Foi publicada hoje, 2 de agosto,  pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS, a lista com os 60 procedimentos que serão acrescentados ao rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde). As mudanças passam a valer a partir de janeiro de 2012.
 
 
Às 50 medidas anunciadas previamente pelo órgão foram incorporadas outras 10, todas propostas em consultas públicas realizadas entre os dias 15 de abril e 21 de maio deste ano.
 
Segundo a ANS, nesse período foram recebidas 6,5 mil contribuições. Desse total, 69% foram de consumidores. Entre as principais novidades estão 36 cirurgias por videolaparoscopia. Será possível, por exemplo, fazer cirurgias de redução de estômago, retirada de vesícula e adenoide de forma menos invasiva. 
 
Na nova lista também estão o implante coclear – equipamento eletrônico que faz o papel do ouvido, usado por pessoas com surdez total ou parcial – e a injeção intravítrea, usada no tratamento da degeneração macular, problema que prejudica a visão, principalmente dos idosos.
 
A atualização da lista de procedimentos da ANS para os planos é feita a cada dois anos e tem o objetivo de melhorar as coberturas assistenciais e promover a substituição de procedimentos por outros mais eficazes. Hoje, essa lista conta com mais de 5 mil tipos de procedimentos.  
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here