A Palavra

Para começar bem a semana: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição. Porque fazendo isto, nunca, jamais, tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (Pedro 1:10,11).
 
Táxi limpo
Vai até 17 de agosto a atualização cadastral e vistoria anual dos táxis de Vitória, que inclui a verificação da ficha criminal dos motoristas. Quem não comparecer à Secretaria de Transportes (Setran) poderá ser multado no valor de R$ 161,85, além de suspensão por um período de até 90 dias.
AS AMIGAS Bárbara Millet e Manuela Arantes, nova geração de lindinhas da Ilha
(Renata Pacheco)
 
 
Histórias
Camilo Cola é o próximo “contador de histórias” do projeto do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes). O empresário do ramo de transportes e ex-combatente da 2ª Guerra Mundial vai falar de sua trajetória hoje, no auditório da Findes, a partir das 18h30.
 
Museu restaurado
Até o final deste ano, será entregue à população um novo Museu Capixaba do Negro (Mucane), restaurado e ampliado, onde será possível conhecer o contexto de luta e resistência das entidades do movimento negro capixaba, além das riquezas culturais da miscigenação étnica. “O Mucane será uma instituição contemporânea em que o negro seja capaz de se reconhecer”, afirmou o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro.
 
Formol e aplique
Contrária ao uso de formol e aplique no cabelo, a dermatologista Karina Mazzini alerta: “Tenho informações oficiais de que formol é cancerígeno e leva à queda e à fraqueza capilar de forma drástica. A longo prazo, vai apodrecendo o fio. Medicação oral e laser são indicados para tratar os sintomas. Já o aplique traciona a raiz, causa seborréia, fungo e queda capilar”.
 
Shows marcados
Eric Clapton volta ao Brasil depois de 10 anos, com seu novo álbum, “Clapton”. Datas e locais já foram divulgados, então agende-se: 6 de outubro em Porto Alegre, 9 de outubro no Rio de Janeiro e 12 de outubro em São Paulo.
 
CAMILA Carone Lopes e Lorena Varejão em aniversário no Barro Vermelho
(Renata Pacheco)
 
Bombeiros
A nova sede do 1º batalhão do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, continua em obras e a previsão de término é para meados de setembro, segundo o órgão. O projeto foi orçado em R$ 2,2 milhões, obedecendo a um padrão de arquitetura sustentável, eficiência energética e qualidades social, funcional e econômica. O antigo edifício será demolido.
 
Experimental
O krav maga chegou ao Brasil há 20 anos, já é praticado em 13 estados do País e em locais como Argentina e Peru, mas a técnica de defesa pessoal israelense, que virou modinha no Rio e em São Paulo, é relativamente nova por aqui e ainda pouco difundida. Por isso, o professor Marcelo Farinelli oferece aulas experimentais em diversas academias da Ilha para quem está curioso em conhecer a modalidade.
 
Luxo despojado
Nem tudo está perdido em Pedra Azul. Inaugurado há menos de um ano, o Alecrim é um bistrô de luxo com toque despojado. Quem comanda a casa é a chef Lucia Cerqueira Lima. Sua cozinha é artesanal e traz elementos internacionais e regionais, com vários tipos de azeite, sais, café e pimenta. “Nossa maior dificuldade no início foi montar a equipe e conseguir fornecedores de qualidade. O nome alecrim significa felicidade, e é isso que queremos proporcionar”, disse.
 
Nuvem artificial
Para minimizar as temperaturas do verão no Oriente Médio, que giram em torno de 50 graus, o Catar, sede da Copa de 2022, projetou uma nuvem artificial para sobrevoar os estádios na hora dos jogos. Feita com fibra de carbono e suspensa por gás hélio, a “nuvem” terá motores movidos a energia solar e será controlada por controle remoto. Isso já para 2022! Pelo andar da carruagem, se aqui no Brasil tivermos estádios para 2014, já vai estar de bom tamanho!
 
Parede listrada
O papel de parede nunca esteve tão em alta na decoração. Segundo a empresária Sandra Demoner, a estampa listrada é a mais procurada, nos tons de bege, vermelho e azul. “As cortinas também aparecem listradas em tom sobre tom, alternando cores opacas com transparentes. Outra forte tendência é combinar persiana com cortina de linho sintético, cujo fio é mais resistente ao sol”, disse.
 
WANDA e Jamil Antônio na comemoração de seus 64 anos de casados, em Iriri, com o neto Robson Citty
(William Gambini)
 
Delivery confuso
Um funcionário despreparado para atender o telefone pode jogar por terra todos os esforços de inovação por parte dos empresários. Uma placa de outdoor anunciava um delivery de rodízio promovido por um restaurante japonês. Cliente curioso ligou para o número indicado para saber como funcionava. Do outro lado da linha, a seguinte resposta: “Você pode ligar à noite e falar com o dono, porque ninguém explicou como funciona isso pra gente”. Pode?
 
 
Terra do gengibre
Iniciado há 10 anos como alternativa de renda para produtores de base familiar de Santa Leopoldina, o cultivo do gengibre ganhou o mundo, com 80% da produção exportada. Por ano, a produção de gengibre no Estado passa de 10 mil toneladas.
 
 
CARLOS Roberto Miranda e Tonho Bumachar em festança na Aldeia
(Renata Pacheco)
 
Artigo anteriorColuna 10 de julho
Próximo artigoSandra Demoner
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here