Bom dia!
O cumprimento da coluna aos aniversariantes da semana: Daniela Haddad, Maria Zélia Guerra e Judith Ferrari Oliveira, hoje; Beth Ribeiro, Pedro Kutch Bonacossa e Kiko Gatto, dia 15; Ana Carolina Dettino e Franciane Pedrosa, 16; Luciana Chaves e Rita Bumachar, 17; Cristina Leal Silva, 18; Kamylla Neves e Raquel Brandão, 19; Miguel Sarkis, Luiz Gonzaga Oliveira e Edson Bonadiman, 20.

 
DIA dos Pais! Eduardo Pereira e seu fofíssimo filho Walter
 
 
PÉROLAS
 
“Estamos nos americanizando para comer.”
Do cardiologista José Aid, sobre a má alimentação do brasileiro e os alarmantes índices de colesterol alto.
 
“A crise será menos aguda agora, mas um pouco mais longa.”
Do ex-presidente da Fibria, Carlos Augusto de Aguiar, durante almoço da Amcham-ES.
 
“A história das reformas previstas para nosso aeroporto daria mais para um filme policial.”
Roberto Pimentel, morador de Vitória, comentando as filmagens do filme “Open Road”, que micaram no aeroporto e acabaram sendo feitas na Ilha do Frade.
 
CLÁUDIA Mameri e Carmen Prates em jantar na Praia do Canto
 
 
Liberdade!
Ser privado de viver com liberdade é um crime não só entre humanos. Animais também têm o direito de exercer sua função na natureza. Quando são capturados irregularmente ou sofrem algum acidente, o Ibama resgata esses bichinhos, mas eles não podem ser soltos sem um período de adaptação e nem em qualquer lugar.
***
É aí que entra o trabalho de João Luiz Madureira Júnior, que recebe em uma reserva particular animais para serem soltos e monitorados. Esse projeto teve início há 90 dias e vários passarinhos raros – e caros! – já reconquistaram o direito de voar por lá.
***
“Soltar passarinhos é muito mais que abrir gaiolas. É sensibilizar as pessoas para o entendimento da preservação ambiental”, afirmou.
***
“Não se deve criar distinção de importância entre as espécies. Falar em conservação é respeitar da mesma maneira um pequeno coleiro, uma bela saíra, uma imponente arara-azul e o mais comum dos urubus”, finalizou.
***
Palmas para o trabalho dele! É por causa de pessoas como João Luiz que o mundo continua bem. Poderia ser muito melhor se existissem outros “exemplares”. E só para registrar, ele é de Cachoeiro.
 
EM SEU devido lugar! Pássaros soltos na natureza
(Rodrigo Souza)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Tem uma coisa que mulher não consegue disfarçar: quando sai do salão depois de fazer as unhas.”
@AnaPaulaAlcanta
***
“Eu não sou ligado a religião. No entanto gostaria de dividir com todos, de uma forma boba, claro, mas sincera um pedido! Ajudem o próximo.”
@cesarpolvilho
***
“Adoro derrubar muralhas!”
@eikebatista
 
 
99 ANOS! Dona Etelvina Taquette Borgo completou no último dia 11 quase um século de vida com saúde, graças a Deus! A comemoração será hoje, em família
 
 
Os reis
Se o mundo está repleto de “princesinhas” e “meninões”, a culpa é toda deles: os pais! É deles a nobre missão de ser sábio como um rei, severo como um comandante e divertido como o bobo da corte, tudo ao mesmo tempo. A figura do pai fica marcada na alma da criança, que leva seu exemplo por toda a vida. Por isso, hoje não poderíamos deixar de dar os parabéns a todos os homens que deram a sorte de exercer esse papel, e também agradecer, como filhos, por termos a sorte de conviver com eles. Feliz Dia dos Pais!
 
 
Teatro no interior
Começa amanhã e vai até sábado o XII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí. As apresentações acontecem na Praça João Acacinho, na Praça da Matriz e no Teatro Fernando Torres. A abertura será às 20 horas, com a comédia “As mulheres da Rua 23”, do grupo carioca Cia Teatro Autoral.
 
OS IRMÃOS Ríguel e Kaumer Chieppe, que hoje almoçam com o pai Aylmer
(Heron)
 
Acervos
Dois ambientes da Casa Cor Espírito Santo 2011 – aberta ao público a partir de terça-feira – vão ostentar obras de acervos particulares. Uma delas, que será exposta no living do arquiteto Sérgio Palmeira, é uma pintura do artista multimídia e desenhista Artur Barrio, único brasileiro a expor na Bienal de Veneza deste ano.
 
Hora da família
A “Semana Nacional da Família”, da Igreja Católica, acontece de hoje a sábado. Várias paróquias do Estado terão programação, com o tema “Família, Pessoa e Sociedade”. A família é uma criação divina e por isso forças contrárias sempre tentarão destruí-la. Mas aqueles que andam unidos e fortalecidos em nome de Deus, no caminho do bem, serão glorificados e darão frutos eternos.
 
Procon itinerante
Desde o mês de maio, quando começou a operar, o Procon Móvel totalizou 1928 atendimentos no Estado. As principais reclamações são eletrodomésticos, seguidos de cursos livres, energia elétrica e banco. O serviço chega a Vila Nova de Colares (Serra), amanhã, segue para Morada da Barra (Vila Velha), no dia 22, e São Pedro (Vitória), no dia 29.
 
EM CENA A drag paulista La Belle Beauty com Fabiana Croce no aniversário de Emar Batalha
(Cloves Louzada)
 
Estoque de cheques
Quem inutiliza um cheque precisa dar baixa no banco – só informar no autoatendimento não é suficiente –, ou cada folha descartada fica em aberto e pode impedir a retirada de novos talões. Foi o que ocorreu com uma leitora, assustada ao ver que tinha folhas de 2004 pendentes. “Quando a pessoa retira cheque no autoatendimento e há falha na impressão, indicando que ele foi destruído, também deve dar baixa. Cada banco determina a quantidade máxima de cheques pendentes”, explicou o presidente da Associação dos Representantes dos Bancos (Arbes), Jorge Eloy.
 
À frente do tempo
As novas regras de atendimento determinam um tempo máximo de espera, e as senhas retiradas das máquinas já saem com o horário de chegada, como comprovação do período. Mas um cliente percebeu, ao olhar para o relógio, que o horário marcado no papel estava 40 minutos adiantado! Seria má-fé? Confira sempre e reclame na hora!
 
 
ARTHUR Carlos Gerhardt Santos e Eugênio Fonseca no almoço da Amcham
(Heron)
 
 
Álcool x educação
Existem vários bares próximos a escolas na Grande Vitória. Em Vila Velha, há inclusive um bar colado a uma faculdade, o “Pós-graduação”. “É um ‘incentivo’ para os alunos matarem aula ou passarem o recreio virando copos”, disse-nos Carlos Perez, pai de um aluno que estava “esquecendo” de frequentar a faculdade. Há controvérsias. O bar está legal e frequenta quem quer.
 
 
A hora é agora
Quem tem projetos para o ano que vem, sejam empresarias ou sociais, que precisam de apoio da iniciativa privada, a hora de apresentá-los é agora, mesmo que a programação seja só para dezembro de 2012. É no mês de agosto que as empresas começam a planejar o orçamento do ano seguinte, e quem deixar para cima da hora pode ficar de mãos abanando.
 
Cartório postal
Uma comodidade e tanto chegou a Vitória: pelo Cartório Postal, é possível solicitar via internet serviços como segunda via de certidões de casamento, nascimento e óbito, certidões de tutela e interdição, certidão de contrato social e da Justiça Federal, entre outros. É só preencher os dados e aguardar o documento chegar em casa!
 
Inflação
Quem fez cursos oferecidos nos espaços das faculdades no período das férias percebeu que os preços na cantina aumentaram significativamente depois da volta às aulas. É a tal lei da oferta e da procura inflacionando a alimentação. Pode?
 
SIBELE Andrade, Olírica Cunha, Ivana Ruy e Gracinha Machado em recente festa na Ilha
(Cloves Louzada)
 
Artigo anteriorColuna 13 de agosto
Próximo artigoColuna 15 de agosto
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here