O Espírito Santo foi escolhido pelo Ministério das Comunicações para receber um dos eventos mais esperados do ano pelos gestores de inclusão digital nas cidades brasileiras. É a 10ª Oficina para Inclusão Digital, que ocorre de 5 a 7 de dezembro no Centro de Convenções de Vitória. O evento, que tem apoio do Governo do Estado através da Sect, é um espaço de discussão e construção de políticas públicas, estratégicas e diretrizes de ações para melhor promover a inclusão digital.
 
 
A Oficina de Inclusão Digital é realizada desde 2003, anualmente. É um espaço de discussão de políticas públicas, estratégicas e diretrizes de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população, tendo como eixo fundamental a inclusão social. Reúne cerca de 1500 participantes e as inscrições são gratuitas. 
 
De acordo com os organizadores, muito mais que inserir os cidadãos no mundo da tecnologia, a Oficina tem como objeto principal o desenvolvimento local e regional. Isso torna os serviços digitais hoje disponíveis cada vez mais acessíveis às comunidades, Neste sentido, os órgãos públicos têm papel fundamental na construção de políticas públicas que facilitem o acesso às novas tecnologias proporcionando assim,, a construção de uma sociedade justa e com acesso à informação.
 
As cidades digitais, denominação dada às cidades que usam a tecnologia em favor do seus cidadãos, seja em forma de serviços ou de infraestrutura, devem ter em seu projeto  a apropriação das tecnologias pela sua população. Neste processo é fundamental que seja construído um modelo de atuação das políticas de inclusão digital dentro das cidades digitais para que todos tenham acesso e se reduzam as desigualdades sociais. O município de vitória conta hoje com um projeto de inclusão digital para seus 320.000 habitantes que inclui 21 telecentros, destes 20 no modelos do programa telecentros BR e 09 pontos de internet pública (hot spot)
 
A oficina é um espaço de discussão e proposição de estratégias, políticas públicas, diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Tem como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão digital com o objetivo de avaliar e mapear mecanismos voltados ao desenvolvimento do país. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here