhões. Ao todo, 203 autos de infração foram lavrados, 56 veículos guinchados, sendo 35 carros e 21 motocicletas. 

AUMENTO. No último fim de semana, a Netflix aumentou o preço das assinaturas nos Estados Unidos e Canadá. Será que esse aumento chega ao Brasil?

AS capixabas estão arrasando nas areias das praias neste verão! A moda dos biquínis e maiôs diferentes chegou com força ao Estado. As mais antenadas apostam em hot pants, amarrações estilosas e tops que vão muito além do modelo cortininha.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 18 de janeiro
Próximo artigoColuna 20 de janeiro
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here