O Espírito Santo será a sede do I Fórum de Leitura como Política Pública, uma iniciativa que recebe apoio da Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), e será realizada na quinta (06) e sexta-feira (07), na Assembleia Legislativa do Estado (Ales), na Enseada do Suá, em Vitória. A programação é direcionada a professores, bibliotecários, estudantes, e todos aqueles que entendem a leitura como meio para promoção da cidadania, da inclusão social e do desenvolvimento humano.
 
Toda a programação é gratuita e as vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever no endereço eletrônico www.bit.ly/forumleituraes. As atividades começam com a palestra “A Leitura como Política Pública no Espírito Santo”, com os representantes do Ministério da Cultura (MinC): Maria Antonieta Antunes Cunha, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura; e Fabiano dos Santos, diretor do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas. No segundo dia os participantes serão divididos em dois grupos de trabalho.
 
O Fórum é resultado da mobilização entre gestores públicos, privados e não-governamentais. Participaram dessa união as secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Sedu), a Organização Não Governamental Terceira Margem, o Colegiado da Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Coordenação de Arte e Cultura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes-ES), a Escola do Legislativo da Ales, a Academia Espírito-Santense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler-ES).
 
Plano Nacional de Livro e Leitura
 
A proposta do fórum é discutir a participação do Espírito Santo e seus municípios no Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), que se caracteriza como o conjunto de programas, projetos, ações, ativividades e eventos na área do livro, da literatura e das bibliotecas, que asseguram a democratização do acesso ao livro, a valorização da leitura, e o fortalecimento das cadeias criativa e produtiva do livro.
O evento contará com palestras, painéis de projetos de leitura, e apresentações de grupos de trabalho, que visam a elaborar a proposta de Lei que estabelece o Plano Estadual do Livro e da Leitura (PELL), a ser encaminhada à Ales.
 
O Plano Nacional de Livro e Leitura e Plano Estadual do Livro e da Leitura formarão um conjunto de orientações para o desenvolvimento das políticas públicas na área do livro e leitura, evidenciando eixos que facilitem a integração e a amplificação dos efeitos positivos que se deve esperar de qualquer política pública.
 
Programação
 
Quinta-feira (06)
 
19 horas: abertura oficial
19h30: Sessão especial "A Leitura como Política Pública no Espírito Santo"
Participação de Maria Antonieta Antunes Cunha,secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura (MinC); e de Fabiano dos Santos, diretor do Livro, Leitura e Literatura (MinC)
Local: Plenário da Ales
 
Sexta-feira (07)
 
Grupo de Trabalho 01
Local: Sala 902
 
10 às 12 horas:  Tema – A costrução de um Plano Estadual do Livro e da Leitura: orientações básicas,princípios, formulação.
Coordenação: Maria Antonieta Antunes Cunha (Secretária-Executiva do PNLLMinc) e Neusa Narico Arashiro (Coordenadora do Proler-MS)
 
13h30 às 15h30 – Tema: Práticas comunitárias de leitura: contribuições para o esboço de alternativas emancipatórias. Projetos sociais de promoção e divulgação da leitura no Espírito Santo.
Coordenação: Raoni Schimitt Huapaya (Consultor do Instituto Experimental de Cultura Terceira Margem) e Eglair Carvalho (Coordenador de Arte e Cultura da Proex/IFES)
 
Grupo de Trabalho 02
Local: Sala 904
 
10 às 12 horas: Tema – A costrução de um plano municipal do livro e da leitura: orientações básicas, princípios e formulação.
Coordenação: Fabiano dos Santos (Diretor da DLLLB-Minc) e Miriam Oliveira (Coordenadora do Proler de Canoas-RS)
 
13h30 às 15h30: Tema – A leitura como prática social. Leitura e cidadania. Leitura e competência profissional. Mediação de leitura. Leitura, literatura e novas mídias.
Coordenação: Orlando Lopes Albertino , professor da Ufes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here